Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

BEACON PATROL - Não é Carcassonne !


Continuando nosso garimpo por Jogos completamente desconhecidos por aqui, hoje vamos falar de um dos Joguinhos mais interessantes que conhecemos e que lembra outro Jogo, este bem mais conhecido de todos, que é o Carcassonne. Hoje vamos falar um pouquinho de Beacon Patrol !

https://boardgamegeek.com/boardgame/362976/beacon-patrol

Vídeo de uma Partica completa (Em Inglês):



À princípio, olhando as imagens, a comparação entre os 2 Jogos é inevitável, porém existem diferenças suficientes para tornar ambos os Jogos completamente diferentes um do outro. Só o "aspecto geral" parece ser algo muito parecido, mas a jogabilidade de ambos diferem-se bastante.



A primeira diferença se refere aos Objetivos dos Jogadores, já que em Carcassonne temos um Jogo mais "Competitivo", enquanto Beacon Patrol temos um aspecto mais "Cooperativo", já que os Objetivos dos Jogadores é conseguirem a maior Pontuação possível. Pontuar aqui, significa cercar alguns locais Pré estabelecidos. Cercar aqui pode ser por Terra e Mar, mas não pensem vocês que isso é tão simples quanto em Carcassonne.



O maior diferencial em Beacon Patrol, se refere ao posicionamento dos Tiles, uma vez que, diferente de Carcassonne, onde os Jogadores são livres para "rotacioná-los" da forma que quiser, em Beacon Patrol isso não é permitido. Isso complica muito as coisas, pois o posicionamento terá que ser feito de forma que todas as Marcações dos Tiles, estejam na mesma direção.



Os Tiles são constituídos de Água (Em azul), Terra (Em branco) e algumas figuras decorativas referente ao Mar. Particularmente e visualmente falando, o Jogo fica muito bonito à mesa. Seus desenhos feitos de forma mais "infantil" chama a atenção daqueles que jogam.



E existem "Barquinhos" de madeira também. 1 para cada Jogador e estes Barquinhos também limitam as coisas aos Jogadores, já que sempre que um Jogador colocar uma peça de Água, esta terá que ser colocada adjacente e ortogonalmente ao local onde o Barquinho está. Feito isso, este Barquinho navega até o Tile novo de forma gratuita. Se o Jogador quiser fazer mais movimentos (Navegar com o Barquinho para outros Tiles) terá que utilizar Motores propulsores, que também são limitados.



Beacon patrol segue a mesma essência de Carcassonne mas consegue se deslocar dele de forma até mais simples e eficiente, pois existe aqui decisões importantes a serem tomadas. E a principal delas é saber onde deixar o seu Barquinho, para que na próxima jogada, possa se beneficiar dos Tiles adjacentes. Tiles que muitas vezes não vem à mão, pois os Jogadores sempre terão 3 deles disponíveis e muitas vezes, aquela Água e aquela Terra não estão posicionadas de forma que queria.



Nosso Barquinho navega pelas Águas (É óbvio) e as Ilhas de Terra formadas com a colocação das Peças mais atrapalham que ajudam, embora existam algumas delas que darão Pontos, se cercadas. Por falar em Pontuação, de certa forma, Beacon Patrol é muito mais simples que Carcassonne, já que existem alguns poucos locais a serem Pontuados. O problema é como fazer seu Barquinho chegar nestes locais para colocação de Tiles, de forma a cercá-los.



Existe mais análise de onde posicionar e levar seu Barquinho, pois a Regra de posicionamento complica bem as coisas. Não podendo "rotacioná-las" e ter, obrigatoriamente que posicioná-la em algum local adjacente onde se encontra seu Barquinho, limita muito as coisas. O uso eficiente dos Motores ajudam muito nesta questão, mas existem limitações quanto ao seu uso também.



Beacon Patrol foi uma das boas surpresas este ano. Nada inovador aqui, mas que entrega um Jogo que consegue ser muito parecido com Carcassonne, mas muito diferente quanto ao "jogar".

Gostamos demais dele !



Nenhum comentário: