Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

THE DAWN OF THE CIVILIZATION - Matematicamente seco !



Jogos Roll and Write sempre teve seu "nicho" e também seu Público e muitos não curtem a Mecânica pois não existe assim um Leque tão grande de opções de como fazer algo realmente novo. Aqui na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas, desde o advento da Pandemia onde este tipo de Jogo teve seu Boom, os Jogos Roll and Write tem agradado muito e, praticamente, temos grande parte dos Jogos feito por Autores amadores e lançados pelas Editoras.

É nítido a evolução destes Jogos, pois a qualidade de muitos deles superaram em muito as expectativas, seja pelo Tema e por todo arcabouço envolvido em deixar uma Mecânica um tanto quanto "travada", como uma estrutura sólida para algo bem mais profundo.

Na busca por Jogos Roll and Write, encontraremos inúmeros Jogos com elementos Matemáticos aplicados e sabemos que muitos não gostam destes elementos presentes no Jogo. Quando existe um Tema, ainda há interesse pelo Jogo, mas quando somente Números entram nas Folhas de Marcações, então temos uma Seleção natural daqueles que gostam e daqueles que não gostam desta característica.




Isso não significa que os Jogos deixam de ser bons. Temos em nossa coleção, Jogos muito interessantes para aplicação em Salas de Aula e como diversão com Crianças/Filhos. Talvez a palavra "diversão" não se aplique tão bem, devido à Natureza dos Números, que são "secos" e não representam nada visualmente ao Jogo.

Vídeo do Jogo:

https://boardgamegeek.com/video/535770/the-dawn-of-the-civilization/the-dawn-of-the-civilization-rule

Hoje vamos falar de um desses Jogos, onde existe um Tema, mas que no fundo pode ser confundido com uma Planilha Eletrônica, onde Números deverão ser colocados, objetivando algo à frente: The Dawn of the Civilization !

https://boardgamegeek.com/boardgame/437772/the-dawn-of-the-civilization 

Utilizando aqui as palavras do Autor na Página do Jogo no Site BoardGameGeek, a Terra foi recentemente atacada por Alienígenas e todos os Sistemas de Defesa estão sendo ineficazes. Como resultado, Governos em todo o mundo recrutaram Exploradores para se aventurarem nas Ruinas antigas espalhadas pelo Globo em busca de Civilizações perdidas, na esperança de descobrir Métodos para resistir à invasão Alienígena. Neste Jogo, os Jogadores assumem os papéis desses Exploradores, embarcando em Expedições arqueológicas para várias Ruinas. No final da Partida, o Jogador com maior Pontuação (Representando as maiores conquistas arqueológicas) sairá vitorioso.




Ao ler o parágrafo acima, temos a impressão que o Jogo é constituído de imagens do espaço, Naves Alienígenas e Sistemas de Defesa elaborados, mas, não temos nada disso.

Uma Planilha fria e seca, onde temos como objetivo, fazer Marcações em locais que representam as Ruinas e Números nas Descobertas destas Ruinas. Algo como utilizar resultados da Rolagem de Dados buscando evoluir nas Ruinas e marcar valores procurando concluir Equações matemáticas simples, sendo que existem alguns Bônus que os Jogadores poderão ganhar durante a partida, mas mesmo assim, muito simples.




O Tema existe e está até que muito bem aplicado à Folha de Marcação. Nada colorido, nada de imagens elaboradas, nada de combos complexos. Existe a necessidade de saber como utilizar os Dados da melhor forma possível e nada mais que isso. 

Jogos com esta característica acabam por afastar muitos Jogadores, pois não existe o "belo". Existe uma Folha "funcional", que serve muito bem ao que o Jogo exige para a vitória, mas que não apresenta nada que encha os Olhos dos desavisados.

Isso quer dizer que o Jogo é ruim ? Não !

Gostamos de Jogos com estas características e como exemplo, podemos citar 2 do que chamamos de "Linha Q" (Qwixx, Qwantum, Qwinto e Qwizz). Destes, tanto o Qwinto, quanto o Qwizz  também utilizam Números em suas Folhas de Marcação. 

The Dawn of the Civilization, se formos fazer uma classificação, ficaria atrás de qualquer Jogo da "Linha Q", mas nem por isso se torna um Jogo ruim. É um Jogo simples, mas com decisões que os Jogadores terão que tomar, de forma a conseguir completar não só as Equações solicitadas, mas também, conseguir a maior quantidade possível de Marcações nas Ruinas.




Existe a sorte da rolagem dos Dados ? Aqui ela não é tão clara, uma vez que vários Dados são rolados e, dentre eles, o Jogador pode optar por escolher um ou outro. Além disso, existe a possibilidade de escolha de onde utilizar os Valores destes Dados, portanto, não é apenas um Jogo de Rolar Dados e sair marcando simplesmente.

Nas imagens, podem observar que não existe realmente algo que chame a atenção, pois é "matematicamente seco", e este tipo de Jogo agrada em cheio o Público que temos na Ecobrinquedoteca, pois sua utilização poderá se dar em Salas de Aula e também com Crianças/Filhos, onde existe a utilização das Operações básicas. Conceito de "Maior" e "Menor" também estão presentes nas Equações e os Objetivos do Jogo não são tão difíceis assim para serem atingidos.




The Dawn of the Civilization tem um nome "pomposo" para uma jogabilidade simples até. Nada muito a esperar dele, mas muito a ser trabalhado com Grupos Escolares e também Idosos, onde há exigência de um pensar mais apurado. Nada assim, difícil, mas um pensar, que por si só, dependendo do Grupo, pode ser de vital importância para manter as atividades do pensamento sempre ativas.

Na Página do Jogo no Site BoardGameGeek (Link acima) poderão fazer o Download da Folha de Marcação. Basta arrumar os Dados e Jogá-lo numa boa. Mas não espere algo grandioso. É prático, funciona, seco devido aos Valores numéricos, mas que pode ser bem interessante, principalmente para alunos que estão começando a lidar com Equações simples.

Gostamos de Jogos assim...



Nenhum comentário: