Muitas vezes nos deparamos com alguns jogos que parecem
estar muito acima da média, seja pela mecânica (El Grande por exemplo!), pela
arte (The Pillars of the Earth por exemplo!), pela elaborada estrutura
desenvolvida no funcionamento do jogo (Caylus por exemplo!), entre tantas
outras características que mostram como é diverso o universo dos jogos...
Há algum tempo tenho buscado alguns jogos, digamos, mais
elaborados, e muitos apareceram no caminho... Dentre eles destaca-se REEF
ENCOUNTER... Quando procuramos por um novo jogo, geralmente encontramos várias
discussões sobre ele com os prós e os contras... Depois disso, chegamos à
conclusão se realmente queremos joga-lo ou não!!! Em REEF ENCOUNTER parece
haver uma certa convergência quanto à qualidade do jogo, pois as críticas
negativas parecem ter ficado bem longe
dele...
Mas de que se trata o jogo? Quando olhamos imagens dos
recifes de corais em documentários, ficamos fascinados pela beleza, mostrando
um colorido absurdamente belo com vários peixes também belos vivendo em
harmonia com os corais... Mero engano povo! Ali, naquela beleza toda trava-se uma
batalha ferrenha por espaços e recursos, onde os mais fracos acabam morrendo
dando chance para os corais mais fortes sobressairem...
Agora vocês devem estar perguntando: Mas que catso este
cara resolveu falar de corais e sua beleza agora? Reef Encounter é basicamente
isso que escrevi... Você tem um Peixe Papagaio, (Sim!!! Aquele peixinho
bonitinho que vive nos corais!!!) e você precisa alimentá-los com camarões e
pólipos (Que formam os corais!)... Mas para isso precisara criar sua colônia e
dar um jeito de cuidar para que os corais de seu interesse sejam os
dominantes... Assim, ao alimentar seu lindo peixinho, você ganhará mais
pontos por ser dominante, já que se alimentar com corais que não sejam
dominantes, receberá menos pontos...
Aí você perguntam: É só isso??? Criar um coral, botar um
camarão lá e depois mandar tudo para o bucho do meu peixinho??? Sim,
basicamente é isso! Mas o problema é que seu lindo peixinho só pode ser
alimentado 4 vezes durante todo o jogo... Além disso, a disputa por fazer seu
coral ser o dominante para angariar mais pontos ao alimentá-lo não é fácil, já
que os demais jogadores também vão querer alimentar seu lindo peixinho e fazer
seus corais serem dominantes também...
Além disso existe o fato de que os corais dominantes podem
"comer" os corais dominados, ou seja, de repente aquele seu coral
maravilhoso que estava crescendo poderá começar a diminuir de tamanho, e para
que isto não aconteça é preciso saber onde colocar os pólipos (Unidades dos
corais!), em que hora colocar os pólipos, quando colocar o camarão no coral
(Lembrem-se que você tem 4 deles!), onde colocar o camarão... enfim, um monte
de dúvidas que surge ao longo do jogo...
Quando tiver condições de comer os corais para alimentar seu
lindo peixinho, deverá haver pelo menos 5 pólipos unidos na mesma cor, e o
camarão lá em cima defendendo eles... Você retira os 5 pólipos, manda 1 pro
bucho do lindo peixinho juntamente com o camarão, e os 4 tiles de pólipos
restantes volta para o estoque geral...
Se tiver 6 pólipos unidos na mesma cor, você retira 4 para o estoque
geral e 2 vai para o seu peixinho... Ou seja, quanto maior o coral, mais
pólipos terá para enviar para o bucho do seu peixinho...
No final do jogo faz-se uma conta levando-se em consideração
as cores dos pólipos que seu peixinho comeu e qual a dominância que se encontra
no final do jogo...
Uma característica interessante deste jogo está nas ações
que cada jogador poderá fazer na sua vez... Simplesmente você tem 10 ações
(Isso mesmo!) a fazer, na ordem que quiser...
Mas vocês perguntam: 10 ações na minha vez? E os outros
jogadores ficam fazendo o quê? A resposta é simples... Não existe
"downtime"... A cada ação sua, os demais jogadores estarão torrando
seus cérebros para mudar as estratégias... E olha que você tem 10 ações
possíveis... Logo, os demais jogadores torrarão 10 vezes seu cérebro para
decidir o que fazer na sua vez!!! No início do jogo, devido à falta de
condições (Falta de recursos por exemplo!) você não terá condições de realizar
todas as 10 opções, o que ocorre normalmente do meio para o fim do jogo...
Estas opções podem ser alimentar seu peixe, colocar pólipos no tabuleiro,
colocar camarão em cima dos pólipos, trocar algas por pólipos, etc... As ações
dependerão do andamento do jogo e de como vai sua estratégia...
Mas que dominância de coral é essa que você falou? No jogo,
existem 5 cores de corais e matematicamente falando todos os corais dominam
sobre os outros... Como? Laranja domina branco, preto, rosa e vermelho...
Branco domina laranja, preto, rosa e vermelho... Preto domina laranja, branco,
rosa e vermelho... Rosa domina laranja, preto, branco e vermelho... e
finalmente Vermelho domina laranja, branco, preto e rosa... Mas como isso é
feito? Existem 10 tiles com 2 cores que mostra quem domina quem... Exemplo:
Laranja domina branco... No verso destes tiles há uma inversão das cores...
Exemplo: Branco domina laranja... E no jogo você poderá alterar os 10 tiles
fazendo com que a dominância seja mudada a cada instante... Esse ponto do jogo
é de fundamental importância, pois é esta troca de dominância que faz com que
as jogadas sejam melhores ou não para os jogadores... Um detalhe é que no
início do jogo você já tem uma dominância padrão, que só poderá ser alterado
por um jogador depois que você alimentou seu peixinho com pelo menos 1
camarão... Ou seja, no início do jogo é muito difícil fazer a alteração da
dominância...
Não se trata de um jogo fácil... Embora pareça leve, REEF
ENCOUNTER é bem complexo... Não a ponto de ser inacessível à todos... Mas não é
um jogo recomendado para iniciantes... Merece muitos jogos pare ser
descoberto...
Minha nota: 8,5
Um comentário:
Não conhecia esse jogo, adorei a temática. Parabéns pelo texto.
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