Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Vivências na Ecobrinquedoteca - Parte 2/2 !

Todos os jogos postados neste tópico, foram feitos pelo pessoal da Ecobrinquedoteca do Parque e se encontram no local !

Continuando nossa postagem sobre a manhã de Vivências na Ecobrinquedoteca do Parque nesta Quinta-feira, 02.07.2015, estamos colocando imagens dos jogos que foram à mesa !

- Tumbling Dice
- Damas
- Pickomino
- Jogo de Coordenação motora
- Robotory
- Hey ! That's my fish!
- Rummikub
- Mahjong

Todos os jogos foram feitos com Materiais reutilizáveis, exceto Mahjong que jogamos com o jogo original e Hey, That's my fish! utilizamos uma Versão Print Play, com Pinguins feitos de Biscuit.

Jogo Mahjong

https://boardgamegeek.com/boardgame/2093/mahjong

Mahjong é um jogo que ainda estamos nos enveredando pelas Regras. Jogo de mecânica extremamente simples, dependente de sorte mas com aceitação muito boa. O objetivo aqui é formar uma quantidade de triplos e duplo nas suas peças. Feito isso você bate !

A grande questão do jogo está na pontuação, pois as Regras possuem inúmeros caminhos, pois seus pontos virão de acordo com os tipos de triplos, duplos, se possui ou não vento favorável entre outros detalhes que só com o tempo você se acostuma.. Em resumo, a mecânica consiste em pegar 1 pedra da muralha (Ou pedra que outro jogador descartou) e descartar 1 pedra sua. Desta forma você vai formando seu jogo.

Jogamos com um jogo original !  Jogo excelente e altamente recomendado !

Mahjong

Mahjong

Mahjong


Jogo Rummikub

https://boardgamegeek.com/boardgame/811/rummikub

Rummikub sempre vê mesa por aqui e nossa Versão foi feita com peças de madeira. Jogo matemático, relativamente rápido e com grande aceitação por parte de todos que jogam.

Neste jogo, o objetivo é você esvaziar seu suporte de pedras. Para isso, terá que ir colocando suas peças no jogo "quebrando" sequências de pedras que já se encontram na mesa. A atenção neste jogo é necessária pois é preciso enxergar as possibilidades que estão disponíveis. Muitas vezes, por bobeira ou não conseguir enxergar estas possibilidades, você deixa de vencer a partida. 

Por aqui, jogamos Rummikub aberto, com todas as peças dos jogadores visíveis. Com isso, existe a possibilidade de correção de jogadas e discussão das possibilidades. Com isso, mesmo para aqueles que não conhecem o jogo, você acaba por explicar as Regras jogando.

Item obrigatório em uma Ludoteca !

Rummikub

Rummikub

Rummikub

Rummikub


Jogo Robotory

https://boardgamegeek.com/boardgame/38275/robotory

Robotory é um jogo muito rápido e extremamente fácil de ser feito.

O objetivo dos jogadores é no final da partida, deixar a maior quantidade de Robôs do "seu lado" do Tabuleiro. Existe 1 Robô seu, 1 Robô do adversário e 1 Robô neutro. Na sua vez de jogador, você faz um caminho com "energias" e movimenta o Robô (Qualquer um deles) sobre as "energias".

A quantidade de energias é igual para os 2 jogadores e é preciso muita atenção para saber quantas "energias" utilizar e qual Robô movimentar.

Jogo bem rápido ! Geralmente você acaba jogando 2 ou 3 partidas seguidas.

Nossa Versão Caseira foi feita com Tabuleiro feito em Acetato e para Robôs e Energias utilizamos Tampinhas coloridas.

Robotory

Robotory

Robotory


Jogo Hey! That's my Fish !

https://boardgamegeek.com/boardgame/8203/hey-s-my-fish

Hey! That's my fish! já é mais conhecido de todos. 

Possui um Tabuleiro hexagonado com 1, 2 ou 3 peixes desenhados. No início do jogo, cada jogador, um a um, posiciona 1 Pinguim de sua cor em algum hexágono. 

As regras são muito simples: O Pinguim pode se movimentar em qualquer direção sempre em linha reta. Não pode "pular" outros Pinguins nem espaços vazios (Sem hexágonos). Você retira o hexágono sempre de onde seu Pinguim saiu e vai acumulando Peixes. Vence a partida quem possuir mais peixes no final da partida.

Jogo muito legal, com regras simples, mas que possui um certo "Controle de área". O problema é que você pode obstruir movimento dos Pinguins adversários ou posicionando seu Pinguim em algum hexágono ou deixando espaços vazios no Tabuleiro (Pinguins não podem atravessar).

É comum no final da partida, Pinguins ficarem isolados em 1 hexágono.

Nossa Versão Caseira foi feita utilizando um arquivo disponível para Print Play. Já os Pinguins foram feitos de Biscuit.

Hey Thats my fidh

Hey Thats my fish

Hey Thats my fish

Hey Thats my fish


Jogo Linja

https://boardgamegeek.com/boardgame/15209/linja

Linja é um jogo abstrato para 2 jogadores.

O objetivo é fazer com que suas peças atravessem o Tabuleiro e consigam chegar o mais distante possível. Para isso, à sua vez, cada jogador possui 2 ações:
- Mover uma 1ª peça (Qualquer peça) 1 espaço
- Mover uma 2ª peça (Qarquer espaço) nº de espaços igual ao número de peças de sua cor que estavam na linha em que foi colocada esta 2ª peça
Existe uma regra especial, que é quando você move sua 1ª peça e cai em alguma linha vazia. Neste caso, você executa 2 Ações seguidas. 
O jogo termina quando a última peça de algum jogador cruzar com a última peça de outro jogador. Para pontuar, é levado em conta o posicionamento final em cada linha.

Confesso que gosto demais deste jogo. Regras bem simples e com um grau de estratégia bem elevado até, levando em consideração o que você precisa fazer no jogo. Geralmente a pontuação de cada jogador fica bem próxima.

Nossa Versão Caseira possui peças feitas em Origami e divisores do Tabuleiro feito de madeira.

Linja

Linja

Linja


Jogo Yay

https://boardgamegeek.com/boardgame/133620/yay

Yay é um jogo de 3 Dados, onde o objetivo é jogá-los dentro de uma Caixa. Esta Caixa contêm um Tabuleiro com linhas e colunas. Uma vez que você jogou os 3 Dados, você faz a soma e pode marcar este valor em qualquer casa em que um dos Dados esteja tocando.

Quando uma linha ou coluna é completada, soma-se os valores de cada jogador. Quem tiver a maior pontuação vence.

Uma regra especial é que se a soma dos Dados for maior que algum valor de qualquer adversário já marcado no Tabuleiro e algum Dado estiver tocando esta casa, você pode riscar este valor.

Jogo muito legal, mas é preciso fazer a Caixa do Tabuleiro para que os Dados não saiam dele.

Yay

Yay

Yay


Com esta postagem, encerramos então a Manhã de Vivências realizada nesta Quinta-feira na Ecobrinquedoteca do Parque.

Procuramos assim, mostrar que com um popuco de paciência e criatividade, é possível fazer bons jogos e passar horas agradáveis com aqueles que gostam de sentar à mesa e se divertir !

Nenhum comentário: