Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 17 de dezembro de 2023

RUSTLING LEAVES - Roll and Write dos mais legais...



Geralmente, jogos "Roll/Flip Write" possui um padrão de funcionamento e o que os diferencia realmente é uma ou outra Regra ou Tema, que acabam por fazê-los diferentes. Mas, no fundo, todos seguem a mesma linha. O Jogo de hoje não foge muito à isso, portanto, sem grande novidades aqui.

Hoje vamos falar um pouquinho de Rustling Leaves !


Vídeo explicativo do Jogo (Em Espanhol):



Rustling Leaves sempre foi uma curiosidade para nós, principalmente pela "beleza" de sua Folha de Marcação, com suas imagens que lembram a Natureza, o que já é um grande atrativo para nós, que gostamos de Jogos com este Tema.




Temos em Cada Folha de Marcação, inúmeras imagens, formando uma Grade 10x10, com um Rio dividindo esta Grade de forma Simétrica. Utilizamos também 2 Dados com valores 1, 2, 2, 3, 3 e 4 sendo que um dos Valores 2 possuem uma Nuvem que tem influência na Pontuação final.

Rustling Leaves é composto de 4 Folhas de Marcação diferentes e cada uma delas possui uma Pontuação específica, mas o Jogo em si é o mesmo para todos.




Rola-se os 2 Dados e os Jogadores terão que fazer uma Área baseado nos 2 Números obtidos e, dentro desta Área, escolher o que irá Marcar em sua Folha. 

Aqui o  Jogo se mostra a que veio, pois embora a mecânica seja bem simples, os Jogadores precisam decidir não só onde fazer a sua Área baseada na rolagem dos 2 Dados, bem como quais elementos irá fazer as Marcações, de forma a otimizar a Pontuação. 




Um problema aos Jogadores, refere-se ao Rio, que está ali só pra atrapalhar, pois se a Área que o Jogador criou, atravessá-lo, este será penalizado. O Rio aqui, limita as escolhas pois torna-se um obstáculo considerável, principalmente quando os Valores altos do Dado são rolados. 

Existe sim a possibilidade de re-rolagem dos Dados, mas é limitada e também entram na Pontuação final, de acordo com a quantidade de re-rolagens que o Jogador fez durante a partida.




Quanto à Pontuação, cada uma das 4 Folhas de Marcação, possuem uma Pontuação específica, que, em geral, não se alteram muito, mas existe sim diferenças a considerar. 

Estas Pontuações levam em conta as Marcações que o Jogador fez durante a partida e alguns Elementos são contabilizados de forma individual, enquanto outros são contabilizados em função de algum outro diferente. Portanto, ao fazer sua Área, os Jogadores terão que levar em conta toda essa amarração de Pontos e também lidar em como conseguir fazer uma Área em um local mais interessante. O problema é que, conforme o Jogo transcorre, os locais para fazer as Áreas vão ficando restritas e limitadas, o que complica bem o Jogo.




O final da Partida se dá quando algum Jogador não fazer alguma Área e já ter gasto todas as suas re-rolagens, tendo a opção, inclusive, de encerrar a Partida antes disso, quando percebe que seus Espaços para Marcação de alguma Área já são bem restritos em uma rolagem de 2 Dados.

O que achamos do Jogo:

Como escrevemos antes, Rustling Leaves sempre foi uma curiosidade para nós e realmente é o Jogo que achávamos que seria, quando colocássemos à mesa pela primeira vez. Segue o "padrão" "Roll/Flip Write", mas aqui temos alguns problemas que lidar, principalmente quanto às escolhas de onde fazer as Áreas e também como fazer esta Área ter uma Marcação que possa otimizar bem nossa Pontuação final.




Saber enxergar isso pode ser um tanto complicado, principalmente do meio para o fim da Partida, já que a Folha de Marcação te oferece possibilidades, que ao longo da partida, vão ficando cada vez mais restritas. Além disso, devido à rolagem dos Dados, muitas vezes a Área que os Valores dos Dados exigem que façamos, não é aquele que realmente queríamos. Portanto, os Jogadores terão que "se virar" com aquilo que é oferecido na Rolagem dos Dados e, talvez, tentar a sorte em uma re-rolagem.

Não é um Jogo de dificuldade elevada, o que agrada muito à Ecobrinquedoteca e os diversos Grupos de Jogadores que frequentam o espaço, mas é um Jogo que exige atenção, principalmente pela Pontuação que leva em consideração as Marcações feitas ao longo da Partida e como os diversos Elementos presentes no Jogo se interagem entre si neste Cálculo final.




Como este Jogo se apresenta aos diversos Grupos de Jogadores:

Procuramos sempre que possível, trabalhar o "Lúdico", fazendo com que diversos Jogos façam parte das atividades, principalmente Escolares, já que temos no Mercado Jogos excelentes para aplicabilidade em Salas de Aulas, desde Jogos Matemáticos, Jogos Lógicos, Jogos Abstratos, Jogos de Memória e Jogos relacionados a diversos Temas que os Educadores poderão trabalhar de forma divertida e se aprofundando de forma Didática quanto ao Tema e mesmo Mecânica aplicada ao Jogo.




Rustling Leaves, independente do Tema proposto, se aplica muito bem a todos os tipos de Público, desde Crianças/Alunos até Adultos/Idosos. Mas existe uma necessidade de acompanhamento nas primeiras partidas, uma vez que a "amarração" feita na Pontuação, precisa ser muito bem entendida desde o início da Partida, pois a Pontuação final levará em conta o "todo" e, neste Jogo, perder boas oportunidades no início da Partida, fará o Jogador perder Pontos preciosos lá no final. 

Mas é um Jogo onde alguns conceitos interessantes poderão ser ensinados de forma "Lúdica", pois temos aqui a utilização de "Áreas", que normalmente não é trabalhado na inicialização Escolar. Mas como o Jogo "força" os Jogadores a fazerem Áreas, acabará, mesmo que indiretamente, a colocar na cabeça, principalmente de Crianças, este conceito, uma vez que 2 Números sempre determinarão a formação de uma Área. 




Saber onde desenhar esta Área, de forma a conseguir fazer Marcações que irão ajudar os Jogadores a terem uma Pontuação boa é a grande questão a ser trabalhada, pois é preciso enxergar o "todo", além de enxergar possibilidades, não só de Marcações, mas também de como otimizar sua Pontuação.

O Tema ajuda muito, embora pareça confuso devido à quantidade de Elementos presentes na Folha de Marcação dos Jogadores.  O Jogo tem uma Arte que chama a atenção dos Jogadores e, ao vê-lo à mesa, sempre as pessoas se interessam em conhecê-lo.




Conforme as Áreas vão sendo feitas na Folha de Marcação, é preciso tomar muito cuidado aqui, pois pode causar certa "confusão" para quem olha o "todo". Algumas Pontuações levam em conta alguns Elementos que não estejam dentro de alguma Área e, muitas vezes, há "confusão" se determinado Elemento está ou não em alguma Área já feita. É preciso aqui prestar muita atenção e enxergar como se encontram as Áreas marcadas na Folha de Marcação, principalmente do meio para o fim da Partida, quando existem muitas Áreas marcadas.

Rustling Leaves entrega muito bem a aquilo que se propõe, sendo um Jogo que consideramos "mediano" quando comparados a outros Jogos "Roll/Flip Write". Recomendamos para todos os Públicos, mas damos uma ênfase às primeiras partidas, onde existe a necessidade de algum acompanhamento e explicações da Pontuação final e como ela está relacionada às Marcações feitas durante toda a partida.

Joguinho muito bom !





Nenhum comentário: