Jogos de Memória são muito interessantes, pois podem fazer parte do acervo dos jogadores e ser utilizado para todas as idades.
De uma certa forma, temos um "Padrão" nos Jogos mais conhecidos, onde normalmente temos peças viradas e nosso objetivo é virar 2 do mesmo tipo.
Mas este "Padrão", muitas vezes é modificado e passa a fazer parte da "Mecânica" do Jogo, tornando muito mais interessante não só para Criadores, como para quem joga.
"Cadê o Lobo ?" é um destes Jogos onde a Memória faz parte da Mecânica do Jogo, mas o objetivo final passa a ser outro completamente diferente, mas que não se descola da memorização.
Do que se trata o jogo ?
Temos uma fazendinha com vários animais, que estão desenhados em "Tiles" redondos e estes estão todos virados para baixo e são espalhados aleatoriamente no Tabuleiro. Com isso, ninguém sabe onde está cada tipo de Animal e aqui se aplica a memorização, pois os Jogadores, à sua vez, terão que virar 1 destes "Tiles" para ver qual animal se encontra desenhado.
Vídeo do Jogo:
O problema, é que junto com estes "Tiles" de animais, existem também alguns Lobos que, uma vez revelados, farão o Lobo andar por uma Trilha em direção à Fazendinha onde os animais estão espalhados. Diga-se de passagem que se 5 destes Tiles de Lobos forem revelados, o Lobo entra na Fazendinha e todos os jogadores perdem a partida.
De uma certa forma, este "Padrão" de jogo é encontrado em outros Jogos, mas "Cadê o Lobo ?" ainda possui outra situação onde os Jogadores terão que trabalhar a memória, que são os Celeiros para onde são enviados os "Tiles" de animais que os Jogadores revelam ao longo da partida.
Existem 4 Celeiros, onde, no início da partida, são colocadas Cartas que podem ter 2 ou 3 animais desenhados, especificando quais animais aquele local vai comportar.
O problema aqui é que estes Celeiros são "fechados", ou seja, os Jogadores não sabem quais "Tiles" de animais já se encontram em cada um deles e é preciso estar atento, pois cada Celeiro comporta somente os "Tiles" de animais especificados nas Cartas sobre elas.
No final da partida, mesmo que o Lobo não chegue na Fazendinha (Vitória do Lobo), mas, alguns destes locais estejam com "Tiles" de animais errados ou em quantidade diferente à especificada pela Carta para cada um dos Celeiros, os Jogadores perdem.
Desta forma, temos 2 condições de Vitória para o Lobo (Chegar na Fazendinha e "Tiles" de Animais não corresponderem às Cartas nos Celeiros destinados à eles) e 1 Condição de Vitória para os Jogadores (Todos os "Tiles" de animais estão nos locais e em quantidade e tipo correto, antes do Lobo chegar na Fazendinha).
O que achamos do Jogo ?
Jogos de Memória, quando feitos de forma equilibrada e com um Tema que chame a atenção dos Jogadores, são excelentes para serem utilizados com Crianças/Alunos e mesmo com Adultos/Pessoas idosas, pois exigem a Memorização durante toda a partida.
Cadê o Lobo ? é um desses Jogos, com Tema muito interessante, que atraem principalmente Crianças e também pelo colorido e pela qualidade dos Componentes, atraindo assim todos os tipos de públicos.
A "Memorização" em si, se dá por saber onde se encontram os "Tiles" de Lobos na Fazendinha, uma vez que estes, quando virados, permanecem no mesmo local e também por saber quais "Tiles" de animais já se encontram nos Celeiros, uma vez que cada Carta exige exatamente os Animais especificados.
Cadê o Lobo ? consegue, mesmo com seu Tema infantil e todo seu colorido, atrair Jogadores de todas as idades e não pensem vocês que seja um Jogo fácil para adultos, pois ele exige atenção para qual Celeiro está sendo colocado determinado "Tile" de animal e onde se encontram os Lobos nos Tiles que se encontram virados para baixo na Fazendinha.
Um joguinho dos mais interessantes e que merecem estar na Ludoteca, principalmente em Escolas e para aqueles que tem Crianças em casa ou trabalham com elas.
Recomendamos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário