Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Tutorial de como fazer Cartas para jogos !



Todos os jogos criados e adaptados pelo Clube de Tabuleiro de Campinas, são para uso pessoal somente e para serem confeccionados de forma artesanal, sendo proibido qualquer tipo de venda.

Hoje vamos fazer uma postagem diferente, mostrando como fazemos nossas Cartas utilizadas em nossas Versões Caseiras de Jogos que fazemos por aqui.

Cada um tem sua "técnica" de confecção de Cartas de Jogos, sendo que uma das grandes dificuldades neste componente é o ajuste da impressão frente e verso, sendo que geralmente não existe um alinhamento correto para corte, quando é feita a impressão nos 2 lados de uma folha.




Por aqui, sempre optamos por fazer impressões de frente e verso em folhas separadas e depois fazemos uma montagem do conjunto conforme será explicado.

Antes de mais nada, queremos dizer que esta "técnica" utilizada possui uma vantagem muito grande que é o custo de impressão das Cartas. Geralmente, o custo de impressão em papel gramatura 170g ou 180g (Gramatura alta) é quase o dobro de uma impressão em papel gramatura 80g ou 90g (Gramatura baixa), mas sempre optamos por estes papéis com gramatura baixa, que será compensada pela utilização de retângulos em gramatura alta, onde serão colados frente e verso.

O problema de utilizar somente estes papéis de gramatura baixa (Sulfite) é que ele é muito fino e "molenga" demais para ser utilizado como uma Carta de Jogo.




Um artifício que utilizamos é imprimir frente e verso das Cartas em papéis gramatura baixa, fazendo frente e verso separados (Utilizamos sempre Laser colorido e nunca Jato de tinta), recortados e colados em papel gramatura alta. Com isso, o conjunto de frente/papel gramatura alta/verso fica firme o suficiente para serem colocados em plásticos protetoras ficando mais firmes. Não recomendamos utilizar impressão em Jato de tinta, pois dependendo do papel em que irá colar frente e verso das Cartas, este poderá manchar a impressão, já que a cola utilizada, poderá "chupar" a cor do papel gramatura alta  utilizado, deixando elas manchadas. Já nas impressões à Laser colorido, não temos este problema.

Quanto à colagem das Cartas frente e verso no retângulo, evitamos utilizar muita cola, aliás, pelo contrário, utilizamos um pingo mínimo apenas nas extremidades das Cartas e colamos nos retângulos, já que utilizamos Cola Cascorez Extra (Utilizada muito em marcenaria) e mesmo com a quantidade mínima em apenas 4 pontos das Cartas, a Carta fica bem segura, já que depois, o conjunto frente/retângulo/verso ficará dentro dos plásticos protetores.




Quanto aos plásticos protetores, utilizamos diversos tipos, desde aqueles próprios para Cartas, quanto aqueles que encontramos em PVC nas Lojas de embalagens. Estes plásticos em PVC não são muito indicados para uso em Cartas de jogos originais, pois não possuem todas as proteções dos plásticos protetores de boa qualidade encontrados no mercado, mas, para Versões Caseiras, plásticos em PVC encontrados em Lojas de embalagens, além de serem muito mais em conta, cumprem muito bem seu papel de proteção, já que não existe a exigência de uma boa qualidade. Mesmo assim, temos várias Versões Caseiras e criações que fizemos há anos e continuam sem dar problemas nas Cartas.




Quanto a arte das Cartas, geralmente fazemos no Power Point, já levando em consideração o tamanho do "retângulo" do papel em gramatura alta, onde iremos colar frente e verso da Carta. Já o tamanho do "retângulo", é feito baseado no tamanho do plástico protetor que iremos utilizar.




Como um exemplo, se utilizarmos plástico tamanho 60x90 mm, faremos o retângulo tamanho 59x89mm e Cartas (Frente e Verso) tamanho 58x88 mm. Reparem que, no exemplo, deixamos sempre uma diferença de 1 mm, mas temos outras por aqui com diferença de 2 mm, apenas para que o "retângulo" não entre forçado no plástico protetor.




Quanto ao tamanho dos plásticos protetores utilizados, geralmente deixamos os retângulos em um tamanho que entre facilmente (largura), porém, dificilmente o comprimento ficará no tamanho exato do plástico, sendo que a sobra, cortamos com estilete e régua, deixando os plásticos no tamanho da Carta.




O resultado deste conjunto agradou tanto, que ficou sendo nosso "padrão" de confecção de Cartas.

Nas imagens desta postagem, mostramos as Cartas de nossa adaptação que fizemos do Jogo "Pandemic: Hot Zone", utilizando o Mapa do Estado de São Paulo. Para o "retângulo", utilizamos Papel craft gramatura 180g.




Se estiverem interessados em utilizar esta "técnica", cabe a cada um de vocês fazerem as adaptações que acharem necessárias.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis à todos !



2 comentários:

Juan Antunes disse...

Muuuuuito bom!!!

Anônimo disse...

Bem legal fazer tabuleiros e cartas pra isso é incrível!!!