Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

HUES AND CUES - Uma incógnita interessante...



Neste nosso mundinho de Jogos, de vez em quando nos deparamos com algum Jogo que se torna um "Ponto fora da Curva", seja pela Mecânica, pela Arte, pelos Objetivos ou mesmo pelo Todo, onde você, como Jogador, fica tentando encontrar uma definição satisfatória para ele e uma análise que se encaixe de forma adequada e verdadeira.

Um desse Jogos é Hues and Cues !



Vídeo de uma partida do Jogo:




Hues and Cues é um daqueles Jogos que foi lançado somente no exterior e que talvez nunca chegue por aqui, talvez por ser um Jogo que não tenha público interessado em comprá-lo e por ter problemas, justamente pelo Tema apresentado, que é a utilização de Cores. Uma "palheta" enorme de cores, confusas, muito parecidas uma das outras, que vão trazer problemas com pessoas com Daltonismo, enfim, um enumerado de probleminhas que os Jogadores terão que lidar ao jogá-lo.





A ideia do Jogo como um todo foi o motivo que fez que interessássemos nele, pois se encaixa perfeitamente naquilo que pretendemos na Ecobrinquedoteca, que é ter Jogos de diversão à mesa e aqui poderemos compará-lo ao bom e velho Dixit, cuja imaginação faz parte do "jogar" e é uma das "pedras fundamentais" que sustentam o Jogo. Quanto mais "soltas" forem as pessoas, mais interessantes serão as dicas Dadas às Cartas e mais divertido será o "jogar" como um todo.

Hues and Cues já não é assim tão divertido, mas tem lá sua dose, uma vez que o Jogador escolhe 1 Carta que possui 4 Cores que estão distribuídas no Tabuleiro central, escolhe 1 dessas Cores e terá que dar uma dica que façam os Jogadores acertarem ou se aproximarem muito dela no Tabuleiro. O Jogador terá que utilizar 1 Palavra apenas e depois que todos os Jogadores posicionaram seus Marcadores sobre as Cores que consideram viável para a dica, este mesmo Jogador com a Carta terá que dar uma segunda dica, agora utilizando 2 palavras e, novamente, todos os Jogadores podem posicionar seus Marcadores, baseado nesta segunda dica.





Feito isso, utiliza-se uma Peça de Grade 3x3, posicionando ela com o centro no espaço correto. O Jogador que deu as dicas faz isso, uma vez que ele tem referência das Coordenadas da Cor escolhida. Dependendo do posicionamento dos Marcadores dos Jogadores, haverá uma Pontuação de 3, 2 e 1 Ponto. Quanto mais próximo da Cor escolhida pelo Jogador que deu as dicas o Marcador estiver, maior será a Pontuação, desde que esteja ou dentro ou imediatamente fora da Peça de Grade 3x3. Marcadores afastados da Peça de Grade 3x3 não pontuam.

Confuso ? Sim !

Se vocês olharem as imagens que colocamos nesta postagem, perceberão onde está o problema do Jogo, pois a "palheta" de Cores (Tabuleiro de Jogo) não ajuda muito, pois as Cores das casas próximas são muito, mas muito parecidas e, dependendo da iluminação, elas, praticamente serão "Cores iguais". Imagine então se a pessoa tem problema de Daltonismo... Imagine então se este Jogo for jogado em um local que possui "Fontes de Luz" dispersas, iluminando mais um lado que outro... Ou mesmo se for jogado à noite. Teremos problemas aqui.





Mas, quem acompanha as Postagens aqui no Blog, já sabem que, embora exista críticas, sempre procuramos ressaltar qual a quantidade de satisfação, quando o Jogo é colocado à mesa e como ele se comporta nos diversos Grupos que temos por aqui. Hues and Cues é uma grande incógnita, pois o Jogo tende a atrair e ser um dos Jogos que sempre verá mesa, mas existem restrições para isso. Restrições estas já explicadas, pois não serão todas as pessoas que irão jogar, de fato. Podem até ter interesse no Jogo, mas jogar é outra questão a ser avaliada, justamente por utilizar Cores e, quando falamos de Cores, estamos falando de Cores próximas, muito próximas, que podem decidir se a sua pontuação será 3, 2, 1 ou 0...

Outra questão a ser considerada durante a partida é qual a dica o Jogador que está com a Carta, deverá dar aos Jogadores. Esta dica terá que ser satisfatória o suficiente para que os Marcadores sejam colocados no espaço onde esta Cor se encontra no Tabuleiro ou muito próximos dele, pois isso também dará Pontos ao Jogador que deu as dicas. A grande questão é qual a dica dar e como fazer que o Jogador escolha o local da Cor ou próximo dele, sendo que, em uma Área pequena, a diferença das cores praticamente inexiste.





Isso cai em um probleminha de "rejogabilidade", quando os mesmos Jogadores disputam a partida, pois o "leque de opções" de dicas, parece não ser assim tão grande e dicas repetidas podem ocorrer em várias partidas seguidas, quando Carta da mesma Cor aparecer na mão do Jogador.

Então, descarte-se o Jogo de vez ? De forma alguma ! 

Hues and Cues tem uma ideia das mais interessantes. Talvez se os Autores "separassem" mais as Nuance das cores, eliminaria grande parte do problema, mas talvez não fizeram isso, justamente pra causar esta aproximação dos Marcadores em uma Área pequena e com isso aumentar a quantidade de Pontos não só de quem está dando as dicas, como dos demais jogadores. E neste Jogo, isso funciona perfeitamente !





Um Jogo que exigirá de quem dá a dica, boas escolhas, mesmo que o "leque de opções" de dicas seja curto, mas boas escolhas precisam serem feitas. Complica-se ainda mais as coisas, pois a dica não pode fazer referência a nada que se encontre no local onde está sendo realizada a partida, portanto, a imaginação "terá que funcionar" de alguma forma. 

Quanto aos Jogadores que colocam seus Marcadores, não existe uma receita mágica que possa utilizar para colocar seu marcador no local exato, pois, como dissemos, em uma Área pequena, as Cores praticamente são as mesmas, com Nuances bem sutis e, também como dissemos, dependendo da Luz do local, estes Jogadores enxergarão praticamente uma Cor só em 5 ou + espaços. Uma escolha feita pelos Autores que funciona para o propósito que é concentrar o maior número de Marcadores em uma Área relativamente pequena do Tabuleiro de Jogo. 





O Jogo funciona na Ecobrinquedoteca ?

Para o público que temos, este Jogo funciona perfeitamente para aquilo que queremos, mas, para a maioria dos Jogadores, este Jogo vai causar mais problemas, que diversão ! Não será um Jogo que cairá no agrado da maioria, mas, dependendo do Grupo, poderá ser dos mais interessantes. É o típico Jogo "Ame-o ou deixe-o", sendo que existe um viés mais para deixá-lo de lado que amá-lo.

Hues and Cues se encontra na Categoria de Jogos que consideramos "Exóticos". Nada assim excepcional, mas que se diferencia dos demais por apresentar algo novo, talvez falho, mas algo que poderemos utilizá-lo muito bem para o que pretendemos aqui na Eco !





Nenhum comentário: