Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !
Hoje vamos falar um pouquinho sobre Dama Chinesa !
Acreditamos que, pelo menos uma vez, vocês já tenham visto ou jogado Dama Chinesa em algum local, já que não é tão desconhecido do público.
Vídeo explicativo em nossa Versão Caseira do Jogo "Dama Chinesa" - Partida completa:
Este é um jogo bastante "seco", porém não envolve sorte e também não exige muito que pensar. Os movimentos lembram o "Jogo de Damas", porém aqui temos 2 coisas realmente diferentes:
- O objetivo não é capturar todas as peças do adversário, mas atravessar todas as suas peças e posicioná-las no lado oposto do Tabuleiro.
- O Tabuleiro não é como no Jogo de Damas, com casas posicionadas ortogonalmente, mas trata-se de um Hexágono, onde várias direções de movimentos são possíveis.
O Jogo comporta até 6 Jogadores e possui uma característica interessante, que é ter um início de Jogo fácil, um meio de Jogo complicado, devido às várias peças dos Jogadores ocupando o meio do Tabuleiro e um fim de Jogo que pode parecer simples, mas depende muito de como irá posicionar suas peças, nas casas finais.
Você poderá jogar Dama Chinesa com 2, 3, 4 ou 6 Jogadores. Você poderia até jogar com 5 Jogadores, mas este número torna o Jogo injusto para alguns, pois existe um confronto direto entre suas peças e as peças do Jogador que se encontra do outro lado do Tabuleiro. Vocês terão que se cruzar pelo caminho ! É fato ! E também um confronto indireto com os demais Jogadores que se encontram em outras posições.
Não existe captura aqui ! Você simplesmente sai com suas peças caminhando ou pulando qualquer outra que exista pela frente.
Como num Jogo com 6 Jogadores, por exemplo, todos vão saindo com suas peças de sua Área inicial, vai chegar um momento em que o centro do Tabuleiro ficará bem congestionado.
Saber utilizar a posição das peças dos adversários, de forma a se beneficiar o movimento de determinada peça é um bom meio de chegar ao outro lado do Tabuleiro rapidinho.
Vence aquele Jogador que primeiro conseguir colocar todas suas peças, nos espaços existentes do outro lado do Tabuleiro.
O que achamos do Jogo ?
Dama Chinesa é divertido ? Depende do que você chama de diversão. Para quem não conhece, imagine-se jogando Damas, porém o tempo do Jogo é bem maior que Damas, principalmente quando você joga com 4 ou mais Jogadores. Simples e com uma boa aceitação por parte daqueles que gostam de Damas. O fato de você estar competindo com vários Jogadores, tornando o Jogo caótico, principalmente no meio da partida, faz com que você tente planejar da melhor forma possível, movimentos futuros.
Muitas vezes, o planejamento feito recebe interferência de qualquer outra peça que entrou em um espaço que você esperava que estivesse vago na sua próxima vez de jogar.
Com isso, Dama Chinesa torna-se um Jogo Tático, onde a Ação de um Jogador, interfere diretamente nas Ações dos Jogadores seguintes e é preciso ir se adaptando às mudanças que sempre estão ocorrendo.
Existe uma interferência direta entre os Jogadores, pois bloqueios ocorrem a cada instante, ora afetando suas peças, ora afetando peças de outros Jogadores.
Para aqueles que querem algo bem leve e bem fácil até de ser feito, recomendamos !
Como fizemos nossa Versão Caseira ?
Para quem acompanha nosso Blog, já deve ter percebido que sempre incentivamos a confecção de Jogos/Brinquedos, utilizando principalmente Materiais reutilizáveis.
Fizemos uma postagem sobre o Jogo "Ingenious", onde utilizamos Tampinhas de Caixas e Frascos de Leite e nossa Versão Caseira do "Dama Chinesa" foi feita utilizando os Componentes desta Versão. Para aqueles que quiseram ver a postagem, basta acessar o Link abaixo:
Reparem que não foi preciso fazer nenhum Componente extra. Apenas adaptamos "Dama Chinesa" às peças do "Ingenious" e o resultado ficou bem interessante.
Para aqueles que quiserem fazer, "Dama Chinesa" é bem fácil de ser feita e pode ser utilizando Componentes de outros Jogos ou mesmo confeccionando uma, utilizando Materiais alternativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário