Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Calico é um dos Jogos mais fofinhos já lançados ! - Uma análise !


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Existem alguns Jogos que chamam nossa atenção pela beleza, outros pela mecânica, outros pelos componentes e outros pela aparência "fofinha" que acaba nos atraindo para tentar descobrir o que existe por trás de toda aquela "fofurice". Calico é um destes Jogos !

https://boardgamegeek.com/boardgame/283155/calico

A imagem de um Gatinho dormindo sossegadamente sobre uma "Colcha de retalhos", estampada em sua Caixa, esconde um dos Jogos mais legais, que deixa a "fofurice" de lado e faz com que os Jogadores tenham escolhas difíceis para uma mecânica simples até demais pelo que é.



Em Calico, teremos que preencher nossa "Colcha de retalhos", de forma a conseguir alguns Pontos durante a partida e alguns mais difíceis no final, dependendo de alguns objetivos que são colocados nesta "Colcha de retalhos" no inicio da partida.



E aqui já vai aquela dica preciosa: Impossível conseguir a pontuação máxima ! A não ser que tenha muita sorte com as Peças que virão à mão e posicioná-las de forma eficiente. Mas já aviso que isso é para alguns poucos jogadores !



Em sua maioria, os jogadores terão que fazer escolhas de onde posicionar suas Peças e geralmente terá que abrir mão de algum deles, ou mesmo abrir mão da Pontuação máxima que cada objetivo oferece.



Jogo muito simples: 2 Peças na mão e terá que posicionar 1 deles na "Colcha de retalhos" no local à sua escolha. Feito isso, pega-se 1 Peça entre 3 que estão abertas para ficar novamente com 2 Peças na mão. Parece muito simples mas não é !



Acontece que nossos Gatinhos fofinhos são exigentes quanto ao tipo de retalho que colocará na sua "Colcha" e fazem exigências sérias (Gatos fazem exigências sérias, de fato!) quanto ao tipo e quanto ao número de Peças que quer deitar em cima. Por outro lado, uma vez satisfeita a vontade dos "bichanos" eles irão dormir sossegadamente sobre estas Peças e te darão Pontos preciosos.



Mas isso não é fácil, pois Gatos folgados que não são tão exigentes assim, acabarão por não dar muitos Pontos, enquanto outros que pensam que mandam nos humanos, fará exigências mais complicadas, contribuindo com uma pontuação melhor e no inicio da partida, 3 deles estarão disponíveis aos Jogadores com suas exigências de números de Peças e Padrões. Sim ! Padrões! Gatos não estão nem aí para as cores... Querem seus Padrões apenas, e cobrará número de Peças e também alguns posicionamentos específicos. Sem isso, nada de deitar em cima e nada de Pontos também ao seu dono.



Millie, Tibbit, Coconut, Cira, Gwen, Luna, Rumi, Callie, Almonf, Tecolote, Leo e Shop Cat... Estes são os felinos presentes no Jogo e cada um com suas exigências e pontuação diferente.



Mas os Gatinhos não são o problema maior do Jogo.



Existem 3 Fichas de objetivos que cada jogador terá que colocar no seu Tabuleiro "Colcha de retalhos" e são estas as Fichas que mais pontuam, porém, enganam-se que são objetivos fáceis, pois cada um exige posicionamento de Padrão ou Cor e em quantidades específicas. Para conseguir a pontuação, terá que "rodear" esta Ficha com 6 Peças e como se não bastasse isso, 1 delas também fará parte de outra Ficha de objetivo.



Existem 2 pontuações para cada uma destas Fichas, sendo uma menor e outra maior. Pontuação menor indica que você por exemplo, conseguiu as Cores e não o Padrão ou também pode ocorrer que você conseguiu o Padrão e não as cores indicadas. Daí vem a dificuldade do Jogo, pois se você conseguir exatamente as Cores e os Padrões, então ganhará a pontuação maior.



Já aviso: Conseguir pontuações maiores nas 3 Fichas de objetivos, considero ato heroico e também de muita sorte nas Peças que vieram para as mãos, pois você precisa "se virar" com as 2 Peças que tem na mão e saber onde posicioná-las. Muitas vezes, ficar esperando que determinada Cor ou Padrão venha para a mão, acaba por fazer o jogo andar e ter menos possibilidades de posicionamento no final da partida, pois, obrigatoriamente, terá que posicionar 1 à sua vez. Isso faz com que os espaços disponíveis em sua "Colcha de retalhos" vão se tornando mais escassos e pode acabar com sua Estratégia.



Existem ainda alguns "Pontos de botão", que você sempre ganhará quando conseguir juntar 3 Peças da mesma cor. Logo, temos Pontos nas 6 cores e cada um deles, no final da partida te dará 3 Pontos. Caso consiga "Pontos de botão" nas 6 cores, ganhará ainda uma bonificação de + 3 Pontos.

Parece tudo muito simples, pois basicamente o que teremos que fazer é posicionar 1 Peça da sua mão, no Tabuleiro "Colcha de retalhos" e pegar 1 entre 3 disponíveis (Abertas). Conseguir satisfazer as exigências dos Gatos folgados, juntar 3 Peças da mesma cor e tentar fazer seus Objetivos no Tabuleiro, mas Calico se mostra muito mais difícil que sua Caixa de Jogo com o Gatinho fofinho dormindo em uma "Colcha de retalhos" e um Tabuleiro multicolorido que se vislumbra à medida que a partida avança.



Abrir mão de Objetivos é comum neste Jogo e saber como vai pegar os Pontos necessários para a vitória é a decisão mais difícil a tomar. Vale à pena investir nos Objetivos ? Ou apenas 1 ou 2 deles ? Vale à pena satisfazer as exigências dos Gatinhos e conseguir Pontos preciosos ? Ou será que posso investir em conseguir apenas 3 Fichas de cores ? Como saber como anda a pontuação dos adversários ? 

Saber como "equilibrar" tudo isso, faz com que Calico seja um daqueles Jogos que será amado por muitos e odiado por outros, uma vez que o fator "sorte" está presente , quando Peças são colocadas à disposição dos Jogadores, o que pode fazer com que aquela Peça com Cor e Padrão que você tanto quer, não esteja disponível, ou algum jogador pegue antes de você.



Temos aqui um Jogo "tático", onde você precisa "se virar" pra tirar o máximo daquilo que você tem nas mãos e sem ter a certeza que em rodadas futuras, poderá completar seus objetivos.

Calico é fofinho, bonitinho, coloridinho, mas que esconde um Jogo que por sua simplicidade, tem muito, mas muito a oferecer aos jogadores.  Em seu Manual, temos ainda algo muito parecido com "Campanhas", onde existem outros objetivos aos Jogadores, que podem ser disputados ao longo de partidas e partidas e partidas, oferecendo outras possibilidades de se determinar um vencedor.



Calico é uma daqueles Jóias raras, que todos nós que gostamos de Jogos inteligentes, devemos ter ou jogar algum dia!

Jogo altamente recomendado !

Nenhum comentário: