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sábado, 14 de novembro de 2020

Laboratório de criação de jogos: Jogo da Hiena !


Todas nossas Versões Caseiras, são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda.


Hoje vamos falar de um Jogo bem antigo, simples de ser feito e que pode ser do agrado de Professores/Alunos, já que é possível fazer adaptações com Temas específicos para serem discutidos em Salas de Aula: Mehen !


Este Jogo possui alguns nomes diferentes, como "Jogo da Hiena", "Jogo das Cobras", "Jogo da Aldeia", etc, e possui alguma variação das Regras, dependendo do Jogo, mas que não foge muito à estrutura básica do Mehen





E para explicar as Regras aqui, utilizaremos o que conhecemos, que é o "Jogo da Hiena", mas sugerimos aos interessados, darem uma boa pesquisada sobre o Jogo e daí aplicarem as Regras que acharem mais interessantes.

"Jogo da Hiena" conta uma história de pessoas de uma Aldeia da Africa, que precisavam andar uma boa distância para conseguirem pegar água em uma Fonte. O problema é que o local tinha Hienas, à espreita de qualquer descuido para atacar estas pessoas.





"Jogo da Hiena" é em sua essência, um Jogo de corrida, baseado na sorte da rolagem do Dado D6 (Ou lançamento de "Estiletes", desde que se conheça como funciona), e o objetivo dos Jogadores é sairem da Aldeia, chegarem na Fonte para pegar água e retornarem para Aldeia, sem serem "comidos" pela Hiena.

Para sair com seu "Marcador" da Aldeia, há a necessidade de se tirar o número 6 no Dado D6, o que pode ser frustrante para algumas pessoas, pois isso é unicamente dependente da sorte. Um vez que temos este problema, podemos contorná0lo, alterando esta Regra, como por exemplo, fazer com que os "Marcadores" dos jogadores saiam da Aldeia com valores 5 e 6, por exemplo, minimizando um pouco este problema.





Uma vez que o "Marcador" saiu da Aldeia, ele é colocado no 1º espaço da Trilha do Jogo e à partir deste momento, o "Marcador" andará o número de casas obtido na rolagem do Dado D6.

Quando o "Marcador" chega na Fonte, deve-se então fazer o retorno até a Aldeia e a mesma Regra de saída da Aldeia, se aplica também na Fonte, sendo que é preciso tirar, na rolagem do Dado D6 o valor 6 (Ou, no exemplo, 5 ou 6). O primeiro "Marcador" que chegar na Aldeia vence a partida, porém, ela não termina, já que quando este primeiro "Marcador" chega na Aldeia, entra a Hiena no Jogo, que será controlada pelo Jogador que primeiro chegou com seu "Marcador" na Aldeia.





As Regras para a saída da Hiena da Aldeia em direção à Fonte é a mesma dos "Marcadores" dos Jogadores, ou seja, é preciso tirar 6 na Rolagem do Dado D6), porém, uma vez que ela saiu da Aldeia, toda rolagem de Dado D6 para movimentação da Hiena, deverá ser contada em Dobro.

Se no caminho da Hiena até a Fonte, ou no retorno da Hiena, da Fonte para a Aldeia, o "Marcador" da Hiena cair no mesmo espaço de algum "Marcador" de algum Jogador, este é eliminado do Jogo.





Aqui vale uma observação, que já vimos variações que a Hiena só pode eliminar "Marcadores" na sua volta para a Aldeia, fazendo com que o Jogo fique mais fácil para os Jogadores, mas por aqui, em nossa Versão Caseira que fizemos, utilizamos a Regra mais conhecida que possibilita à Hiena, eliminar "Marcadores" tanto na ida até a Fonte, quanto na volta até a Aldeia.

"Jogo da Hiena", como podem perceber, é um Jogo fácil, com Regras fáceis, mas que mostra uma boa estrutura, se levarmos em consideração a data de sua criação e em nossas discussões sobre o Jogo, o conceito de "traição" foi visto, pois se pesquisarem sobre ele, encontrarão referências que a "Hiena" se encontrava presa na Aldeia e quando o primeiro Jogador volta da Fonte, este a liberta, para que vá tomar água e consequentemente, ter a chance de se alimentar.





Laboratório:

Este Jogo, embora simples, possui Regras que possibilitam adaptações para que Professores/Alunos possam alterar o Tema de forma a discutir assuntos de interesse, já que possui um Predador (Hiena) e várias Presas (No jogo, refere-se à população local que precisa pegar água na Fonte). Com isso é possível fazer algumas experiências para serem aplicadas em Salas de Aula e aqui damos algumas sugestões do que poderá ser feito, levando em conta esta relação Predador/Presa:

Formigas e Tamanduá

Abelhas e Aranha

Pulgões e Joaninha

Zebras e Leão...

É possível também, trabalhar alguns Temas mais interessantes, como Dengue, Covid-19, Zica-vírus, etc, de forma que os Professores/Alunos possam trabalhar o "Lúdico" em sua totalidade, desde a discussão de Temas, elaboração do Projeto como um todo (Desenho, PIntura, Regras, etc) e o "Jogar", propriamente dito.





Fizemos uma Versão Caseira, utilizando somente Tampinhas plásticas de produtos, o que mostra que existe uma facilidade muito grande na sua confecção. É claro, que se  existir uma Arte, o Jogo ficará mais colorida e chamativo, mas ainda sim é possível jogá-lo utilizando Materiais muito simples e que estão no nosso dia-a-dia.

Abaixo, colocamos Link para um vídeo do Jogo, feito pelo  "Projeto brincando e dialongando":



E para finalizar esta postagem, qui vale a descrição do Jogo no Site BoardGameGeek:

"Na década de 1920, antropólogos, exploradores e aventureiros encontraram um curioso jogo em espiral sendo jogado pelos árabes Baggara do Sudão —Li'b el Merafib, “O Jogo da Hiena”. Em todos os detalhes essenciais, o "Jogo da Hiena" parece ter sido idêntico ao antigo jogo egípcio de Mehen (O Jogo do Espiral). O formato do tabuleiro sugere que ele pode ser um ancestral distante do Jogo do Ganso, mas a mecânica é tão diferente que isso provavelmente é uma coincidência.




Era jogado em uma pista em espiral, empregava dados de bastão (bastões de arremesso) precisamente do tipo conhecido nos contextos do Egito Arcaico e tinha dois tipos de peças, uma representando um animal predador. A única diferença parece ser que os antigos egípcios distribuíam seis fichas para cada jogador, em vez de apenas um. O Disco de Phaistos de Creta pode ter sido uma placa Mehen, mas isso continua sendo especulação.

Mehen é o único jogo de tabuleiro antigo egípcio com vários jogadores conhecido, os outros (Senet, Aseb, Hounds & Jackals, etc.) sendo todos jogos para dois jogadores. A principal função do deus egípcio em forma de serpente Mehen era proteger o deus-sol Rá de seus inimigos enrolando-se em torno dele. No Reino Antigo, o jogo de corrida Mehen assumiu o nome e a forma do deus: uma serpente enrolada com espaços de jogo nas costas. Como "guarda-costas", Mehen simboliza a vizinhança imediata do deus-sol para o falecido. O falecido caminha em direção a Rá nas costas do deus-serpente.




No início do Império do Meio, os 'cortes' usados ​​nas costas da cobra do tabuleiro Mehen para separar os espaços de jogo eram pensados ​​para 'matar' a cobra - o que teria sido uma coisa muito ameaçadora e maligna. O papel de Mehen era essencial, pois se Rá não fosse protegido de seus inimigos, ele não poderia se levantar pela manhã, o que resultaria na cessação de toda a vida. Na crença egípcia, 'vida' aplicava-se não apenas aos vivos, mas também aos mortos, que se acreditava viajar com o sol e nascer, renascer, com ele ao amanhecer. A partir dessa data, o jogo aparentemente deixou de ser jogado, possivelmente banido e proibido."

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