Gostamos de Jogos que exigem dos Jogadores, rapidez em suas decisões, mesmo quando você tem Componentes mínimos e alguns Objetivos mais complicados. Um exemplo clássico é Ubongo, com suas Peças tipo "Tetris", onde você possui objetivos de completar determinada Área com determinadas Peças. Ubongo aqui, se assemelha muito ao Jogo que vamos falar um pouquinho hoje, que é Nine Tiles Panic !
https://boardgamegeek.com/boardgame/279869/nine-tiles-panic
Vídeo em Espanhol do jogo:
Nine Tiles Panic foi lançado em 2019 e seus Autores são Jens Merkl e Jean-Claude Pellin, portanto, já é um Jogo de um tempo de estrada e que dificilmente será lançado aqui no Brasil.
Jogos em "Tempo real", onde todos os Jogadores fazem suas Ações ao mesmo tempo, são interessantes pois geralmente possuem o Fator "Tempo" como um obstáculo a ser vencido e Nine Tiles Panic não foge a esta regra.
Do que é composto o Jogo ?
Cada Jogador possui 9 Tiles quadrados, com desenhos Frente e Verso e, seu Objetivo, é fazer uma Grade 3x3, visando atingir o máximo de Objetivos possíveis a cada Rodada, sendo que sempre 3 Objetivos estarão disponíveis a todos os Jogadores. Estes Objetivos, por sua vez, são determinados por Cartas que, sempre no início da Rodada, 3 delas são reveladas.
Qual o Tema envolvido ?
Um Tema estranho e bem fantasioso, diga-se de passagem, pois envolve uma Cidade onde estão presentes Alienígenas, Agentes, Crianças (Meninos e Meninas), Cachorros, Estradas, Casas e Hambúrgueres (Sim ! Hambúrgueres !). Esta fantasia encaixou-se bem à finalidade proposta no Jogo, já que as Cartas de Objetivos possuem informações que ligam todos estes "Personagens" de uma forma lógica até.
Quais os Objetivos propostos nas Cartas ?
As Cartas possuem Objetivos bem simples a serem cumpridos. Simples, mas não fáceis, devido principalmente à necessidade de cumpri-los o mais rápido possível, uma vez que o primeiro Jogador ganhará mais Pontos que os demais. Acrescenta-se a isso, que, após o primeiro Jogador cumprir os Objetivos propostos, uma Ampulheta de Areia de 90 segundos é virada e este tempo da Ampulheta determina o tempo restante aos demais Jogadores que ainda não cumpriram os Objetivos. Alguns exemplos de Objetivos descrevemos em seguida:
- Cidade com mais Curvas nas Estradas: Cidade com mais Curvas vence.
- Cidade com menor quantidade de Estradas.
- Cidade com maioria de Meninas: Cidades com mais Meninas vence.
- Maioria de Peças adjacentes com Cachorros.
- Maioria de Peças adjacentes sem Aliens.
O que achamos do Jogo:
Nine Tiles Panic encaixou-se perfeitamente no estilo de Jogo que gostamos de colocar à mesa, que é "diversão", mas com decisões a serem tomadas de forma rápida.
Existem Jogadores que tem alguma dificuldade neste tipo de Jogo, pois é preciso "pensar rápido". As 3 Cartas de Objetivos abertas à todos os Jogadores no início de cada Rodada, faz com que todos, ao mesmo tempo, estejam concentrados nos seus 9 Tiles, buscando atingir os Objetivos e tendo o Fator Tempo, como algo a ser superado.
Jogo dos mais simples e que entrega aos Jogadores aquilo a que se propõe.
Mas, que exige dos Jogadores, um pensamento rápido, pois os Tiles de cada Jogador são os mesmos (Muda-se apenas a Cor), os Objetivos são os mesmos, mas há necessidade de pensamento rápido de qual lado do Tile utilizar (Sim ! Cada Tile possui Frente e Verso com imagens diferentes), como posicioná-los em sua Grade e com um agravante que Estradas precisam entrar e sair da Grade 3x3. Portanto, não é somente ir colocando Tiles. É preciso saber onde colocá-los de forma eficiente !
Gostamos deste tipo de Mecânica e Nine Tiles Panic nos agradou muito com sua simplicidade de Regras e dificuldade de cumprir os Objetivos !
Um Jogo que agrada todos os tipos de Públicos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário