Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 26 de abril de 2023

O Pequeno Príncipe - Jogo fofinho ! Mas...



Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek !

Muitos Jogos foram criados, baseados em Livros, Filmes, Histórias ou associados a uma Personalidade ou Evento e alguns seguem fielmente à narrativa proposta.

Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, temos 2, que consideramos quase que obrigatório nas Ludotecas, nas Bibliotecas/Brinquedotecas de Escolas e para todos aqueles que tem Filhos. 

Obrigatório não só pela boa leitura, mas pelo "jogar" em si e ter o Tema à mesa.  

Um destes Jogos é "O Monstro das Cores", que basicamente é um Jogo de Memória, onde o objetivo dos Jogadores é organizar os Sentimentos do Monstro.




Já fizemos uma postagem aqui no Blog sobre este Jogo:

http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2020/08/o-monstro-das-cores-um-dos-jogos-mais.html

"O Monstro das Cores" é um dos Jogos mais fofos que irão jogar, não só pela Arte bem rústica até, com muito colorido e com um Monstro que não tem nada de assustador e é impossível não se apaixonar por ele.

https://boardgamegeek.com/boardgame/256980/color-monster




A idade indicativa é 3 Anos, mas "O Monstro das Cores" consegue atingir todas as idades e todos os tipos de público e gostamos muito de utilizá-lo com Crianças e Idosos. Adultos também acabam jogando pela sua simplicidade e por trabalhar a Memória de forma bem interessante e bem dentro do Tema proposto.




Existe também o Livro com o mesmo nome, que narra a história do Monstro e sua Coleguinha que tentará organizar os Sentimentos de um Monstro que amanheceu confuso e que não sabe muito bem o que está sentindo. 

Livro bem infantil, mas com um chamativo bem interessante, pois coloca os Sentimentos de forma bem didática e expressando aquilo que é cada um deles.




Ter o Jogo e o Livro faz com que as Crianças/Alunos/Idosos entrem no Tema e vivenciem uma experiência das mais interessantes que é o prazer da Leitura e do sentar-se à mesa e jogar.

Outro Jogo que podemos associar a Leitura com o "jogar" é o aclamado e já conhecido "O Pequeno Príncipe", de Exupéry.

https://boardgamegeek.com/boardgame/134453/little-prince-make-me-planet




Acredito que a maioria das pessoas que está lendo esta postagem, alguma vez na vida já leu o Livro ou pelo menos alguma frase deste clássico.




Mas a história é fofinha... Já o jogo...

No Livro, temos a estória de um Principezinho que cuidava do seu Planetinha e que um dia resolveu se aventurar pelo espaço, caindo justamente na Terra e conhecendo vários Personagens, com suas características próprias.




Os diálogos do Principezinho com estes Personagens, são, de longe, um dos mais belos trabalhos já feitos, cujo resultado agrada todos os tipos de públicos e idades. Quem não se apaixona pelo diálogo do Principezinho com a Raposa ? 

No Jogo, temos um problema mais sério !

Precisamos fazer nosso Planetinha, colocando Tiles com os elementos presentes no Livro como Raposas, Ovelhas, Candelabros, Baobás, Vulcões, Rosas e outros elementos, além de Personagens, que darão Pontos aos Jogadores, conforme a quantidade destes elementos colocados no Planetinha que fizemos.




A grande questão do Jogo nem é a Arte ou os Elementos presentes nos Tiles, pois eles seguem a Arte já conhecida do Livro, mas a Mecânica, que faz com que os Jogadores "deem uma rasteira" nos demais, pois sempre o primeiro Jogador pega uma quantidade de Tiles (Depende do número de Jogadores), escolhe 1 deles para ser colocado no seu Planetinha e os demais entrega a qualquer outro Jogador, que também escolherá 1 Tile e assim vai até que todos tenham escolhido 1 Tile na rodada.




Azar do último ? Nem tanto... Pois na próxima rodada, ele será o primeiro a escolher.

O problema desta mecânica é que geralmente, quando sair, os demais jogadores vão evitar pegar Baobás e Vulcões, pois estes pontuam negativamente e geralmente estes Tiles ficam para os últimos jogadores da rodada. Daí a "rasteira" que mencionei, pois "O Pequeno Príncipe" é um Jogo em que você procura se beneficiar e "ferrar" os adversários o máximo possível.




O jogo dura em média 30 minutos e, devido a facilidade das Regras e Mecânica do Jogo, muitas vezes os Jogadores disputam 2 ou 3 partidas seguidas.

Gostamos deste tipo de Jogo, pois não exige muito conhecimento das regras por parte dos Jogadores e o aprendizado é muito rápido.

Mas... E o fator "Sorte" ?

Jogos em que você precisa pegar Tiles de forma aleatória possuem fator "Sorte" sim, pois os Tiles podem não ajudam muito, mas isso faz parte do Jogo e não consideramos realmente que isso realmente tenha prejudicado "O Pequeno Príncipe".




Este Jogo foi uma das boas surpresas aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, pois achávamos que fosse algo bem mais simples do que realmente mostra. É um Jogo em que você precisa fazer bem suas escolhas e procurar pontuar o máximo possível. Ou minimizar as perdas o máximo possível, mas de forma simples e fluida. Não é um Jogo que você precisa pensar muito !

Jogo que recomendamos, juntamente com Livro. Afinal, merecemos algo fofinho e de qualidade de vez em quando !



Nenhum comentário: