Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

PALAGO - Muito recomendado para Crianças !



O Clube do Tabuleiro de Campinas, garimpando Jogos desconhecidos da maioria dos Jogadores, acabou encontrando um "Nicho" de Jogos bem interessante, que compreendem a colocação de Peças hexagonadas, buscando atingir algum objetivo específico, como fazer Linhas mais longas, Círculos, Formas, Padrões, etc...

Hoje vamos falar de outro desconhecido da maioria dos Jogadores: PALAGO !

https://boardgamegeek.com/boardgame/38462/palago

PALAGO é bem mais recente que seu "Co-irmão" TANTRIX, que tanto nos agradou. Lançado em 2008 tem sua "Estrutura central" muito parecida com TANTRIX, porém, com objetivo diferente e com uma característica bem interessante que é a utilização de apenas 1 Tipo de Peça, nas cores Branca e Azul. TANTRIX, já possui 4 Cores de Linhas e muitas formas como elas se apresentam nos Hexágonos.




PALAGO pode ser jogado solitário ou em 2 Jogadores, diferentemente de TANTRIX, que pode ser de 1 a 4 Jogadores. Cada Jogador assume uma cor (Branca ou Azul) e tenta fazer alguma "Forma fechada".



O objetivo em PALAGO, é ser o primeiro Jogador a conseguir a fazer alguma "Forma fechada", independente do tamanho e da forma. Porém, existe apenas 1 Regra para esta Forma, que deve conter pelo menos 1 Linha reta. 



Parece muito simples, à princípio e, comparado com TANTRIX, realmente é... Porém, PALAGO é um daqueles Jogos que você precisa prestar muita atenção em como se encontra o "Tabuleiro de Jogo" que vai sendo formado com a colocação das Peças, já que o desenho único, permite a colocação das Peças em praticamente todos os espaços livres disponíveis. 

Muitas vezes, uma colocação errada, faz com que o adversário consiga fechar sua "Forma" e é preciso estar muito atento às possibilidades. 



Cada Jogador, à sua vez, colocará 2 Peças e saber posicioná-las bem é um caminho bem interessante, mas que pode ser Bloqueado pelo adversário. 

O Jogo é curto, pois existem apenas 48 Hexágonos e é preciso "correr" para conseguir fazer seu objetivo.



Desafio para crianças:

O que gostamos muito em PALAGO é sua utilização não como Jogo, mas como Desafio para crianças, uma vez que as peças permitem a criação de "Formas" bem interessantes, que se assemelham à "Monstros" e  Formas geométricas.

Com isso, é possível utilizar PALAGO com um Jogo de Desafio, que pode ser desde os mais simples, até alguns bem complexos e também deixa Livre a possibilidade de criação destas Formas.



Utilizar os Hexágonos de forma a fazer Formas é bem interessante, pois desenvolve habilidades criativas, lembrando um pouco as possibilidades existentes no "LEGO", onde você possui apenas Peças soltas em vários formatos, que juntas, formam Peças específicas.

Porém, em PALAGO temos apenas Hexágonos, com um único desenho, mas que dá aos Jogadores (E neste caso, Crianças) a possibilidade do Criar.



Poucas vezes encontramos um Jogo em que exista esta possibilidade, pois existe o Jogo em sí, com seus objetivos e dificuldades, mas que também pode ser utilizado de forma mais simples e inteligente, abrindo o Leque de utilização e dando possibilidades a praticamente todas as idades,

PALAGO foi uma das boas surpresas, e embora não seja tão complicado como o TANTRIX, não deixa se perder por ser apenas parecido com seu Co-irmão e não disputa o mesmo espaço, mesmo semelhantes em sua mecânica.



Um dos bons Jogos que descobrimos e recomendamos !




Nenhum comentário: