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quarta-feira, 10 de abril de 2024

EVEREST 1924 - Atingir o cume nunca foi fácil !



Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek e Internet !

Hoje vamos falar de um dos Jogos "Roll/Flip Write" dos mais interessantes e que muito agradou a todos em nossa Ecobrinquedoteca: Everest 1924

https://boardgamegeek.com/boardgame/327725/everest-1924/images

Antes de falar do Jogo em si, colocaremos um texto extraído da Wikipédia e que resume bem o que é esta Montanha e sua história no mundo do Alpinismo:

O monte Everest, também conhecido no Nepal como Sagarmāthā, no Tibete como Chomolungma e Zhūmùlǎngmǎ Fēng em chinês é a montanha de maior altitude da Terra. Seu pico está a 8848,86 metros acima do nível do mar, na subcordilheira Mahalangur Himal dos Himalaias. A fronteira internacional entre o distrito nepalês do Solukhumbu e o distrito de Tingri da Região Autônoma do Tibete da República Popular da China passa no cume. O maciço do Everest inclui diversos outros picos situados acima da zona da morte, incluindo os picos do Lhotse (8516 m), Nuptse (7855 m) e Changtse (7580 m), entre outros. 

O nome em inglês foi atribuído em 1865 pela Royal Geographical Society sob recomendação de Andrew Waugh, diretor do Survey of India, o organismo central de cartografia e topografia da Índia britânica. Não tendo conseguido saber os nomes locais da montanha, Waugh batizou-a com o nome do seu antecessor no Survey of India, George Everest. 

O Everest atrai muitos alpinistas, alguns deles experientes. Existem duas rotas principais de escalada: uma que se aproxima ao cume pela face sudeste, no Nepal (conhecida como a rota padrão) e outra pela face norte, no Tibete. Apesar da rota padrão não colocar desafios substanciais na técnica de escalada, o Everest apresenta perigos, tais como mal da montanha, condições climáticas, vento, bem como os perigos objetivos importantes, como avalanches. Em 2016, havia bem mais de 200 cadáveres na montanha, sendo que alguns deles chegam a servir como pontos de referência. 




Os primeiros esforços registrados para alcançar o topo do Everest foram feitos por montanhistas britânicos. Como na época o Nepal não permitia que estrangeiros fossem ao país, os britânicos fizeram várias tentativas na rota pelo lado norte, no território tibetano. Após a primeira expedição de reconhecimento pelos britânicos em 1921 chegar a 7 000 m pela encosta norte, uma expedição de 1922 chegou até 8320 m, marcando a primeira vez que um humano esteve acima de 8 000 metros de altitude. Uma tragédia atingiu a equipe na descida, quando sete alpinistas morreram numa avalanche. A expedição de 1924 resultou no maior mistério no Everest: George Mallory e Andrew Irvine fizeram uma tentativa de chegar ao cume em 8 de junho, mas nunca mais voltaram, o que provocou debate sobre se eles foram os primeiros a chegar ao topo. Eles haviam sido localizados no alto da montanha naquele dia, mas desapareceram nas nuvens e nunca mais foram vistos, até que o corpo de Mallory foi encontrado em 1999 a 8155 metros de altitude na face norte da montanha. Em 1953, Tenzing Norgay e Edmund Hillary fizeram a primeira subida oficial do Everest usando a rota sudeste. Tenzing havia atingido 8595 m no ano anterior como membro da expedição suíça de 1952. A equipe de montanhismo chinesa de Wang Fuzhou, Gonpo e Qu Yinhua fez a primeira ascensão relatada do pico pelo lado norte em 25 de maio de 1960. 

Origem

O monte Everest está localizado na cordilheira dos Himalaias, a qual surgiu de um processo natural conhecido como dobramentos modernos (também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos). São estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta por serem relativamente jovens se comparadas a outras formações no planeta, dessa forma o lento processo de erosão ainda atua sobre suas formações, diferente dos dobramentos antigos, onde os processos de erosão foram responsáveis pela formação de planaltos e bacias sedimentares. O início da formação das principais cadeias de montanhas da Terra não ocorreu antes de 250 milhões de anos atrás, durante o período terciário. Estima-se que o Himalaia tenha surgido cerca 50 a 40 milhões de anos atrás, quando as massas de terra do subcontinente indiano e da Eurásia, impulsionadas pelo movimento das placas tectônicas, colidiram. 

Medida da altitude

Em 1856, o Grande Levantamento Trigonométrico da Índia Britânica estabeleceu a primeira altitude publicada do Everest, então conhecido como Pico XV, em 8840 metros. (Carece de fontes) A altitude de 8848 m, reconhecida pela China e pelo Nepal, foi estabelecida por uma pesquisa indiana de 1955 e posteriormente confirmada por uma pesquisa chinesa em 1975. Em 2005, a China recalculou a altitude da montanha e chegou ao resultado de 8844,43 m. Uma controvérsia entre China e Nepal a respeito do valor altimétrico da montanha durou 5 anos, de 2005 a 2010. A China argumentava que ela devia ser medida pela sua cota de rocha, que é 8844,43 m, mas o Nepal dizia que deveria ser medida pelo topo da camada de neve, que é de 8848 m. Em 2010, foi finalmente alcançado um acordo que a altitude do Everest é de 8 848 m e o Nepal reconheceu a alegação da China de que a altitude do topo da rocha do Everest é de 8844,43 m. Em dezembro de 2020, os dois países deram uma conferência de imprensa onde apresentaram o valor altimétrico de 8848,86 m. 

O nome Everest foi uma homenagem de Andrew Scott Waugh ao seu predecessor na direção do Survey of India, George Everest. Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala, foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos em 1852. Alguns indianos pensam que o pico deveria ser chamado Sikdar, e não Everest. (Carece de fontes) 

Ascensão

O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada. Esta foi a rota utilizada por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953. Contudo, a escolha por esta rota foi mais por questões políticas do que por planejamento de percurso, quando a fronteira do Tibete foi fechada aos estrangeiros em 1949. Até o final de 2006, 8030 pessoas tentaram alcançar o topo, e delas 212 não retornaram da aventura, sendo que destas, 56% morreram depois de atingir o cume. 




A maioria das tentativas é feita entre abril e maio antes do período das monções porque uma mudança na jet stream nesta época do ano reduz a velocidade média das rajadas de vento. Ainda que algumas vezes sejam feitas tentativas após o período das monções em setembro e outubro, o acúmulo de neve causado pelas monções torna a escalada ainda mais difícil. 

Mallory, Irvine e Hillary

Desde 1921, diversas tentativas de escalada foram feitas. Em 8 de junho de 1924, George Mallory e Andrew Irvine, ambos britânicos, fizeram uma tentativa de ascensão da qual jamais retornaram. Não se sabe se atingiram o pico e morreram na descida, ou se não chegaram até ele, já que o corpo de Mallory, encontrado em 1999, estava com objetos pessoais, mas sem a foto da esposa, que ele prometera deixar no pico. 

A primeira ascensão até o topo foi feita pela expedição anglo-neozelandesa em 1953, dirigida por John Hunt. O pico foi alcançado em 29 de maio desse ano por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.  Em 16 de maio de 1975, a japonesa Junko Tabei tornou-se a primeira mulher a alcançar o topo do Everest, integrando uma expedição feminina japonesa.  A primeira ascensão sem oxigênio foi feita por Reinhold Messner e Peter Habeler em 1978. Em 1980, Reinhold Messner efetua a primeira ascensão solitária.  No mesmo ano os poloneses Leszek Cichy e Krzysztof Wielicki realizaram a primeira acessão invernal.  Em 25 de maio de 2001 o americano Erik Weihenmayer tornou-se o primeiro alpinista cego a atingir o topo. 




Desastre de 1996

Durante a temporada de escalada de 1996, 19 pessoas morreram durante a tentativa de chegar ao cume, sendo o maior número de mortes em um único ano na história do Everest. Uma tempestade impossibilitou muitos alpinistas, que estavam próximos ao cume (no escalão Hillary), de descer, matando oito pessoas em um único dia. Entre aqueles que morreram na temporada de 1996 estavam os experientes alpinistas Rob Hall e Scott Fischer, ambos liderando expedições pagas até o topo. O desastre ganhou grande publicidade, e levantou perguntas sobre a comercialização do Everest. 

O jornalista Jon Krakauer, da revista Outside, era um dos clientes de Rob Hall, e em 1997 publicou o livro bestseller No Ar Rarefeito, que relata sua experiência na expedição de 1996. 

O montanhista russo Anatoli Boukreev, guia contratado da expedição comercial da agência Mountain Madness, do americano Scott Fischer, publicou em 1997 o livro A Escalada, em que relata sua versão dos fatos do acidente em maio de 1996. 

Cronologia

1719: O Everest aparece como a montanha mais alta do mundo no atlas dos territórios da dinastia Qing (China), com o nome Qomolangma.

1841: O coronel George Everest, topógrafo-geral na Índia, nomeia temporariamente a montanha como Pico XV.

1856: O Pico XV, também chamado Pico b, foi batizado monte Everest em homenagem ao geógrafo britânico George Everest.

1904: Uma expedição britânica liderada por Francis Younghusband tira as primeiras fotografias da face oriental, a cerca de 150 km de distância, no Tibete.

1921: Primeira expedição britânica financiada pelo Mount Everest Committee da Royal Geographical Society, liderada pelo coronel Charles Howard-Bury, da qual fez parte George Mallory chegou ao Colo Norte. A expedição tinha como objetivo o reconhecimento do itinerário mais fácil para atingir o cume.

1922: Segunda expedição britânica na face norte, liderada por Charles Granville Bruce, da qual também fez parte Mallory e Edward Felix Norton, chega a 8230 m de altitude na segunda tentativa de atingir o cume, mas a terceira tentativa é abortada na sequência de sete carregadores terem morrido numa avalanche. Estes são as primeiras vítimas mortais de escaladas do Everest.

1924: Terceira expedição britânica na face norte, liderada por Edward F. Norton devido a doença de Granville Bruce, estabelece o recorde de altitude que se manteria por quase 30 anos (8570 m). George Mallory e Andrew Irvine desaparecem numa tentativa de atingir o cume que não se sabe se teria sido bem-sucedida.

1953: Edmund Hillary e Tenzing Norgay chegam ao cume a 29 de maio.

1995: Waldemar Niclevicz e Mozart Catão são os primeiros brasileiros a atingir o cume, às 11h22m do dia 14 de maio.

1999: João Garcia torna-se o primeiro português a atingir o cume; fê-lo sem recurso a garrafas de oxigénio.

2005: Em maio, o piloto de testes Didier Delsalle executa o primeiro pouso com um helicóptero no cume.

2014: Em 18 de abril, uma avalanche mata 16 nepaleses que trabalhavam na fixação da rota no lado nepalês. A tragédia obriga expedições a cancelarem a escalada.

2015: Em 25 de Abril, após um forte sismo que abalou o Nepal, 22 pessoas morrem. Uma avalanche que começou com o desprendimento de gelo e rochas do Nuptse atinge o campo base e novamente a temporada é suspensa. É o segundo ano seguido que isso ocorre.

2015: Em 27 de setembro, o Nobukazu Kuriki desistiu de subir ao cume após a amputação de nove dedos de duas mãos depois de cinco tentativas em seis anos. Caso tivesse concluído a escalada, seria a primeira ascensão depois do sismo no Nepal de 2015.

2017: Dois brasileiros chegam ao cume, Adriano Freitas e a apresentadora de TV Karina Oliani. Esta escala pela face Norte e se torna a primeira mulher sulamericana a chegar ao cume por suas duas faces.

2017: O catalão Kilian Jornet realiza duas ascensões relâmpago ao Everest. Na primeira ele faz cume em 26 horas partindo de Rogbuk, na face Norte. Na segunda, 6 dias mais tarde, ele ataque desde o Acampamento Base Avançado e retorna em apenas 17 horas. Ambas as ascensões foram sem oxigênio, cordas fixas e ajuda de xerpas.

2022: Aos 52 anos, o sherpa nepalês Kami Rita escala o Everest pela 26ª vez, quebrando o próprio recorde de maior número de vezes que alguém chega ao cume da montanha. Ele possui o recorde desde 2018, ano em que subiu o Everest pela 22ª oportunidade.


Sobre o Jogo:

O Clube do Tabuleiro de Campinas tem feito ao longo dos últimos meses, várias postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", já que esta Categoria de Jogos agradou muito e muitos Autores/Editoras, ao longo do tempo, principalmente após o advento da Pandemia do Covid 19, acabaram por encontrar um "Nicho" de Jogadores considerável.

Muitos destes Jogos são gratuitos e uma boa garimpagem na Internet e um pouco de capricho, você acaba por ter uma boa coleção de Jogos a um custo muito baixo.

Everest 1924 não foge muito quanto a Mecânica dos Jogos desta Categoria, pois existe uma Folha onde serão feitas Marcações e 6 Dados. O que se destaca neste Jogo não é a facilidade do Jogar em si, mas a dificuldade em conseguir atingir o Topo (Vencer a Partida), pois as Regras de Marcações e utilização de Dados complica muito a vida dos Jogadores, principalmente do meio para o fim da Partida.


Vídeos que fizemos de uma Partida completa do Jogo "Subindo o Pico do Jaraguá":




Como Jogar:

O Jogador possui uma Folha com 17 linhas sobrepostas  e deslocadas para direita com valores que vão de 6 a 36 (+ a Linha de saída). Possui também 6 Dados, sendo que no início da Partida, iniciará com apenas 3 deles. Os demais irão entrar na rolagem durante a Partida, conforme o Jogador for ascendendo ao Cume.

Para fazer a Marcação sempre na Linha de cima à ultima Marcação feita, o Jogador irá deslocar para a direita esta Marcação, criando uma Rota desde o Ponto de Partida, até o Cume (Se atingir).



Cada Linha, possui um número variado de espaços que o Jogador irá Marcar quando, na rolagem de Dados, não conseguir atingir o Valor exigido da Linha (Ou Valor superior). Não fazer Marcação na rolagem de Dados, implica em "deslocar" para a direita sua Rota de ascensão, o que pode complicar a vida do Jogador, principalmente do meio para o fim da Partida..

Marcação só é permitida quando o Jogador, na rolagem de Dados, conseguir atingir Valor igual ou superior ao número especificado em cada Linha e sempre será feita Linha por Linha, portanto, mesmo que o Jogador consiga algum Valor superior exigido em Linhas mais acima, deverá fazer a Marcação na próxima Linha livre.




Regras para utilização dos Dados:

O Jogador, ao rolar os Dados, terá que conseguir fazer Sequências, com 2 ou + Dados, como por exemplo: 1-2     3-4-5     3-4     2-3-4-5 e o valor a ser considerado na rolagem será sempre o maior valor dos Dados da Sequência x Número de Dados da Sequência. Colocamos alguns exemplos abaixo:

1-2                2x2=4                (Maior valor x Número de Dados da Sequência)

3-4-5             5x3=15

3-4                4x2=8

2-3-4-5         5x4=20

O problema desta Regra é que, durante a Partida, os Valores de cada Linha vão aumentando e mesmo com a entrada de novos Dados, para se chegar ao Topo (Linha 36), o Jogador terá que conseguir fazer a Sequência 1-2-3-4-5-6    6x6=36.


Como alterar os Valores obtidos na rolagem dos Dados:

Existem 3 Regras que o Jogador poderá utilizar, para alterar alguns Valores dos Dados:

- Re-rolagem: O Jogador poderá, a cada Rodada, re-rolar todos os Dados ou apenas alguns deles (À sua escolha). Porém, só poderá fazer a re-rolagem, 1 vez por Rodada. 

- Valores duplos: Quando, na rolagem dos Dados, sair valores duplos 1-1    2-2    3-3    ... o Jogador poderá (Dispensar) um deles e alterar algum Valor de outro Dado em +1 ou -1. Colocamos a seguir, um exemplo: 4-2-2: O Jogador poderá reservar o Dado de Valor 4, dispensar um dos Dados de Valor 2 e somar + 1 ao segundo Dado de Valor 2, chegando ao Valor 3 e com isso, fazer a sequência 3-4=8 (Maior valor do Dado da Sequência x Número de Dados utilizados na Sequência).

- Valores diferentes: Quando, na rolagem de Dados, sair valores diferentes e que não interessam ao Jogador, poderá ser dispensado 1 Dado e o Valor deste Dado dispensado deverá ser somado com o outro Dado. Colocamos a seguir, um exemplo: 6-3-2: O Jogador poderá reservar o Dado de Valor 6, dispensar o Dado de Valor 2 e somar este Valor ao Dado de Valor 3, chegando ao Valor 5 e com isso, fazer a sequência 5-6=12

Dados dispensados podem entrar na re-rolagem, caso haja interesse do Jogador.




Consequências das rolagens dos Dados:

Embora pareça um Jogo simples no início da Partida, Everest 1924 mostra o que é do meio para o fim, já que os Valores exigidos em cada Linha são maiores e atingir o Cume então é mais complicado ainda, pois é preciso fazer uma Sequência de 6 Dados, utilizando na rolagem 6 Dados.

Muitos atribuem à última rodada, um fator "Sorte" muito grande, pois é preciso fazer a Sequência perfeita (1-2-3-4-5-6), mas mesmo assim, existem as 3 Regras que podem ajudar o Jogador a alterar alguns Valores dos Dados e conseguir êxito.

Para nós, que já jogamos diversas vezes (E vencemos apenas em 1 delas), isso não foi um inconveniente, pois o segredo é chegar na Penúltima linha, com sua Rota mais à esquerda possível. Isso faz com que, nesta Linha 30 (Penúltima linha), você tenha mais tentativas para conseguir atingir o Valor 36 da última Linha (Cume da Montanha).



A única forma de conseguir "deslocar" sua Rota para esquerda, é utilizar os Acampamentos. Quando o Jogador decide utilizar algum deles (Existem 4 Acampamentos na Partida), o Jogador, ao invés de fazer a próxima Marcação na Linha superior à última Marcação e coluna da Direita, deverá fazer a Marcação 3 colunas à esquerda, fazendo com que sua Rota se desloque para um local em que, nas próximas Rodadas, terá mais tentativas buscando os Valores exigidos das Linhas.

Porém, Acampamentos não utilizados darão 5 Pontos cada um ao Jogador no final da Partida, o que é uma Pontuação que o Jogador não pode desprezar por ser um bom Valor na Pontuação final.


O que achamos do Jogo:

Everest 1924 é um dos Jogos que mais nos surpreendeu, pois, à primeira vista, a Folha parece algo "seco" e sem muita Arte. Mais parece um Gráfico matemático do que um Jogo propriamente dito, mas o desafio que Everest 1924 exige do Jogador, supera muitos dos Jogos que temos postados aqui no Blog.

Existe sim, a "Sorte" envolvida na rolagem dos Dados, mas existem meios do Jogador tentar superar/amenizar isso, caso faça escolhas bem feitas de quando utilizar as Re-rolagens, Valores duplos ou Valores diferentes, conforme já explicamos.



Um dos problemas que o Jogador terá que ir contornando ao longo da Partida, é quando, nas Rolagens da Rodada, o Jogador não consegue chegar a um Valor igual ou superior ao Valor exigido pela Linha, pois neste caso, o Jogador terá que fazer a Marcação no espaço à Direita da última Marcação feita e na mesma Linha. Isso faz com que sua Rota se desloque inteira para a direita e é preciso tomar muito cuidado, caso alguma Marcação esteja o último espaço de alguma Linha e o Jogador já ter utilizados os 4 Acampamentos, pois em uma próxima Rolagem negativa, a Rota sairá dos Espaços disponibilizados para Marcação e o Jogador perde a Partida imediatamente.  

Em nossas Partidas, por várias vezes tivemos dificuldades em fazer uma análise do que fazer com os Dados, visando chegar a um determinado Valor e acrescenta-se aqui a aleatoriedade dos Dados, que é um complicador para o Jogador, já que, muitas vezes, não sai o Valor que o Jogador precisa.

Gostamos tanto de Everest 1924 que fizemos um Redesenho que demos o Jogo de "Subindo o Pico do Jaraguá", no qual mudamos o Tema apenas, mas o Jogo é o mesmo. E como tivemos dificuldades em vencer (Chegar na última Linha - 36) em quase todas as Partidas, exceção feita a apenas 1 delas, onde tivemos muita sorte na rolagem dos Dados, já que obtivemos Valores 1-2-3-4-5-6, decidimos fazer outro Redesenho com a adição de + 1 Dado (7 Dados no Total), facilitando um pouco os Jogadores a conseguirem chegar ao Cume.



Para os interessados em fazer o Download do Jogo "Subindo o Pico do Jaraguá", o Link é este aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/1tlzsu4NnywYZMKYZaSFgH-2tsMiFv5S4?usp=sharing

Everest 1924 é um Jogo muito fácil de ser feito, pois basta 1 Folha de marcação e 6 (Ou 7 Dados) e tem-se um dos Jogos mais interessantes neste universos do "Roll/Flip Write" que temos explorando ultimamente.

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