Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Labirinto irregular de Papelão feito para Crianças !


O Clube do Tabuleiro de Campinas fez uma postagem sobre um "Labirinto de Papelão feito para Crianças", com grau de dificuldade muito baixo, justamente para que Crianças pequenas possam jogá-lo sem problemas:

http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2021/02/labirinto-de-papelao-feito-para-criancas.html



Hoje estamos colocando imagens de outro Labirinto, também feito de Papelão, mas de formato "irregular" e com um grau de dificuldade um pouquinho maior que o anterior, mas que ainda consegue ser jogado sem problemas por Crianças pequenas.



Utilizar o "Papelão" como Matéria prima, é uma boa forma de reduzir os custos de Produção deste tipo de Jogo, pois basta ir a qualquer local que descarte Caixas de Papelão e terão Material para diversos Jogos, além de colocar a criatividade em dia, pois existem muitas referências na Internet, de Brinquedos e Jogos feitos com este tipo de Material.



Nós mesmos, aqui do Clube do Tabuleiro de Campinas, já fizemos diversas postagens mostrando a utilidade deste Material e o quanto ele pode ser útil, quando queremos colocar o Trabalho artesanal para Filhos/Alunos/Crianças.



É claro, existe todo um cuidado ao trabalhar o "Papelão" pois precisará cortá-lo, seja com Tesoura, seja com Estilete e isso exige certa cautela devido a estes Instrumentos serem muito cortantes. Por aqui, todo trabalho de Corte é feito com Estilete e sempre é feito por um Adulto. 



Portanto, se for utilizar estes Materiais e Instrumentos, sugerimos que uma pessoa Adulta faça este trabalho e deixe outros como Colagem, Pintura e Montagem para as Crianças executarem, prevenindo assim possíveis acidentes que possas ocorrer. 



Labirintos são excelentes passatempos e procuramos adaptá-los para que sejam também trabalhado a Coordenação motora, pois uma vez que você tem o "Labirinto físico", existe a necessidade de quem for Jogar, lidar com a inclinação correta, para que a Esfera utilizada possa percorrer o caminho desde a entrada no Labirinto até sua saída, além, é claro, de requerer atenção por parte de quem Joga, pois existe o Desafio em si, que é achar o caminho correto em meio às possibilidades que o Labirinto oferece.



Já fizemos várias postagens aqui no Blog, com Labirintos bem mais complexos e aqui colocamos um pequeno Vídeo de 2 deles que fizemos, utilizando Esfera de Desodorante "Roll-Onn" e também Esfera de vidro (Bolinha de Gude):



Gostamos muito de fazer e apresentar estes Labirintos, pois se pesquisarem por eles no Google, encontrarão centenas de modelos, desde os mais fáceis até os mais complexos e basta juntar Material e colocar o "Trabalho artesanal" em dia, para se ter um Jogo divertido e que muito agrada os Filhos/Alunos/Crianças, além de ter um custo bem baixo de confecção.



Sempre dizemos que o "Lúdico" começa antes do brincar, quando decidimos fazer algum Jogo/Brinquedo e, à partir daí, começar o Projeto com pesquisas do que irá fazer, como irá fazer, quem vai fazer e qual o papel de cada um na confecção, fazendo um Trabalho Cooperativo e com um resultado final que agradará à todos.



Para quem tem Filhos/Alunos/Crianças, estes Labirintos, embora muitos deles sejam bem simples até, acabam por preencher um espaço que é o "Criar/Fazer" e não apenas pegar um Jogo/Brinquedo em uma Prateleira e colocar à mesa, pois uma vez feito pelo Grupo, terão ali não só o "Jogo/Brinquedo", mas algo que foi criado e feito por elas mesmas e isso extrapola o "brincar" apenas.



Esperamos assim, contribuir um pouquinho com ideias, para que todos possam ter um Jogo/Brinquedo interessante e que todos possam dizer que fizeram parte da Criação/Construção do mesmo, pois ali existe a Diversão e um pouquinho de cada um que contribuiu no processo de Criação.



Vamos colocar "Mãos à obra" ?



Nenhum comentário: