Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Q-BITZ - Muito interessante para Crianças e Idosos !



Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Saindo um pouco das postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", hoje vamos falar de um Jogo que nos agrada muito, pois consegue atingir públicos que tanto gostamos de trabalhar, que são Crianças/Alunos e também Idosos. Isso não significa dizer que não poderá ser utilizado por outros Grupos com Adultos, mas aqui parece ser algo muito interessante para "Crianças/Idosos", pois trabalha muito a visualização, organização e lógica. Vamos falar de Q-BITZ !

https://boardgamegeek.com/boardgame/66088/qbitz  

Aqui temos um Vídeo do Jogo (Em Inglês):



Antes de mais nada, consideramos Q-BITZ não um Jogo como conhecemos, mas um Passatempo/Desafio onde procuramos atingir alguns Objetivos informados pelas Cartas. Jogos desta Categoria temos poucos no Mercado e, no fim, você acaba mais encontrando estes "Desafios" em Revistas de "Passatempo", do que em Lojas de Jogos.



Um exemplo clássico que temos é o SUDOKU, que possui um "Nicho" de Jogadores considerável que não deixam de desafiar-se. Se vocês procurarem em Bancas de Jornais ou Livrarias, a quantidade de Revistas e Livros que irão encontrar para o SUDOKU é absurda, abrangendo todos os níveis de dificuldade.

Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, se procurarem em nossa Página no Facebook, encontrarão inúmeros SUDOKU's que fizemos para Impressão e montagem (Todos gratuitos), onde procuramos atingir desde Crianças bem pequenas, utilizando SUDOKU 4x4 até Adultos, utilizando SUDOKU 9x9. Procuramos fazer um "Jogo físico", onde você imprime o Tabuleiro e as Peças com Números/Imagens, montam o Jogo e, uma vez tendo este Conjunto, basta utilizar as referências dos "Desafios" encontrados em Revistas e Livros e muito, mas muitos mesmo, encontrados na Internet para todos os níveis possíveis de dificuldade.



Citamos SUDOKU como uma referência de "Desafio", pois Q-BITZ segue a mesma Linha. Mas como se trata de um Jogo menos conhecido e com certa dificuldade de encontrá-lo do Mercado, temos então poucos "Desafios", mas isso não diminui em nada o Jogo e muito mesmo nosso propósito, que é colocar à Mesa um Jogo que exija dos Jogadores trabalhares percepções. 

Em Q-BITZ é trabalhado muito a "Visualização" e "Reconhecimento de padrões", uma vez que os "Desafios" possuem Formas Geométricas completas compostas por uma Grade 4x4, onde 16 Dados terão que serem utilizados para compor a Imagem do "Desafio" como um todo.



O problema de Q-BITZ é que os "Desafios" oferecem aos Jogadores apenas a Imagem completa, sem colocar a Grade. Pode parecer algo sem significado, mas isso muda completamente a "Visualização" de quais Faces dos Dados deverão serem utilizados, pois a "Imagem completa", por ser Geométrica, confunde bem as coisas, mesmo quando adultos querem desafiar-se neste Jogo.

Se fosse colocada a Grade na Imagem, bastaria os Jogadores escolherem a Face do Dado que quer colocar e colocá-lo junto aos demais. Algo muito simples, mas que funciona muito bem para Crianças e Idosos, pois vai exigir dos Jogadores atenção. Como cada Dado possui várias formas de Desenho, é preciso saber qual utilizá-lo e em que direção colocá-lo em sua Grade de Dados 4x4 que está sendo formada.



Existe neste Jogo, a possibilidade de trabalhar Grupos de várias formas, desde Solitária, Competitiva ou Cooperativa e, dependendo do Grupo, isso poderá ser aplicado ao Jogo sem alterar Regras.

Gostamos de Jogos que exijam atenção dos Jogadores, mesmo com Regras fáceis como Q-BITZ, pois se encaixam perfeitamente naquilo que propomos como Lúdico na Ecobrinquedoteca, que não se restringe apenas ao Jogar, mas que oferece possibilidades de raciocínio. atenção, destreza, vizualização e lógica.



Em Q-BITZ encontramos vários elementos que queremos para este propósito e seu colorido, mesmo com Formas Geométrias "frias", acabam por atrair o Público a que destinamos. Existe o "Rolar dos Dados", pois muitas vezes, a forma que queremos não saíram na primeira rolagem e é necessário obtê-las para completar sua Grade, mas isso faz parte do Jogo. 

Mas aqui na Ecobrinquedoteca, procuramos eliminar a questão de Vitória/Derrota, pois já percebemos que, dependendo do Grupo, isso pode não ser bem aceito, principalmente Crianças. Procuramos trabalhar a diversão e mesmo quando alguém consegue atingir o Objetivo proposto, sempre deixamos os demais Jogadores terminarem os seus. Existe uma "classificação" apenas de quem terminou em 1º, 2º... E isso é muito mais aceito por todos !



Q-BITZ não foi lançado no Brasil e dificilmente será ! Jogos deste tipo "ainda" possui um "Nicho" de Jogadores bem restritos e as Editoras Nacionais não se arriscariam a trazerem algo que ficaria guardado nos Estoques, mas não deixa de ser uma opção para aqueles que gostam de trabalhar o "Lúdico", já que poderão fazê-lo juntamente com seus Filhos/Alunos/Crianças. Cubos de Madeira, Guache e um pouco de Paciência e terão o Jogo em pouco tempo. 

Q-BITZ, para nós que gostamos de Jogos de destreza e que exigem atenção dos Jogadores, foi uma das boas descobertas e que recomendamos à todos !




Nenhum comentário: