Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

16 Lueurs D'Hiver - Roll and Write bem legal para o Natal !


Tempos atrás, fizemos uma Postagem aqui no Blog, do Jogo "61 Feuilles d'automne" e na postagem comentamos sobre a acessibilidade do Jogo, principalmente quando apresentado ao Público infantil. Um Jogo "Roll and Write" simples e que muito tem agradado os frequentadores da Ecobrinquedoteca e também Crianças/Alunos:

https://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2023/11/61-feuilles-dautomne-roll-and-write-puro.html

Hoje vamos falar um pouquinho de outro Jogo criado pelo mesmo Autor e que também segue as características do seu antecessor por ser muito fácil de ser explicado, bem simples e também por ter um Tema interessante, que agrada em cheio ao público destinado: 16 Lueurs D'Hiver !

https://boardgamegeek.com/boardgame/406907/16-lueurs-dhiver

Vídeo explicativo do Jogo (Em Francês):



Curiosamente, o nome deste Jogo começa com um Número que é exatamente o oposto de seu antecessor e assim como fizemos uma tradução do "61 Feuilles d'automne" para "61 Folhas de Outono", também faremos a tradução de "16 Lueurs D'Hiver" para "16 Luzes de Inverno". Se é correta ou não, será esta nossa tradução.

Este Jogo possui muita semelhança com seu antecessor quanto à mecânica utilizada.



São utilizados 3 Dados D6 e o Jogador terá que escolher 2 deles para fazer Marcações em 5 Áreas distintas em sua Folha de Marcação, sendo que cada Área possui características próprias. Lembra muito seu antecessor, que possui as mesmas características. Vou enumerá-las apenas para compreensão aqui do texto, mas estas Áreas estão dispostas sem numeração alguma na Folha de Marcação.

Área 1

Temos aqui "Cifras Musicais" numeradas de 1 a 6, onde devemos preenchê-las e na Pontuação final será considerado os "Enfeites Natalinos" correspondentes às "Cifras Musicais" marcadas e que estejam em uma sequência contínua.



Área 2

Um Bolo delicioso exalando seu cheiro gostoso onde teremos 2 espaços para colocação de Números (Face dos Dados). Em um dos espaços, a sequência de colocação, começando pelo espaço mais próximo ao Bolo, será em Ordem crescente e outro espaço em Ordem decrescente, sendo que a Pontuação será o número de "Enfeites Natalinos" marcados.



Área 3

Blocos de Gelo simbolizando "Bonecos de Neve" estão com sua Pré-numeração descrita e os Jogadores deverão somar os 2 Dados escolhidos e fazer as Marcações correspondentes. "Enfeites Natalinos" estão presentes em todos eles e será contabilizado na Pontuação final.



Área 4

Temos aqui uma Grade 3x3 com "Ninhos de Pássaros" e os Jogadores deverão fazer uma correspondência de 2 valores dos Dados e fazer a Marcação, sendo que existe também "Enfeites Natalinos" que entrarão na contabilização dos Pontos, desde que "Linhas e Colunas" estejam completas.



Área 5

Um "Dominó" com espaços em branco a serem preenchidos por Números e cada "Dominó" dará Pontos correspondentes aos "Enfeites Natalinos" de cada um deles.



Existe uma Regra geral que diz que o Primeiro Jogador a completar qualquer Área, ganhará Pontuação extra, simbolizada por um "Saco de Presentes" com "Enfeites Natalinos" dentro deles. Mas somente o Primeiro Jogador a completar a Área ganha este Bônus.



Paralelo a todas estas Áreas e escolhas, o Jogador sempre terá 1 Dado restante, já que sempre deverá rolar 3 deles e escolher 2 apenas. Este Dado não escolhido também tem sua função no Jogo, já que na parte superior da Folha de Marcação, existem outras 5 Áreas que leva em consideração o valor deste Dado não escolhido e o Jogador deverá fazer a Marcação correspondente nas "Lâmpadas coloridas" de cada uma das Áreas. Assim como ocorre nas Áreas, o Primeiro Jogador a completar estas Lâmpadas coloridas em uma Área específica, ganhará um Bônus, também representado por um Saco com "Enfeites Natalinos". 



Cada uma destas Áreas dará ao Jogador uma Ação diferenciada, caso consiga completar todas as "Lâmpadas coloridas", que poderá ser:

- Acrescentar + 1 ao valor de um Dado escolhido

- Diminuir -1 ao valor de um Dado escolhido

- Fazer uma Marcação em um "Enfeite Natalino" em Azul toda vez que escolher 2 Dados iguais. Para cada "Enfeite Natalino" Azul marcado, o Jogador ganhará 1 Ponto que será utilizado na Pontuação final.

- Ganhar um Bônus de 1 "Enfeite Natalino"

- Utilizar o Valor 6 dos Dados como "Coringa" (Qualquer valor) para fazer suas Marcações



Como podem perceber, este Jogo é  tão bem amarrado quanto "61 Feuilles d'automne" pois dá ao Jogadores a possibilidade de Escolhas de quais Dados escolher e quais os benefícios que estes Dados trarão, uma vez que existem, no todo, 10 Locais possíveis para Marcação, é claro, desde que alguma Área já esteja completa e restrinja a Marcação neste local.

O Jogo termina quando 4 Áreas com "Lâmpadas coloridas" de alguma Folha de Marcação de algum Jogador estiverem completas. Termina-se a rodada e vence aquele que tiver mais Pontos, sendo que a Pontuação final será dada pela soma de todos os "Enfeites Natalinos" que o Jogador conseguiu em todas as Áreas.



O que achamos do Jogo ?

16 Lueurs D'Hiver é a essência dos tipo de Jogo que queremos em nossa Ecobrinquedoteca, pois consegue agradar todos os tipos de Público, além de ter um Tema muito interessante, que agrada principalmente Crianças/Alunos e também por ser um Jogo de Mecânica simples, mas que, mesmo com a utilização de apenas 3 Dados, exige dos Jogadores que escolhas sejam bem feitas, de forma a otimizar a Pontuação final.

Assim como seu antecessor, procuramos sempre colocá-lo à mesa e deixar as pessoas fazerem suas "experimentações", que tanto gostamos, onde existe a descoberta do "jogar". Gostamos de trabalhar as "experimentações" pois já conseguimos resultados muito satisfatórios com Jogos até complexos e com Faixas etárias que dificilmente o Jogo iria pra Mesa. A capacidade de assimilação destas Crianças é muito interessante e nosso Ponto de vista à respeito não se encaixa ao Ponto de vista delas, já que Jogos muito mais elaborados e com Faixas etárias fora dos especificados pelas Editoras, são jogados sem problemas.

16 Lueurs D'Hiver  para nós, veio no momento certo, pois estamos no período Natalino e o Jogo traz este Tema pra mesa de forma bem satisfatória. E agora podemos jogar os 2 Jogos feitos pelo mesmo Autor até de forma seguida, já que ambos se assemelham muito quanto à jogabilidade.

Um Jogo dos mais interessantes !

Nenhum comentário: