Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 8 de novembro de 2020

Laboratório de criação de jogos: Jogos para Deficientes visuais/auditivos !


Infelizmente temos no mercado, jogos destinados a públicos com deficiência visual/auditiva, sendo que encontramos apenas algumas ideias bem pontuais e que muitas vezes, ficam longe do acesso e conhecimento do público em geral.

Utilizar estes Jogos, como forma de inclusão e também como forma de fazer chegar a este público específico e com qualidade, não é uma tarefa fácil, já que Jogos modernos, em sua maioria, possuem um apelo visual muito grande, de forma a atrair compradores e interessados nos Temas propostos.




O Clube do Tabuleiro de Campinas, sempre buscou sair desta linha e incentivar a confecção de Jogos, utilizando principalmente Materiais reutilizáveis, fazendo com que o custo de confecção fique muito baixo ou mesmo nulo. Desta forma, podemos fazer da inclusão, algo prático e não teórico apenas. 

Utilizar Materiais reutilizáveis é uma boa forma de traçar um caminho na busca de Jogos para públicos com Deficiência visual/auditiva (Além de outros tipos de deficiências!), fazendo com que este público faça parte do Grupo de Jogadores e participem das mesas.




É preciso então fazer uma ampla pesquisa de quais Jogos são possíveis de serem adaptados para este público e buscar alternativas de componentes que possam preencher os requisitos básicos para que o jogo se desenvolva de forma satisfatória.

De uma forma geral, Jogos abstratos tem grande potencial para esta utilização, já que em sua maioria não possuem um Tema específico e quando este existe, ainda é possível sua utilização sem este Tema ou mesmo sua não utilização.




Porém, nosso trabalho como incentivador para que exista o trabalho lúdico desde sua confecção até sua utilização, busca sair do "plano comum" e buscar caminhos alternativos, como forma de expressão de arte/criatividade e encontramos no Material reciclado ou no Mercado incomum para jogos, material mais que suficiente, que preenchem todas as necessidades, para que o Jogo seja confeccionado e jogado, muitas vezes, com alterações muitos sutis nas Regras, mas que não desmontam sua estrutura central.

Em se tratando de Jogos para Deficientes visuais/auditivos, estamos fazendo algumas experiências utilizando principalmente Som e Peso, já que estas características podem ser facilmente distinguíveis por aqueles que possuem uma Deficiência visual/auditiva.




Utilizar o Som e o Peso como parte dos componentes, faz com que criemos uma sensibilidade maior para estas características e, com isso, podemos incorporá-las como parte dos Componentes e como parte do funcionamento do Jogo, adaptando Regras para sua utilização.

Um exemplo muito interessante que temos, e que passou longe de ser publicado aqui no Brasil é o Jogo "Igloo Pop", onde utiliza-se o Som como parte central/principal do Jogo, fazendo com que os Jogadores, atentem a esta característica, de forma a fazer apostas. 




"Igloo Pop" foi uma das mais agradáveis surpresas, pois basta fazer Cartas com escrita Braille, para que pessoas com Deficiência visual possam jogá-lo sem maiores dificuldades. Aqui a inclusão se aplica de fato, pois é possível jogá-lo somente com Pessoas com Deficiência visual, Pessoas sem Deficiência visual ou mesmo com ambos jogando.

http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2020/08/jogo-de-inclusao-igloo-pop-versao.html

Em nossas experiências, fizemos uma Versão deste Jogo, utilizando Materiais reutilizáveis apenas e, para inclusão, bastaria fazer uma modificação nas Cartas, acrescentando escrita Braille ou mesmo, colando algo que possa ser perceptível por pessoas com Deficiência visual, como por exemplo, Bijoux, Pedras, Relevos, Furos, Texturas, etc.




Para aquelas pessoas com Deficiência auditiva e também aqui poderá ser utilizado por Deficiente visual, uma boa forma de adaptação seria utilizar o Peso como parte central/principal do Jogo, uma vez que esta característica pode ser aplicada muito bem nos Componentes, pois conhecemos o conceito de "Leve" e "Pesado" de forma natural e basta utilizar a criatividade para que ideias sejam colocadas em prática.

Jogos que utilizam Peso, assim como Jogos que utilizam Som, infelizmente são poucos e como exemplo, podemos colocar "Rhino hero" como um exemplo, embora este Jogo tenha, no nosso Ponto de vista, uma dificuldade maior, já que o Peso do Rinoceronte é importante para o Jogo, mas antes disso, temos a colocação das Cartas, que pode trazer problemas para pessoas com Deficiência visual.




Como lidar com estas características é uma das formas que temos de experimentar algo que realmente funcione e que se aplique de fato e aqui está a beleza do "experimentar". Podemos utilizar o Som de forma suave ou algo que mais chame a atenção e isso se aplica também ao Peso, uma vez que a mistura de diferentes materiais, produzem diferentes resultados.

Como exemplo, poderemos utilizar Frascos plásticos e peças de Madeira em seu interior, produzindo um Som suave ou utilizar Frascos de metal e Pedras em seu interior, produzindo um Som bem marcante e isso se aplica também ao Peso. Com isso, temos "n" possibilidades de escolhas e é aqui que entra a Reutilização de Materiais, uma vez que temos infinitas possibilidades de embalagens, como caixas, sacos, envelopes, frascos, bobinas, retalhos, tampas e uma infinidade de Material que pode muito bem ser aproveitado para o Lúdico.




Poderíamos aqui, dar muito mais exemplos de Jogos e ideias, bem como poderíamos acrescentar a este Grupo de pessoas com Deficiências, outras que possuem alguma condição física que exija alguma mudança específica, para que possa fazer parte do Grupo de Jogos e sentar-se à mesa, de forma a participar do Jogo.

Experimentação aqui é a palavra chave, uma vez que temos o Material e temos a ideia daquilo que queremos como objetivo e basta fazer deste "Laboratório", algo que dê oportunidade à todos, independente de suas limitações físicas, fazendo com que o lúdico seja algo de todos e não apenas de alguns Grupos.




Trabalhar o lúdico na Deficiência, seja ela qual for e em qual grau for, é uma boa forma de exercitar nossa criatividade, nossa compreensão da importância da inclusão e nossa capacidade de enxergar possibilidades.



Link de interesse:

https://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2020/08/jogo-equilibrio-jogo-de-inclusao-para.html


Um comentário:

Juan Antunes disse...

O conteúdo desse blog é FANTÁSTICO! Parabéns!!! Estou louco para fazer o igloo pop e experimentar.