Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2021

"Sudoku Vertical" feito para crianças !


O Clube do Tabuleiro de Campinas fez algumas postagens sobre "Labirintos feitos de Papelão" e hoje vamos colocar outra ideia que poderão fazer para seus Filhos/Alunos/Crianças, utilizando o Papelão como Matéria prima.



Utilizar "Papelão", principalmente de Caixas usadas de embalagens, que poderão ser encontrados facilmente em Supermercados, é uma boa forma de trabalhar o "Lúdico" desde a ideia até o trabalho finalizado, passando por todo processo de montagem, dando possibilidade de trabalhar a Cooperação entre os Filhos/Alunos/Crianças.



Também já fizemos inúmeras postagens aqui no Blog, sobre o "Sudoku", desde os mais simples, como o Sudoku 4x4, até os mais complexos, como o Sudoku 9x9 e procuramos dar ênfase a Temas infantis, fazendo com que este Grupo possa utilizá-lo em Casa ou em Sala de aula.



"Sudoku" é um dos desafios (Passatempos) mais interessantes, pois você pode progredir no Grau de dificuldade, começando com Sudoku 4x4, que normalmente são fáceis de serem resolvidos e, uma vez dominado, poderá ir para a próxima etapa que seria um Sudoku 5x5 ou 6x6 e assim por adiante, até conseguir completar desafios no tradicional Sudoku 9x9.



Estes Passatempos são encontrados em Bancas de Jornais e possuem vários Graus de dificuldade e poderão servir de modelo para o posicionamento inicial nos "Sudokus" que já apresentamos aqui no Blog e que apresentamos nesta postagem.



Nossa ideia aqui é juntar o uso do "Papelão" como Matéria prima para fazer o "Tabuleiro vertical" e o "Sudoku", saindo do padrão comum que é preencher os espaços com números e colocando um Tema específico e destinado a este tipo de público que queremos alcançar.



O Desafio aqui não muda em nada, mas acrescenta algo mais divertido, para resolução de Desafios que precisamos pensar muito (Principalmente os Desafios mais complexos), fazendo com que as Crianças se sintam atraidas pelo Tema/Arte, uma vez que sempre buscamos colocar algo que chame a atenção delas.



Por outro lado, temos um trabalho mais delicado e difícil, que é montar o próprio "Tabuleiro vertical", pois como podem ver nas imagens, mesmo para uma pessoa adulta, o trabalho exige certos cuidados e algum grau de precisão para que o Conjunto seja montado.



Uma vez colocado o Tabuleiro de forma Vertical à mesa, basta pegar qualquer Desafio de "Sudoku 4x4" e posicionar as Peças iniciais, de forma que as Crianças possam completar todos os espaços, sempre respeitando as Regras do "Sudoku" que é a não repetição de (Números) Imagens, seja na Horizontal, na Vertical e em cada um dos 4 Quadrantes.



"Sudoku" é um excelente Desafio para desenvolvimento de Raciocínio Lógico, uma vez que os Jogadores terão que trabalhar com escolhas e muitas vezes probabilidades (Principalmente os complexos) e existe uma evolução visível, quando executado constantemente.



Para aqueles que gostam de Desafios bem interessantes, "Sudoku", seja ele feito em sua forma tradicional (Números)  ou feito com Temas específicos para Crianças, sempre será recomendado, pois dá a possibilidade de evolução no Desafio, começando desde os mais fáceis até conseguirmos resoluções em Desafios bem complexos.










Nenhum comentário: