Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2020

"Jogo da Adição" - Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de um Jogo que você pode fazer para crianças/alunos e que poderá trabalhar as "operações" básicas de Matemática (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão).

Jogos matemáticos são excelentes para trabalhar, na prática, aquilo que é ensinado em Sala de aula ou mesmo como atividade alternativa que pode ser feita com seus filhos/alunos.






"Jogo da Adição" (Nome que demos para este Jogo) é bem simples e de fácil confecção, pois basta juntar algum Material que os jogadores possam segurar nas mãos, de modo que o adversário consiga enxergar os números . Para isso, é interessante que se utilize algum Material de tamanho grande, como por exemplo, Tampas de "Toddy", Caixas de Leite, Cartolina, Tampas de manteiga/margarina, etc.

Como fazer o jogo:

Você precisará fazer 2 conjuntos de 10 números de 0 (Zero) a 9 para cada jogador, que pode ser da mesma cor ou cor diferente para cada conjunto.






Sugerimos fazer estes números em Tamanho grande, que poderá ser colocado em algum local que o jogador possa pegar cada um deles e mostrar para o adversário e aqui fica livre quais Materiais e como irão utilizá-lo.

Para nossa Versão Caseira, utilizamos "Bases de Doces", encontrados em qualquer Loja de produtos para festas. Existem vários tamanhos e optamos por comprar "Bases de Doces" com diâmetro de 8 cm.







Para os números, optamos por fazer a arte em Power Point com círculos com diâmetro de 6,5 e os números ficaram com altura de 5,5 cm. Mas lembre-se que isso foi feito no Power Point, portanto, fiquem livres para utilizar o tamanho que acharem melhor, desde que sejam grandes. Inclusive, poderão desenhar estes números.

Imprimimos em papel gramatura 180g, colocamos Contact, recortamos e colamos nestas "Bases de Doces".  Estas "Bases de Doces" são interessantes, pois elas possuem uma "alça", que os jogadores poderão segurar para mostrar o número ao adversário.

Como jogar:

Neste Jogo, participam 3 pessoas, sendo 2 jogadores e 1 "Juiz". É interessante que os 2 jogadores fiquem frente à frente e o Juiz de lado, de modo que possa ver o número dos 2 jogadores.






Cada jogador, deverá pegar seu Conjunto de números (De 0 (Zero) a 9), embaralhar todos eles e deixar virados para baixo à sua frente.

O "Juiz" dá um sinal para que cada jogador, ao mesmo tempo, pegue o primeiro número (Que está virado para baixo) e mostre para seu adversário.






O "Juiz" deverá, mentalmente, fazer a "Adição" dos 2 números e dizer o resultado em voz alta.

O primeiro jogador que disser qual é o seu número (Lembre-se que ele não está vendo o número, pois está mostrando ao seu adversário), vence a disputa e fica com o número do adversário.

Exemplo: Jogador "A" pegou numero 3 e Jogador "B" pegou número 7. Logo, o "Juiz" deverá dizer em voz alta "10" (Adição dos 2 números mostrados).  Repare que o Jogador "A", deverá fazer uma subtração rápida mentalmente e responder "3", pois 10 - 7 = 3, sendo que 10 é o número que o "Juiz" disse e 7 é o número do adversário. Este raciocínio serve também para o Jogador "B", que terá também que fazer uma subtração rápida mentalmente e responder "7", pois 10 - 3 = 7, sendo que 10 é o número que o "Juíz" disse e 3 é o número do adversário.






Após todos os números entrarem em jogo, vencerá o jogador que tiver mais números (Seus e do asdversário).

Utilização de outras operações:

Embora demos o nome de "Jogo da Adição", poderá ser utilizado também a Subtração, Multiplicação e Divisão, porém aqui é preciso tomar muito cuidado para que os jogadores entendam que o resultado da Divisão seja número exato (Ou não) e que a Subtração não seja número negativo (Ou não).






Com isso, é possível, inclusive, trabalhar divisões como por exemplo Jogador "A" pegando número 2 e Jogador "B" pegando número 9, obtendo como resultado para o "Juiz", número 4,5. Pode-se, caso as crianças/alunos ainda não tenham este conhecimento de números "quebrados", ser desconsiderado a divisão e, neste caso, os 2 números são retirados da partida.

Para Subtração, no exemplo acima deverá ser 9 - 2 = 7 e não 2 - 9 = - 7






Uma vez definido as Regras, pode-se jogar com seus filhos/alunos de forma rápida, pois "Jogo da Adição" é realmente rápido, mesmo quando encontramos jogadores que tenham dificuldades em fazer operações de forma rápida, mas aqui fica a sugestão que o "Juiz" (Que pode ser os Pais/Professores) não tenha pressa para que os jogadores resolvam o problema rapidamente.






Trabalhar as operações de forma lúdica, é uma boa forma de estimular que os jogadores (Crianças/alunos) possam exercitar aquilo que foi ensinado em Sala de aula.

O jogo não substitui de forma alguma o papel dos Pais/Professores, mas pode ser uma ferramenta interessante para um aprendizado "indireto".



Nenhum comentário: