Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 28 de setembro de 2019

Hnefatafl - Versão Caseira para crianças !



Todas nossas Versões Caseiras, são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda. 

Jogos abstratos, de uma forma geral, não tem grande atrativo artístico, já que em sua maioria, são feitos com Marcadores/Peões/Fichas simples e um Tabuleiro. Mas enganam-se quem acha que nesta "frieza" toda, não existam jogos realmente bons e que merecem estarem nas coleções mais elaboradas que temos.




Hoje vamos falar um pouco de HNEFATAFL, que embora tenha um nome impronunciável, destaca-se por ser um dos precursores dos Jogos modernos:


Datado do ano de 400, Hnefatafl , também conhecido como The Viking Game , The King's Table ou simplesmente Tafl , é um dos raros tipos de jogos com dois lados desiguais. O lado defensor é composto por doze soldados e um rei, que iniciam o jogo em uma formação cruzada no centro do tabuleiro. O objetivo deles é que o rei escape atingindo qualquer um dos quatro quadrados de canto. Os atacantes compreendem 24 soldados posicionados em quatro grupos de 6 ao redor do perímetro do tabuleiro. Todas as peças se movem como a Torre no xadrez e as peças são tomadas "imprensando", ou seja, movendo sua peça para que a peça de um oponente fique presa horizontal ou verticalmente entre duas suas. Há uma série de informações na Internet sobre o Hnefatafl, incluindo muitas variações de regras que valem a pena experimentar.




Um dos jogos mais antigos do mundo - rastreado em várias versões para os vikings, galeses, saxões e irlandeses. As origens deste jogo podem ser rastreadas através de Petteia , jogado pelos romanos, até as versões ainda mais antigas dos antigos gregos e egípcios.

Os derivados do Hnefatafl incluem Breakthru , Break Away , Seikkailu Merellä , Tablut e Thud .

Como todo Jogo abstrato, e em especificamente Hnefatafl, os jogadores precisam realizar várias partidas e entender o real significado do seu movimento em busca do objetivo proposto e na Internet existe um vasto material disponível sobre como jogar e também algumas estratégias que deram certo ao longo do tempo e são disponibilizadas por aqueles que já se debruçaram por horas estudando e jogando.




Nossa Versão Caseira !

Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, procuramos adaptar os Jogos para serem confeccionados artesanalmente e também para que sejam utilizados Materiais que normalmente descartamos no dia a dia, bem como procuramos fazer com que estes Jogos atinjam o maior púbico possível.

Hnefatafl, por ser abstrato em sua essência, parece ser direcionado a um público adulto e para aqueles que gostam de Jogos com um bom raciocínio lógico de uma forma geral, porém, temos experimentado algumas restrições quando colocados à mesa para o público infantil.




Desta forma, nesta nossa Versão Caseira, procuramos direcionar a Arte para este público infantil, bem como fizemos a versão "reduzida" do Jogo (1 Rei, 8 Defensores e 16 Atacantes) e também utilizamos um Tabuleiro mais "colorido", deixando a "frieza" do Jogo tradicional, porém, não alterando em absolutamente nada as Regras do Jogo.

Com isso, esperamos colocar à mesa um Jogo de qualidade, mas que tenha um chamativo interessante para o público destinado, o que não impede que adultos joguem normalmente esta versão "reduzida".




Utilizamos Tampas de refrigerantes e desenhos de Animais, dando um aspecto mais infantil e descontraido para o Jogo. Para o Tabuleiro, fizemos a Arte em Power Point e imprimimos em Lona.

Hnefatafl sempre recomendamos e esperamos assim, atingir nosso objetivo de divulgar e colocar mais o Jogo à mesa, pois trata-se de um dos ótimos Jogos que merecem estar na coleção de cada um.









Nenhum comentário: