Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

NIMÁLIA - Jogo fofinho, bonitinho, mas...


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Gostamos de nos enveredar neste Universo de Jogos e descobrir algumas preciosidades escondidas em lançamentos não muito conhecidos, mas que chamam a nossa atenção por serem Jogos que se encaixam perfeitamente naquilo que queremos, principalmente para o Público que temos em nossa Ecobrinquedoteca, que de uma forma geral, buscam Jogos "legais". E "legal" se aplica ao Jogo que vamos falar um pouquinho hoje: Nimália !

https://boardgamegeek.com/boardgame/361850/nimalia

Vídeo de uma partida para 2 Jogadores (Em Espanhol):


Nimália, à primeira vista, parece muito com um velho conhecido que é o "Kingdomino", mas com mecânica muito parecida com o bom "Café", que tanto nos agradou aqui na Eco, mas que possui Mecânicas e Pontuações bem diferentes.



Não pensem vocês, ao olharem as imagens que colocamos nesta Postagem, que Nimália é um Jogo fofinho e bonitinho apenas, pois existem muitas decisões a serem tomadas nas 5 Rodadas do Jogo. Rodadas estas com suas 5 Pontuações diferentes cada uma.



O Jogo é constituído de Cartas quadradas bem grandes até, divididas em "quadrantes", sendo que em cada "quadrante" existem imagens que podem ser de Terrenos ou Animais e isso está relacionado diretamente com as Cartas de Objetivos, que mostram o que a Rodada "pede" aos Jogadores, que é posicionamento específico de Animais ou Terrenos. 



Os Jogadores devem posicionar as Cartas à sua frente, de forma que ao final do Jogo, exista uma Grade de 6x6 "quadrantes". E a cada Rodada, cada Jogador deverá posicionar 3 Cartas, fazendo-se a Pontuação da Rodada, de acordo com o que "pede" a Carta de Objetivo  



Mas qual o problema do Jogo ?

Cada Jogador, recebe 3 Cartas e posiciona 1 delas em seu "Tabuleiro" que está sendo formado. As 2 restantes é entregue ao Adversário ou Jogador à esquerda direita (Dependendo do número de Jogadores e Rodadas) e assim vai fazendo até que 3 Cartas estejam já posicionadas. Faz-se então a Pontuação daquela Rodada e inicia-se a próxima, repetindo o processo até o final da Partida.



Com isso o "Tabuleiro" do Jogador vai sendo construído ao longo da Partida, mas, devido à condição final de final de Jogo, onde deverá existir uma Grade de 6x6 "quadrantes", isso exige que os Jogadores, ao colocar sua Carta no "Tabuleiro" que está sendo formado, tenha que cobrir espaços (Quadrantes) já existentes.



Esta Regra faz este Jogo sair daquilo que seria algo bem simples até, e chegar a uma dificuldade considerável, pois os Jogadores precisam pensar não só na Pontuação da Rodada, como também nas próximas Pontuações, sendo que o acréscimo de quadrantes ao longo da partida, fará com que sua Pontuação seja bem maior em cada Rodada, desde que faça as coisas bem feitas. 



O Jogo, por ser bem rápido, não dá muita "margem"  para planejamento. Escolhas precisam ser bem feitas, principalmente qual "quadrante" (Ou "quadrantes") cobrir e qual local posicionar sua nova Carta. O "planejar" pode ser feito, desde que você já conheça bem como o posicionamento das Cartas vão interferir na Pontuação de cada Rodada. Mas lembrem-se que existe ainda a Carta que virá para sua mão, que você não sabe qual é e que deverá posicionar em seu "Tabuleiro". Algumas vezes eles mais atrapalham que ajudam, embora, de uma forma geral, elas permitem uma boa escolha de local.

Joguinho dos mais interessantes !



Para nosso propósito aqui na Ecobrinquedoteca, de oferecer Jogos que possam ser jogados de forma mais descontraída, mesmo que exija algo a pensar dos Jogadores, este Jogo se encaixou perfeitamente, pois seu tempo é relativamente curto, possui Regras muito fáceis e que teve uma aceitação muito boa daqueles que sentaram à mesa para jogá-lo.



Comparado aos 2 Jogos citados nesta Postagem (Kingdomino e Café), Nimália se encaixa mais próximo do Café do que Kingdomino, que, na nossa opinião, está um pouquinho acima. Mas nem por isso, Nimália deixa de ser um Jogo dos mais interessantes.



Observando o Mercado nacional de Jogos, Nimália seria uma escolha das melhores para ser lançado por aqui, já que não existe tantos Componentes e atinge todos os tipos de Públicos, além de ser um Jogo com considerável dificuldade, pelo que apresenta como Componentes e Mecânica.



Para aqueles que gostam de Jogos simples, mas que não são tão "bobinhos" assim, Nimália é uma excelente escolha !



Nenhum comentário: