Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

CHEKOV - Ótimo joguinho para Crianças/Alunos.



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !


Sempre procuramos "garimpar" bem os Jogos que queremos utilizar na Ecobrinquedoteca e gostamos muito de sair daquilo que é comum. Para quem acompanha as Postagens aqui do Blog, já deve ter percebido que, vez em quando, colocamos informações de Jogos completamente desconhecidos da maioria dos Jogadores.
Hoje vamos falar de um joguinho muito fácil de ser feito e que pode ser jogado com Crianças/Alunos e porque não, também Adultos/Idosos. "Chekov" !


Tempos atrás, fizemos uma Postagem de um Jogo chamado "Contig 60" e, basicamente, temos aqui uma Versão modificada e mais simples deste Jogo. Chekov lembra muito o  "Jogo da Velha", utilizando Dados e também uma Grade numérica 6x6, totalizando 36 casas.





Os números desta Grade correspondem às possibilidades de formação em 2 Dados:

11 12 13 14 15 16

21 22 23 24 25 26

31 32 33 34 35 36

41 42 43 44 45 46

51 52 53 54 55 56

61 62 63 64 65 66

Para jogar, à sua vez, cada Jogador deverá rolar 3 Dados D6, escolher 2 deles e assinalar um dos números formados escolhido na Grade. Caso não consiga escolher um número que ainda não foi assinalado por algum jogador, este deverá passar a vez.


Reparem que  Chekov é muito simples de se jogar !




Vence o Jogador que primeiro conseguir alinhar 3 números seguidos, tanto ortogonalmente, quanto diagonalmente.






Existe uma opção do jogo continuar, aumentando este alinhamento de números para 4 e fica a critério dos jogadores decidirem como ocorrerá o final da partida.





Como fizemos nossa Versão Caseira:

Este jogo é muito fácil de ser feito, podendo, inclusive ser feito os números em uma Folha de papel e os jogadores irem assinalando com Lápis/Caneta, porém, como em nossas postagens procuramos sempre incentivar o reaproveitamento de Materiais, decidimos fazer o jogo com Tampinhas e Dados de espuma.

Para os 3 Dados D6 de espuma, utilizamos Caneta permanente para fazer as marcações em cada face.





Já a Grade, utilizamos 36 Tampinhas de Iogurte líquido, fizemos a Arte dos números em Power Point, imprimimos, colocamos Contact, recortamos e colamos sobre cada uma delas.





Para os marcadores dos jogadores, utilizamos Tampinhas de água e colamos adesivos coloridos nas cores Vermelha e Amarela.





O que achamos do jogo:

Chekov é um jogo muito simples, mas que se encaixou naquilo que buscamos tanto na Ecobrinquedoteca, quanto aqui no Blog, que é tentar adaptá-lo para uso com Tampinhas diversas. 





Excelente para crianças que estão começando a se familiarizar com jogos e também com números, de uma forma bem simples, sem exigências de contas.





Existe a decisão de quais números escolher, já que na rolagem dos 3 Dados D6, somente 2 serão utilizados, além, é claro, de observar como se encontra as marcações na Grade de jogo.





No jogo original, estas marcações são feitas em folhas (No jogo, vem um Bloco com a Grade desenhada), mas aqui vai contra aquilo que pretendemos em nossas postagens, que é evitar o desperdício de Material. Uma opção aqui é fazer a Grade em uma Folha e colocá-la dentro de "Pasta L" e fazer as Marcações do lado de fora da Pasta com Caneta para Quadro branco. No final da partida, apaga-se as Marcações com Papel toalha/Feltro/Papel higiênico e finalizando com uma limpeza melhor com Álcool. 





Utilizar Tampinhas, é uma boa forma de reaproveitar os Materiais, e não muda em nada a jogabilidade.





Jogo simples ! Mas que pode ser do agrado de Crianças/Alunos/Educadores !







Nenhum comentário: