Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Twilight Struggle - Quando um Jogo transcende o próprio jogar...



Não gostamos de analisar Jogos, pois sabemos que gosto, cada um tem o seu e aquele Jogo que pode ser excepcional pra mim, pode não significar nada pra você. 

Mas neste nosso mundinho de Jogos, existem alguns, que estão "fora da caixa" e aqui podemos citar alguns como Bios Megafauna ou mesmo Hight Frontier, criados pelo maluco do Phil Eklund, onde as Regras parecem mais uma Tese científica, que simplesmente Regras de Jogo.




Conhecemos os Jogos modernos desde o Ano 2000 aproximadamente e, de lá pra cá, tivemos várias experiências em jogar vários dos Jogos hoje considerados Tops nos Rankings espalhados por aí, principalmente do BoardGameGeek, que é considerado o principal centro de informação. Se existe um Jogo lançado, estará lá com certeza !

https://boardgamegeek.com

O Jogo que vamos falar um pouquinho hoje é Twilight Struggle, lançado em 2005 pela GMT Games, cujos Autores são Ananda Gupta e Jason Matthews, portanto, já é um Jogo velho de estrada, com seus 18 anos.

Twilight Struggle esteve no Topo do Ranking do BoardGameGeek por vários anos e hoje ocupa a 14ª posição.




Lembro que quando ele atingiu o Topo, muitos questionaram como um Jogo para apenas 2 Jogadores, por ser considerado de Guerra, com uma Curva de aprendizado alta e com componentes simples, poderia estar no Top 1, mesmo com outros lançamentos excepcionais à época.

Em nossa história, podemos citar alguns "marcos", que, de tão importantes que foram, acabaram por servir de divisores, como por exemplo o "antes e o depois de Cristo" (Independente de Religião aqui. Apenas uma referência que historiadores utilizam) ou, se for trazer para algo mais próximo de nós, a própria história do Samba, onde muitos consideram o "antes e o depois de Noel Rosa".




Se formos falar em Jogos, eu sou um daqueles que consideram, juntamente com muitos outros jogadores, que existe também o "antes e o depois de Twilight Struggle", quando você faz esta experiência de colocá-lo à mesa.

O Jogo tem um Tema que, para aqueles mais velhos, fez parte da vida de todos, que é a Guerra Fria, cujos Países envolvidos (Estados Unidos e URSS) travaram uma Guerra mais silenciosa, onde as principais Frentes de batalhas não eram Soldados, Armas e Veículos de Guerra, mas interlocutores, políticos, dirigentes, pessoas de influência. Os resultados destes encontros, reuniões, planos, estratégias, muitas vezes criados nos subterrâneos daquilo que a Sociedade mundial conhecia, só era de fato revelado, quando eles aconteciam, de fato.




Envolto a tudo isso, o mundo assistia com temor, o momento em que uma das Potências perderiam a paciência e partissem para algo mais drástico, como uma Guerra nuclear, mas, e isso é o mais importante de tudo, tanto Estados Unidos, quanto URSS sabiam que não poderiam fazer isso, pois se fizessem, seria a destruição dos 2 e não apenas de um deles, porque a resposta viria na mesma moeda.

Mas manter esta tensão no ar, acabava, por outro lado, de manter sua posição como uma Potencia a ser respeitada e, consequentemente, como acontece na Política de todo mundo, atrairia novos Países coadjuvantes, apoios, acordos e, como acontece em toda Guerra, negociações e traições.




A Guerra Fria, acabou, por outro lado, criando condições para que, paralelo às ameaças de destruição mutua, fizesse com que estas 2 Potências demonstrassem ao mundo, que eles estavam à frente do outro, travando um dos episódios mais importantes que já tivemos, que foi a Corrida Espacial. Com isso, houve muita pesquisa e evoluímos muito em tecnologias, que acabou com os Estados Unidos conseguindo colocar um Homem na Lua.

No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. A bordo do Módulo lunar Eagle, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, ambos a serviço da Missão Apollo 11, pousaram sobre a superfície da Lua, realizaram diversos experimentos, hastearam a Bandeira estadunidense e coletaram diversas amostras de rochas e do solo lunar.




Estávamos no meio da Guerra Fria, mas as coisas começavam a caminhar para um fim que demoraria ainda 20 anos para acontecer, com viés de "Vitória" para os Estados Unidos, o que acabou acontecendo no ano de 1989, que, para muitos, é considerado como o final da Guerra Fria e com um marco importante e simbólico, que foi a Queda do Muro de Berlin.

Mas o que este contexto histórico ajuda em Twilight Struggle ?

O Jogo permite aos Jogadores, reviver todo este período histórico, desde 1945 até 1989 e, de forma muito inteligente, permite que os Jogadores sintam como se estivessem participando destas reuniões secretas, destas negociatas, destas decisões.




A utilização de Cartas com os principais Eventos que culminaram na Vitória dos Estados Unidos no mundo real, dá ao Jogador a sensação que ele tem nas mãos Documentos Secretos obtidos tanto de sua Potência, quanto da Potência adversária e que você precisa tomar decisões de como utilizar estes Eventos que irão acontecer de qualquer forma. 

E aqui está o genial deste Jogo, que é como fazer que estes Eventos me beneficiem ao máximo, ou, no mínimo, como minorizar os efeitos danosos de alguns deles. Para isso, você deverá verificar como está o Tabuleiro do Jogo com seu "Mapa-mundi", que informa claramente como estão os Países. Onde tenho influência, onde tenho controle, onde tenho presença apenas, onde o Adversário tem influência, onde tem controle, onde tem presença e como fazer com que determinados Eventos, não tragam tantos problemas. Mais que isso, tentar modificar todo este cenário e Jogar a Carta de Evento no momento correto.




Este jogo de influências, controle e presença é a essência de Twilight Struggle. Um Jogo que você precisa vivenciá-lo, experimentá-lo. Não apenas jogar por jogar.

Um conhecimento de todas as Cartas e seus Eventos, acredito ser o mais importante a se fazer neste Jogo antes de começar a jogá-lo. Perder 1 ou 2 partidas, apenas para estudar o Jogo e verificar o que um Evento trará de efeito de imediato, médio e longo prazo, fará com que os Jogadores disputem de igual para igual, pois, neste tipo de Jogo, um Jogador experiente, jogando com um inexperiente, derrotará antes do meio da Guerra. O que pode ser frustrante para Jogadores novatos em Twilight Struggle.




Estamos falando aqui não de um Jogo Familiar ou Divertido. Não ! Em Twilight Struggle você, definitivamente, não tem diversão alguma. Você está em uma situação que, ou sua Potência vence a partida, ou corre o risco de ser derrotada e sofrer todas as consequências por muito tempo, uma vez que qualquer lado vencedor vai tirar proveito disso politicamente.

Twilight Struggle é um Jogo brutal ! Você precisa escolher muito bem com quem vai jogá-lo e que estejam dispostos a encarar 3, 4 ou mesmo 5 horas de imersão no que foi a Guerra Fria, com todos seus Eventos acontecendo e os Jogadores tendo que correr atrás de como lidar com eles.




Mais que um Jogo, Twilight Struggle é uma experiência a ser vivida. Não é um Jogo para todos ! Não é um Jogo que você vai querer colocá-lo todo final de semana à mesa ! Não é um Jogo que achará Jogadores dispostos a encará-lo ! Não é um Jogo com Curva de aprendizado curta ! Exige que você jogue várias e várias partidas, e com isso, entenderá melhor as respostas de suas decisões, seja imediatamente, a médio ou a longo prazo. Não é um Jogo com Componentes belíssimos, mas que, possuem Componentes funcionais. Basta você olhar o Tabuleiro de Jogo e saberá como está a situação Política em todas as Regiões.




Faz jus à sua fama adquirida com o tempo !

Jogar Twilight Struggle é transcender o próprio jogar. Uma experiência única, que ainda não consegui encontrar em outros Jogos, mas, não é um Jogo para todos !

Se você um dia sentar para jogá-lo, aproveite a experiência, pois raramente terá oportunidade de vivenciar algo tão real, como se estivesse tomando decisões reais, mesmo sabendo dos Eventos futuros que a Guerra Fria trará pela frente. É como estivesse assistindo aquele Filme que você não sabe se está dentro ou ou fora dele, de tão bem feito que é !

Existe alguma vantagem de alguma das Potências no Jogo ? 

O Jogo é dividido em 3 partes (Início, Meio e Fim da Guerra)  e URSS tem uma vantagem boa no Início da Guerra. Já no meio da Guerra existe um certo equilíbrio de ambos os lados. O Fim da Guerra tem vantagem boa para os Estados Unidos. Assim, o Jogo retrata fielmente o que aconteceu, de fato, na história. Jogador que estará jogando com estados Unidos precisa ter muito cuidado do início ao meio do Jogo. Já o Jogador que estará jogando com a URSS precisará ter muito cuidado do meio para o fim do Jogo. Isso é uma Regra ? Não ! Mas as Cartas estão distribuídas de tal forma no Início, Meio e Fim da Guerra, que é preciso que os Jogadores tenham este conhecimento antes da partida. Daí a necessidade de estudá-lo antes de jogá-lo. Assim, poderá tentar equilibrar as coisas.




Não vi Estatísticas à respeito do Twilight Struggle, mas creio que exista um equilíbrio de Vitórias e Derrotas muito bom, pois Jogos desequilibrados, normalmente tendem a receber votações baixas nos Rankings e não foi este o caso de Twilight Struggle. Estamos falando aqui de um Jogo de 18 anos de estrada já, e mesmo depois de milhares de lançamentos de Jogos novos todos os anos, ele ainda ocupa o Top 15 no Ranking do BoardGemeGeek (Atualmente ocupa a 14ª posição). Para um Jogo de apenas 2 Jogadores, Guerra e com Componentes mais funcionais que excepcionais pela beleza, é algo louvável. 

Twilight Struggle é obrigatório na coleção de todos ! Uma experiência a ser vivida por aqueles que gostam de Jogos de qualidade !



Um comentário:

Rubens Caruso Junior disse...

Esse jogo é realmente um marco, muito criativo em design e envolvente... Mas como você bem pontuou, não é para todos.

Acompanhei alguns trechos de jogatina, não me cativou a ponto de querer jogá-lo , mas foi uma lição de história e estratégia assistir o desenrolar da partida.