Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

SUMMY - Ótimo Jogo para Salas de Aula !


Acreditamos que a maioria dos Jogadores já devem ter visto ou jogado o bom e velho "Scrabble". Jogo de "Palavras cruzadas" em um Tabuleiro com casas que possuem alguns Bônus de Pontuação, quando algumas peças forem colocadas sobre elas.

Hoje vamos falar de um Jogo que se assemelha muito ao "Scrabble", mas que se diferencia por alguns aspectos. O primeiro deles é por ser "Numérico" e o segundo é porque não existe um Tabuleiro. Desta forma o "Tabuleiro em si" é formado de forma aleatória, conforme as Peças do Jogo forem colocadas.



Vamos falar um pouquinho de Summy, que para nós da Ecobrinquedoteca, é um dos Jogos mais legais que temos, mesmo sendo "Matemático". Jogos Matemáticos tendem a afastar Jogadores, pois geralmente há necessidade de se fazer contas, que não é muito divertido, principalmente quando você quer diversão à mesa e não a seriedade que a Matemática exige.

https://boardgamegeek.com/boardgame/84776/summy

O Jogo é composto de 94 Peças em Madeira com as seguintes informações:

- 6 Peças de cada numeradas de 0 a 9

- 5 Peças de cada, com sinais de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão

- 14 Peças com sinal de igualdade

O Objetivos dos Jogadores em Summy, é colocar suas Peças adjacentes ortogonalmente, ao lado de qualquer outra Peça do Tabuleiro que está sendo formado, sendo que no início da partida, 1 Peça com sinal de igualdade deve estar no Centro da Mesa. 



Devido a colocação das Peças, é possível que exista a formação de uma "Equação lógica" e é isso que os Jogadores irão buscar durante a Partida. Entende-se como uma "Equação lógica", uma "Equação verdadeira", como por exemplo: 1+2=3   12-4=8   7x3=21   8/4=2   6=6=6. 

Cada Jogador receberá 8 Peças e deverá, à sua vez, sempre colocar 2 Peças em Jogo, mesmo que estas Peças não formem nenhuma Equação. verifica-se então se após a colocação das peças, se "Equações lógicas" foram formadas e pontua-se cada uma delas.



A Pontuação de cada uma das Equações, se dará pela Soma de todos os Números que entraram na Equação:

1+2=3        6 Pontos

12-4=8       24 Pontos

7x3=21      31 Pontos

8/4=2         14 Pontos

6=6=6        18 Pontos 

Dentre as 8 Peças que cada Jogador possui, poderá haver não só Números, mas também os demais Sinais utilizados na Equação (Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão e Igualdade). Saber utilizá-los de forma adequada é essencial para que o Jogador possa completar uma Equação e ter uma Pontuação adequada, sendo que a peça de "Igualdade" consideramos como uma das mais importantes do Jogo, pois se o Jogador possuir algum Número que já esteja no Tabuleiro que está sendo formado e em algum local onde possa ser colocado esta Peça, basta colocar a Peça com sinal de "Igualdade", esta peça de mesmo Número e fazer uma equação de igualdade simples, pontuando a Equação imediatamente. 



Consideramos este Jogo obrigatório, principalmente quando Crianças estão em fase Escolar em que estas Equações simples estão sendo aplicadas em Salas de Aula. Uma boa forma de Educadores trabalharem Números, Raciocínio lógico e também Visão espacial, uma vez que todos que estão jogando, precisam ver como está o todo do Tabuleiro que está sendo formado pela colocação das peças e quais as possibilidades que tem para colocar as peças em Jogo. 

Enxergar possibilidades é essencial e em nossas experimentações na Ecobrinquedoteca, já vivenciamos todos os tipos de experiências. desde Jogadores que não perderam nenhuma oportunidade para colocar suas Peças, conseguindo assim obter preciosos Pontos, até Jogadores que não enxergaram oportunidades que estavam claras, mas que por alguma falta de atenção, deixou passar e, consequentemente, deixou de Pontuar.



Quando colocamos Summy em Grupos, sempre sugerimos que os Jogadores "não ajudem" os demais Jogadores que estão tendo problemas em enxergar possibilidades. "Não ajudar" aqui, não significa deixar de dar informações, mas, de forma indireta, informar ao Jogador que existem possibilidades de locais melhores para a colocação de uma determinada Peça. E deixamos o Jogador "procurar" este local, podendo encontrá-lo ou não.

Summy, embora sendo um Jogo "Matemático", consegue ser um Jogo até que bem divertido, mesmo sendo "seco" (Consideramos Jogos "Matemáticos" secos), pois as Peças são bem coloridas e é muito legal ver o "Tabuleiro de Jogo" sendo formado à mesa.



Como este Jogo não foi lançado no Brasil, resolvemos fazer uma Versão Caseira para uso na Ecobrinquedoteca, já que, devido aos seus Componentes, é um Jogo muito fácil de ser feito. Tivemos Grupos que fizeram apenas com Tampinhas coloridas de Refrigerantes, colando um Adesivo colorido (Pimaco possui Adesivos "redondos" excelentes para isso) sobre cada uma delas e escrevendo Números e sinais. Caso haja interesse em fazer desta forma, atentem-se para que as peças sejam colocadas de forma Ortogonal (Horizontal e Vertical) no Tabuleiro que está sendo formado.

Para nossa Versão caseira, utilizamos peças de Madeira quadradas. Fizemos a Arte em Power Point, imprimimos em Papel gramatura alta, colocamos Contact e colamos Frente e Verso em cada uma das peças de Madeira quadradas.



Jogo que recomendamos para quem tem Crianças em Idade escolar e que estão aprendendo a trabalhar Equações Matemáticas simples. Ótimo para Educadores, pois poderão colocar o Lúdico em Salas de Aula, fazendo com que o Jogo faça parte daquilo que está sendo ensinado. 

Em nossas experimentações na Ecobrinquedoteca, não restringimos Summy somente ao Público Infantil, mas também jogamos com Adultos/Idosos e a aceitação do Jogo sempre foi muito positiva.

Recomendamos muito !






Nenhum comentário: