O Clube do Tabuleiro de Campinas procura sempre incentivar que cada um faça seu Jogo para uso pessoal, utilizando Materiais Alternativos e muitas vezes, colocando outros Temas, que possam, inclusive, serem trabalhados em Salas de Aula ou mesmo com Filhos.
Para isso, existe a necessidade do conhecimento das Regras e do que pode ser feito para que, na mesa, o Jogo funcione.
Por aqui temos um Padrão que geralmente seguimos, quando precisamos de Cartas, Tiles, Marcadores e Dados, e nestas postagens, faremos um pequeno tutorial de como fazemos nossos Jogos. É claro que existem algumas variações aqui e ali, mas com estes Tutoriais, os interessados terão uma ideia do que podem fazer quando quiserem fazer suas Versões Caseiras ou mesmo Criações novas.
Nesta primeira postagem da Série, vamos explicar como fazemos nossas Cartas de Jogos.
Cartas de Jogos são muito utilizadas e alguns colegas até conseguem fazer a Impressão "Frente e Verso" no mesmo papel, deixando bem "alinhadas". Já tentamos fazer isso por aqui, mas sempre ao imprimir Frente e depois Verso, existe um "desalinhamento" e desistimos de fazer desta forma.
O que fazemos é um "sanduíche" com "Frente - Papel gramatura alta - Verso" e depois colocamos tudo isso dentro de Sleeves (Saquinhos protetores).
Isso sempre deu certo pois este Papel gramatura alta onde será colado a Frente e o Verso da Carta é feito na medida para entrarem nos Sleeves e, em função desta medida, fazemos a Arte das Cartas. Portanto, definir o tamanho dos Sleeves a serem utilizados é a primeira coisa que fazemos e depois, tanto o Papel gramatura alta, quanto Frente e Verso, fazemos em função deste.
Para a Frente e Verso, ainda fazemos em medida menor, para que sempre fique uma "borda" neste papel gramatura alta. Isso tem uma vantagem bem interessante, pois se utilizarem Papel gramatura alta colorida (Papel Color Plus, por exemplo), esta "borda", dependendo da medida que você deixá-la, acabará por diferenciar as Cartas.
A utilização deste Papel gramatura alta tem outra vantagem, que é deixar a Carta mais rígida, além de permitir que a impressão da Frente e do Verso, possa ser feita em Papel comum, que tem custo mais baixo.
Existe sim o trabalho de escolha do tamanho dos Sleeves, recorte do Papel gramatura alta, impressão da Frente e do Verso, recorte, colagem e montagem do Conjunto, mas o resultado final sempre agradou.
Uma dica interessante é que, neste tipo de montagem, você não precisa passar cola em toda Frente e Verso para colagem. Basta alguns pontos bem pequenos nos 4 Cantos e 1 no centro, que já são suficientes, uma vez que, ao colar no papel gramatura alta, este conjunto entrará "justo" no Sleeve.
Os Sleeves podem ser comprados em Lojas de Jogos, mas por aqui utilizamos Saquinhos Plásticos transparentes (PVC), comprados em Lojas de Embalagens. Eles são bem em conta pois vem em grande quantidade. É claro, não possuem a qualidade dos Sleeves feitos para Cartas, mas para nossos Jogos que fazemos, funcionam perfeitamente. Um inconveniente é que não existem muitas opções de tamanho. Daí a necessidade de comprá-los e depois fazer toda a "Arte" a ser impressa em função do tamanho deste Sleeve.
Esperamos, com estas dicas, ajudá-los na confecção de seus Jogos, e sempre enfatizamos que o "lúdico" começa na ideia, passa na confecção e depois termina no jogar, propriamente dito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário