Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

SUPER-SKILL PINBALL: 4-CADE - Roll & Write dos mais interessantes !



E continuamos nossa Série de Postagens sobre Jogos Roll/Flip Write, que tanto tem agrado os frequentadores da nossa Ecobrinquedoteca.

Jogos desta Categoria tem sido um dos atrativos na Eco, devido principalmente à facilidade não só do "jogar" em si, como também, da possibilidade de variar Temas e dificuldades, quando estes são criados/adaptados,  sendo que temos experiências bem interessantes, pois basta usar a criatividade e temos algo realmente satisfatório, divertido, gostoso e que pode ser jogado por todas as Faixas etárias.




Hoje vamos falar de um Jogo dos mais interessantes, principalmente quando falamos sobre "Tema", já que Super-Skill Pinball: 4-Cade procura colocar Máquinas Pinball, muito comuns em Fliperamas em um Jogo "Roll & Write" e que consegue passar ao Jogo, um pouco da sensação do Jogo físico, feito em Máquinas  bem extravagantes e que fizeram parte da vida de muitos de nós, mais velhos de estrada.


Vídeo de uma partida completa (Em Inglês):



Estas Máquinas Pinball eram muito comuns e na fase Pré-Internet, faziam parte do roll de diversão de adolescentes/adultos, já que Jogos eletrônicos inexistiam. Era muito comum encontrar várias destas Máquinas em um mesmo espaço, variando Temas e dificuldades, sendo que o chamativo era o Colorido e Sons utilizados ao fazer aquela "Bola de Aço" percorrer todas as partes da Máquina.




Quando conhecemos Super-Skill Pinball: 4-Cade p, ficamos muito curioso em saber com os Autores lidaram com os vários Elementos presentes nas Máquinas físicas, já que existiam diversas partes da Máquina com nomes estranhos para nós, mas bem conhecidos por aqueles que jogavam. E cada um destes Elementos interferiam no deslocamento da "Bola de Aço", ora complicando, ora dando Bônus e vantagens aos Jogadores.




Colocar isso em uma Folha a ser impressa e estabelecer Regras que funcionassem e dessem esta sensação de Jogar um Pinball, para nós, seria algo bem complicado, mas os Autores fizeram um trabalho muito bom.




O Jogo consegue passar a sensação da Máquina física, pois exigem escolhas do que fazer com sua "Bola de Aço", simbolizada por um Tile com a respectiva imagem, que percorre diversas Áreas e que se movimenta conforme alguns espaços dos diversos Elementos forem marcados. Espaços estes com números com as Faces dos Dados.




Mas o complicado do Jogo é que Espaços marcados não mais poderão ser marcados na rodada, o que vai limitando as possibilidades de escolhas, até que a falta de opções fazem a "Bola de Aço" sair do Jogo e então começa-se uma nova Rodada com espaços vazios, uma vez que todas as marcações da Rodada anterior são apagadas.




Jogo extremamente colorido, carregado de Elementos visuais por todos os lados, mas que consegue deixar muito claro ao Jogador onde fazer suas marcações e o resultado desta marcação como movimentação a ser feita pela "Bola de Aço". Embora pareça confuso à primeira vista, Super-Skill Pinball: 4-Cade é muito fácil de Jogar e muito divertido também.



Não existe neste Jogo estratégias a serem seguidas ou Combos a serem feitos. O objetivo, como Jogador, é fazer a maior quantidade de marcação possível antes de sua "Bola de Aço" sair do Jogo e para isso, boas escolhas precisam ser feitas, mesmo que exista a "sorte" da rolagem dos Dados.

A busca por uma Pontuação maior que as dos Adversários ou mesmo jogando solo, torna Super-Skill Pinball: 4-Cade um dos Jogos mais agradáveis que temos em nossa Ludoteca.




No Jogo original, temos 4 Folhas de Marcação diferentes, com dificuldades diferentes e possibilidades de escolhas diferentes de onde fazer as Marcações. E isso faz com que a rejogabilidade seja bem grande para um Jogo de rolar Dados e fazer marcações.




Pelas imagens, vocês já devem ter percebido do colorido das Folhas de Marcação, o que acaba atraindo muito os frequentadores da Eco e também todos aqueles que observam alguém jogando, pois existe a "curiosidade" do jogar. E para quem já jogou em Máquinas Pinball físicas, colorido e extravagância era uma Marca deste tipo de Jogo.

Não é um Jogo para "derreter Cérebro" ou ter que fazer estratégias complicadas para conseguir vencer. Se é isso que busca Super-Skill Pinball: 4-Cade, definitivamente não é este tipo de Jogo. É rolar Dados e fazer as marcações onde achar que deve ser feito e se divertir. Um Jogo feito para diversão e que conseguiu passar para o Papel, algo que tínhamos em Fliperamas.




Excelente Jogo para todas as idades, principalmente Crianças, pois existe um chamativo que é o colorido e Temas extravagantes colocados em cada Folha de Marcação. Mas que separa bem tudo isso, do Jogo em si, pois não existe dificuldade em se jogar ou elaborar estratégias.

Jogo dos melhores e que recomendamos ! 








Nenhum comentário: