Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

BONFIRE - Uma das melhores surpresas de 2023 !


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Quem acompanha nossas Postagens, já deve ter percebido que procuramos sair um pouco da "onda" de Jogos que inundam o Mercado e procuramos escrever um pouco sobre boas alternativas que temos e que podem muito bem fazer parte de nossa Ludoteca.

Jogos bem elaborados devem ser conhecidos de todos e Bonfire foi uma das mais agradáveis surpresas (Se não for a mais agradável de todas) do ano de 2023.



Nosso objetivo aqui não é falar sobre Regras e muito menos Resenhas de Componentes, Jogabilidade e afins, mas colocar um Ponto de vista sobre aquilo que consideramos essencial, que é a diversão.

https://boardgamegeek.com/boardgame/304420/bonfire


Vídeo explicativo do Jogo feito pelo Canal Romir Play House !


Bonfire não estava na lista de Jogos que tínhamos interesse, mas lendo Reviews e Vídeos, nos chamou muito a atenção, por se apresentar com um Jogo que, à primeira vista, parece bem complexo, mas que, ao jogar, mostrou-se um Jogo relativamente simples, rápido pelo que é e que agradou muito todos aqueles que acabaram conhecendo.



Um Tema estranho !

As Fogueiras são fontes de Luz, Energia e Calor criadas pelos Guardiões da Luz para iluminar as Cidades do Planeta escuro. Os residentes das Cidades, no entanto, exploravam-nas para ganho pessoal. Decepcionados, os Guardiões da Luz recuaram e deixaram as Fogueiras se apagarem. Os cidadãos não podiam mais viver nas Cidades, agora escuras, e foram forçados a partir.

No Jogo, somos Gnomos que vivem perto das Cidades e que precisam também da Luz das Fogueiras e precisamos acendê-las novamente.




Bonfire, quando colocado à mesa, parece assustar aqueles que desconhecem suas Regras, pois existem muitos elementos presentes, desde um Tabuleiro central com incontáveis Tiles e Cartas espalhados em diversos espaços, bem como Peças em Madeira. Além disso, existem Tabuleiros individuais com muitos espaços para Tiles, Peças de Madeira e Recursos. 

Em Bonfire, existe a necessidade de uma Mesa grande para se jogar confortavelmente.




Visual poluído ?  Apenas à primeira vista, pois o Jogo consegue ser um dos mais simples que já colocamos à mesa e não há quem se surpreeenda com tantos Componentes e uma Mecânica fácil, inclusive, podendo ser jogado com Crianças. Definitivamente, Bonfire faz um trabalho muito bom, pois no meio da primeira partida, você já saberá o que fazer e quais as consequências das suas escolhas.

Possui um tempo de Jogo relativamente curto pelo que se apresenta à todos. Algumas consultas de alguns Objetivos a serem cumpridos e Cartas são necessários e o Manual faz isso muito bem. Após 2 ou 3 partidas e nem isso será necessário realmente.




Gostamos de Jogos com estas características, pois é muito bem amarrado, mas sem ser complexo demais, que acaba afastando muitos Jogadores. Bonfire apresenta-se muito bem estruturado e organizado, à ponto de não haver necessidade de várias e várias partidas. 




E quando você pensa que o Jogo está bom, vem uma expansão !

Bonfire é um Jogo redondo ! Muito bem feito ! Mas o Autor/Editora fez questão de apresentar mais algumas inovações, com a Expansão Bonfire: Árvores e Criaturas, que dá a possibilidade aos Jogadores de colocarem 3 Módulos de expansão, ou, se for da vontade de todos, apenas 1 deles, 2 deles e mesmo os 3 ao mesmo tempo.




Cada Módulo acrescenta algumas pequenas mudanças às Regras gerais, mas mantêm a Estrutura central do Jogo. Obrigatória ? Não ! Mas para quem gostou do Jogo como nós, esta Expansão é muito bem vinda, pois acrescenta-se +1 Jogador, além de possibilitar mudanças não drásticas, mas que tornam o Jogo ainda mais interessante.




Bonfire consideramos a melhor surpresa de 2023 e atinge todos os tipos de públicos que temos em nossa Ecobrinquedoteca. Muito bem aceito por Crianças, o que foi uma das grandes novidades, principalmente como o Jogo se apresenta à Mesa, com seus incontáveis elementos. 




Existe sim uma dificuldade em conseguir "amarrar" Estratégias, mas isso ocorre em praticamente todos os Jogos mais elaborados. Buscar caminhos novos e o que estes caminhos darão de retorno na Pontuação é uma boa forma de experimentar o Jogo. Quanto mais se joga, mais caminhos poderão ser criados.



Jogo dos mais interessantes e que recomendamos à todos !









Nenhum comentário: