Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

AQUAMARINE - Roll-and-Write ótimo para todas as faixas etárias...


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

O Clube do Tabuleiro de Campinas tem feito algumas postagens sobre Jogos "Roll-and-Write", pois encontramos neste "Nicho", algo realmente interessante a se trabalhar com todos os tipos de públicos, devido principalmente à facilidade de confecção dos Jogos, bem como da jogabilidade em si, que acaba englobando diversos Temas e também diversas formas de trabalhar o "rolar Dados e "Escrever".



Esta modalidade já existia antes da Epidemia de Covid 19 (Anos 19/20/21), mas foi justamente a Epidemia que acabou dando um "boom", pois o "ficar dentro de casa" acabou atraindo criadores para este tipo de Jogo, e muitos Jogos foram lançados à Época. Devido ao sucesso atingido, criou-se um "Nicho" de Jogadores, que buscam nestes Jogos, uma alternativa interessante de ter um Jogo de qualidade e com um custo bem baixo de confecção e mesmo compra. Algumas Editoras, inclusive, possuem Jogos que você compra o Jogo (Não físico), recebe os Arquivos e ainda tem a vantagem de receber gratuitamente todas as atualizações futuras do mesmo.



Já fizemos postagens aqui no Blog de Jogos deste tipo como:

- Waypoints

- Voyages

- Optimus

- Todos contra a Dengue Roll-Write - Este Jogo foi uma criação nossa e já distribuímos os Arquivos aos interessados.

...

Hoje vamos falar de um Jogo que tem agradado muito quem frequenta nossa Ecobrinquedoteca, principalmente o público infantil, que é o Jogo Aquamarine:

https://boardgamegeek.com/boardgame/360471/aquamarine

Dos 3 Jogos vendidos pela Postmark Games (Voyages, Waypoints e Aquamarine) e que escrevemos a respeito por aqui, Aquamarine consideramos o mais simples, mas nem por isso deixa de ser um excelente Jogo e que exige dos Jogadores fazerem boas escolhas durante a partida.



Resumidamente, temos mergulhadores que querem explorar o fundo do Oceano e para isso terão que fazer 3 mergulhos, de forma a visitar locais e visitar a Fauna e Flora do fundo do Oceano, e, desta forma, conseguir a maior quantidade de Pontos, dependendo do local visitado. Para quem leu a postagem dos Jogos Voyages e Waypoints, vai notar aqui uma semelhança muito grande quanto aos objetivos, embora a forma como isso se dá seja diferente para cada jogo.

Vídeo explicativo do Jogo: Canal  Romir play house (You-tube):



Em Aquamarine, os Jogadores terão que fazer 3 mergulhos, limitados à quantidade de Oxigênio em seus tanques e procurar conseguir Pontos, dependendo do local visitado. Acrescenta-se aqui que alguns locais só podem ser visitados de Dia ou de Noite (Alguns Peixes) e outros terão que ser visitados em rodadas diferentes (Corais).



O problema maior em Aquamarine é saber como lidar com a rolagem dos 2 Dados D6, pois apenas 1 deles poderá ser escolhido para formar "Áreas" que mostram onde o Mergulhados está passando. Mas temos um probleminha aqui: Se o valor do Dado escolhido foi o maior, então, devemos fazer a "diferença" dos valores e descontar isso em Oxigênio. Portanto, se por um lado, temos um valor alto, teremos que gastar mais Oxigênio para fazer esta Área e caberá ao Jogador decidir se compensa ou não fazer isso.



No caso de valores iguais, temos um Bônus do Jogo, pois além de não gastarmos Oxigênio, temos também 2 valores a mais para utilizar naquela Ação, o que pode ser muito interessante.



Aquamarine, para quem olha, é um Jogo muito colorido, que chama a atenção e daí o interesse por parte do público infantil, pois o Jogo "parece" ser simples demais, coisa que realmente não é. Decisões de quais caminhos seguir em seu mergulho e de quais locais a serem visitados são fatores essenciais para se conseguir Pontos valiosos.



3 mergulhos parecem interessantes, mas temos outro problema, que nenhum mergulho pode "tocar" locais onde já foi feito algum mergulho anterior. Com isso, não é assim sair nadando pelo Oceano apenas. É preciso saber por onde ir e já ir planejando os próximos mergulhos, de forma a conseguir a maior quantidade de Pontos possível.



Visualmente falando, consideramos Aquamarine, seguido de Waypoints e por último Voyages, como uma Arte bem feita para o Jogo. Nos 3 casos, embora existam muitas informações, principalmente em Aquamarine, existe uma "organização" do espaço e os Jogadores dificilmente se confundem ou tem dúvidas de onde ir e o que fazer.



Neste ponto, Waypoits é um pouco mais complicado, devido às Linhas de grade (Longitude e Latitude) e Linhas de nível, o que exige mais atenção dos jogadores. Já Voyages exige um planejamento de qual direção seguir e quantos espaços navegar.



Aquamarine, para nós do Clube do Tabuleiro de Campinas, que gostamos de Jogos de dificuldade média e que atente ao público que frequenta nosso espaço, se encaixou perfeitamente naquilo que queremos em um Jogo, por ser fácil de ser explicado e jogado e que tanto chamou a atenção, principalmente pelo público infantil. Mas mesmo assim, todas as demais faixas etárias poderão desfrutar do Jogo, pois se encaixa bem em todas elas.



Excelente Jogo para colocar à mesa em Casa com seus Filhos ou em Salas de Aula com seus Alunos. Mas que atente muito bem também aos demais públicos interessados em tê-los na coleção.


Nenhum comentário: