Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Jogo "Pega o Rato" - Versão caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de um joguinho muito divertido e que pode facilmente ser feito por crianças/alunos. Trata-se de "Pega o Rato".


Vídeo explicativo de como fizemos o jogo e como jogá-lo:




"Pega o Rato"  é um jogo que pode ser disputado com várias crianças/alunos/adultos, sendo que um dos participantes assume o papel do Gato e os demais, do Rato.




O objetivo do Gato é pegar os Ratos, quando alguns valores sairem no (s) Dado (s). Para isso, combina-se antes o que acarretará que o Gato pegue os Ratos, como por exemplo:

- Utilizando 1 Dado somente:

Quando o jogador que é o Gato, rolar o Dado e sair número par ou quando sair número ímpar.

- Utilizando 2 Dados:

Quando o jogador que é o Gato, rolar os Dados e a soma for igual a alguns valores estipulados pelos jogadores, como por exemplo: 3, 5, 7, 9, 12 Fica a critério do grupo escolher quais os valores que o Gato deverá pegar os Ratos. Também é possível utilizar a Matemática, fazendo subtrações, multiplicações e divisões. Geralmente, por aqui, utilizamos somente a soma e mesmo assim ainda temos alguns problemas, já que trabalhamos com crianças carentes de uma educação mais estruturada. Mas engana-se, quem pensa que este problema simples de trabalhar a "soma" fica restrito às crianças, pois mesmo jogando com adultos, como o jogo exige cálculo rápido, também encontramos alguns problemas.




O interessante deste jogo é que pessoas (Crianças/alunos/adultos) ansiosas, geralmente tendem a "puxar" seu Rato, antes mesmo de conferir se o Gato vai ou não pegá-lo. Neste ponto, e por aqui fazemos isso, colocamos Fichas (Que podem ser Tampinhas de refrigerante) para serem entregues a quem puxar, mas não com a intensão de penalizar o jogador, mas como parte das Regras do jogo apenas. Fazemos isso para que o jogador, na próxima vez, "preste mais atenção" ao resultado do (s) Dado (s), antes de decidir puxar seu Rato. Mas isso fica também à critério do grupo escolher se isso vai ser aplicado ou não.




Já o jogador que está com o Gato, por sua vez, precisa estar muito atento ao resultado dos Dados e se o resultado faz com que pegue ou não os Ratos. Inclusive, mesmo que os resultados não permita que ele pegue os Ratos, ele pode ameaçar de pegar apenas. O resultado desta ação é muito interessante, pois muitos participantes que são os Ratos, acabam por puxá-lo, independente do resultado dos Dados, principalmente os mais ansiosos.




As Regras são simples:

Quem está com o Gato (Tampa) rola o (s) Dado (s) e se o resultado para pegar os Ratos é obtido, ele simplesmente Tampa os Ratos. Já os jogadores com Ratos precisam puxá-los do local onde se encontram o mais rápido possível.

Se você quiser fazer um jogo mais "competitivo", você pode estipular uma Regra que cada criança será o Gato por 3 ou 5 vezes e vence aquela que conseguir pegar mais Ratos. Mas é interessante deixar estas Regras abertas para que elas mesmas possam criá-las e experimentá-las.




"Pega o Rato" tem uma natureza simples quanto ao jogo, mas que possui muitos aspectos que podem ser trabalhados em Salas de aula, principalmente no que se refere a Ansiedade. Trabalhar o cálculo mental rápido, neste jogo, é extremamente importante para ver se o seu Gato consegue pegar ou não os Ratos ou se o seu Rato consegue escapar ou não. Aliado a isso, temos o conceito de "Diversão" propriamente dito, pois nesse jogo, a diversão se mostra de forma clara, pois não existe um "perdedor" de fato, mesmo que o Gato consiga seu objetivo, pois existe o revezamento de quem vai controlá-lo e com isso, ora você é Presa (Gato), ora você é (Caçador) e a diversão ocorre nas 2 formas.




Jogo que sempre colocamos à mesa e ainda não encontramos um Grupo que não gostesse de passar alguns minutos jogando.

Como fizemos nossa Versão Caseira ?

Para nossa Versão Caseira, utilizamos materiais que tínhamos aqui e de forma bem simples, pode-se fazer este Jogo.




Para os Ratos, utilizamos Rolhas de vinho e amarramos barbantes com cerca de 1 metro de comprimento. É preciso fazer um tamanho de comprimento de barbante grande, pois neste jogo, você pode jogar com a quantidade que quiser e para isso, exige-se um distanciamento da mesa para que todos consigam ficar à sua volta, portanto, leve isso em consideração ao determinar o tamanho do Barbante. Para grupo de até 5 pessoas, 1 metro é mais que suficiente.




Para o Gato, utilizamos a parte superior do Garrafão de água. Aqui vale uma observação importante, pois é preciso tirar a parte "cortante" (Onde você cortou o Garrafão) e utilizamos Ferro de passar roupa em temperatura quente. Com isso, ao aproximar a parte que cortamos, ocorrerá um derretimento natural do plástico e estas partes cortantes então, deixam de existir.




Para os Dados, utilizamos Cubos de Espuma que temos aqui e fizemos as Marcações com Caneta.

Para aqueles que quiserem fazer algo fácil e divertido, taí nossa dica ! 




Nenhum comentário: