Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

BEE ALERT - Excelente Jogo de memória !


Em nossa Ecobrinquedoteca, sempre procuramos Jogos que possam ser facilmente confeccionados por Crianças, já que nosso Público, em sua maioria, é composto de pessoas que dificilmente terão condições de comprar um Jogo normalmente vendido no Mercado. Procuramos então alternativas para que, caso haja interesse principalmente das Crianças em terem o seu próprio Jogo, que elas possam fazê-lo e jogá-lo com seus colegas.

Utilizar Materiais alternativos, principalmente aqueles que descartamos no dia a dia, é uma forma das mais interessantes, pois temos disponível uma quantidade considerável de Materiais em diversas Cores, Formas, Texturas. Basta um pouquinho de criatividade e teremos resultados muito satisfatórios.



Hoje vamos falar de um Joguinho dos mais interessantes e que muito tem agradado os frequentadores da Eco e também atraído o interesse em confeccioná-lo em diversas Formas, Cores e Materiais. Vamos falar de Bee Alert !

https://boardgamegeek.com/boardgame/129492/bee-alert


Jogo explicativo do Jogo feito com outro Tema:


Bee Alert é um Jogo de Memória e pode facilmente ser jogado em 20 minutinhos, sendo que praticamente todos os tipos de Público e Idades podem jogá-lo numa boa.



Temos 6 Colmeias, onde debaixo de cada uma delas haverá 1 Abelha de uma determinada Cor e que estará escondida dos Jogadores. Estas Colmeias são misturadas e colocadas no centro da mesa e por alguns segundos, será revelado qual a Cor da Abelha de cada Colmeia. Feito isso, esconde-se novamente as Abelhas e estamos prontos para começar.



O Jogo é composto também de Cartas que podem ter imagens de uma Abelha/Cor, Ursos e Colmeias e, conforme o Jogador revela uma das Cartas, deverá executar a Ação correspondente.



Abelha: A Carta informa qual a Cor da Abelha que o Jogador deverá encontrar debaixo da Colmeia. Para isso ele escolhe uma delas, levanta e, se a Abelha for da Cor correspondente à Carta, ele pega a Colmeia (Com a respectiva Abelha debaixo dela) e coloca à sua frente. Se acertar ou errar a Cor, passa-se a vez ao próximo Jogador que revelará outra Carta e assim o Jogo segue. 

Ursos: Ursos adoram Mel e por consequência sabem que nas Colmeias podem encontrá-lo. Ao pegar Carta de Urso, você simplesmente pega uma Colmeia que se encontra no centro da mesa e arrasta até a sua frente, sem verificar qual Cor  está debaixo.

Colmeias: Ao pegar Carta de  Colmeia, você pega qualquer Colmeia que esteja na sua frente e arrasta ao centro da mesa, sem mostrar qual cor da Abelha que está debaixo dela.



Vence o Jogo quem primeiro conseguir ficar com 4 Colmeias à sua frente, porém decidimos modificar esta Regra para uso aqui na Ecobrinquedoteca: Vence o Jogo quando todas as Cartas terminarem e o Jogador que tiver mais Colmeias à sua frente será declarado o  vencedor.

O que achamos do Jogo:

Bee Alert foi uma das mais agradáveis surpresas, pela simplicidade e pelo Jogo em si. Jogamos com até 5 Jogadores Adultos e partidas seguidas e o Jogo mostrou-se muito interessante para trabalhar a Memória e Atenção, além de ser muito dinâmico, pois as Colmeias sempre estão mudando de posição e é preciso ficar atento para descobrir o local onde se encontra cada Abelha/Cor.




Um Jogo dos mais gostosos que temos em nossa Ludoteca e geralmente quem escolhe pra Jogar, joga 2 ou + partidas seguidas devido à sua rapidez e por ser muito fácil de Jogar, pois é revelar Carta e executar a Ação dela.

Como fizemos nossa Versão Caseira:

Para nossa Versão Caseira, utilizamos Potes de Queijo para simbolizar as Colmeias. Já para as Cartas de Abelhas, Ursos e Colmeias, substituímos por Quadrados de Acetato e fizemos os Desenhos bem simples até, de cada um dos Elementos presentes no Jogo. Para as Abelhas que ficam debaixo das Colmeias, utilizamos Tampinhas coloridas. 




Percebe-se aqui que com um pouquinho de criatividade, temos o mesmo Jogo. É claro que no Jogo original existe as Colmeias bonitinhas feitas em Plástico, bem como as Abelhas e as Cartas tem toda uma Arte muito bem feita e colorida. Mas o Jogar em si, utilizando Materiais alternativos, não muda em absolutamente nada e o resultado final do "jogar" é o mesmo.




Bee Alert é um Jogo dos mais interessantes pois trabalha muito bem a Memorização de como as Colmeias estão se movimentando entre os Jogadores e por ser um Jogo muito dinâmico. É tudo muito rápido e quando os Jogadores dão conta, o Jogo acabou. Daí o interesse em continuá-lo, o que faz que outras partidas sejam disputadas em seguida.




Excelente para todas as idades e como na Eco gostamos muito de trabalhar principalmente 2 Grupos, que são Crianças/Alunos e também Idosos, Bee Alert se encaixou perfeitamente naquilo que queríamos.



Jogo que recomendamos muito !




Nenhum comentário: