Olá pessoal,
Continuando sobre homemades, vou aproveitar algumas perguntas que
sempre me fazem e fazer um post sobre manipulação de imagens e diagramação.
Bom, primeiro vamos esclarecer que não sou designer, ilustrador,
desenhista, Photoshopeiro ou algo que o valha. Não consigo riscar uma linha
reta e minha caligrafia parou de evoluir quando tinha 5 anos (ainda por cima
sou canhoto). O "modelo" que vou explicar aqui é o que eu uso e
consigo resolver meus projetos. Se alguém sabe de algum caminho melhor ou
menor, por favor depois que parar de rir deste post comente e nos ilumine com
sua sabedoria ok ?
Vamos dividir este texto em 2 partes: como e onde encontrar
informação e melhorar suas habilidades e
depois o "modelo" que costumo usar.
Informação: Temos a boa e
nem sempre confiável internet, com apostilas, posts, passo a passo, etc. Sim
realmente se você tem uma dúvida esse é o caminho. Mas não procure um passo a
passo exatamente sobre o que quer fazer. Você pode até encontrar, mas é pouco
provável e infelizmente essa resposta fácil não irá melhorar suas habilidades.
Pegando informações aos pedaços, juntando, pesquisando alternativas é que se
evolui.
Iniciei meu envolvimento com o Photoshop a cerca de 3 anos, justamente
porque queira poder traduzir cartas e manuais para os jogos que tinha e não
queria ficar esperando alguma alma caridosa fazer o trabalho. Pedaços de
informações foram sendo colhidas, cheguei a usar o Paint Brush no começo (argh
!!!), depois o Photoshop com se fosse um Paint Brush (o que não ajuda em nada)
e por fim comecei a usar o Photoshop com camadas (layers) e algumas técnicas
aprendidas e outras desenvolvidas.
Hoje eu sugiro 2 fontes além da net: a revista mensal Photoshop
Creative da editora TRGD e o livro Photoshop CS4 - O Manual que faltava da
editora Digerati/O'Reilly.
A revista Photoshop Creative mostrar pequenos projetos quase passo a
passo em diversos níveis. Não se preocupe se você ler e não entender, faço isso
até hoje...he,he,he, mas de qualquer maneira, alguma coisa você vai reter e
depois isso pode lhe ajudar como uma referência que conquistou ou porque você
lembrou que em alguma revista existia uma resposta para sua pergunta.
O livro Photoshop CS4 da série O Manual de Faltava é muito bom.
Extremamente didático, começa do começo mesmo, vai explicando detalhes e o
porque das coisas e conceitos. É uma leitura agradável apesar do tema técnico.
Existe inclusive outros títulos dessa série para outros softwares, não li, mas
acredito que a qualidade seja igual.
Os livros da série aprenda [qualquer coisa] em 21 dias realmente não
me agrada, sua informação é confusa, restrita e rasa como um pires.
Já a famosa série [qualquer coisa] para leigos (aquele com um quadro
negro no meio e capa amarela), embora sofra com o estigma de livro bobo, alguns
que li são interessantes, geralmente são bastante abrangentes e com detalhes e
dicas interessantes. Serve como introdução ou pelos detalhes sobre o assunto.
Por incrível que pareça estou lendo um sobre Xadrez muito interessante (não vou
entrar em detalhes sobre livros de xadrez ok ?).
Acho que a grande sacada é essa: procure na net informação sobre algum
detalhe que precisa e depois vá expandido, vendo outras possibilidades e
testando.
CARTAS
Modelo: Primeiro você
precisa das imagens para trabalhar certo ? Então eu scaneio com resolução de
300dpi (não adianta fazer em 600, não melhora nada e ainda causa um grande
transtorno com o tamanho do arquivo e lentidão para trabalhar) e depois salvo o
PSD em 200dpi. Agrupo as cartas lado a lado e em colunas para ocupar a área do
scaner. A chave aqui é manter tudo reto, facilita muuuito o trabalho depois.
Neste ponto você tem 2 opções: trabalhar com todas as cartas neste
arquivo ou separar cada carta em um arquivo separado.
Trabalhando todas as cartas num único arquivo, você ganha em tempo.
Trabalhando com 1 arquivo para cada carta você aumenta
consideravelmente o trabalho porém tem mais controle da carta em si. É
extremamente útil quando se tem uma repetição das cartas com alguma variação.
Trabalhando as imagens
Aqui você vai "limpar" o texto das cartas, fazer correções
de imperfeições do scaneamento e ajustes de tamanho se necessário. A idéia é
criar uma carta base sem o texto para ser usada nas demais cartas.
Primeiro passo: ajuste tonalidade, luminosidade e contraste. Isso
permite que se corrija pequena distorções de cor, por exemplo a cor
"puxar" mais para o amarelo, ou vermelho e por fim o objetivo final é
dar mais cor, mais contraste, deixar mais viva a carta. Geralmente o ato de
scanear deixa as imagens um pouco mais "apagadas" e eu pessoalmente
gosto de cores mais vivas. Logicamente se isso não deturpar todo o conceito
visual da carta original ou do jogo ok ?
Segundo passo: A carta limpa. Eu procuro entre as cartas com mesmo
fundo as melhores opções: menos texto, grande áreas onde apareça o fundo limpo
(sem texto) ou onde eu consiga outras partes da imagem. Isso quer dizer que
posso selecionar mais de uma carta para compor minha carta limpa.
Esse processo serve para agilizar o trabalho, pois se consigo uma parte
da carta originalmente limpa, não precisarei trabalhar nela para retirar o
texto de outras cartas. Lembre-se que cada vez que você tem que limpar uma área
você está alterando a imagem, sempre sujeito a deixar pequenos traços desse
ajuste, então nesse caso menos é mais ok ?
Terceiro passo (se você usar um arquivo para cada carta): Copie o
"miolo" da carta, esqueça as bordas. Salve em arquivos separados.
Depois quando for criar a folha de impressão iremos cuidar das bordas.
Quarto passo: Limpar as partes que faltam (arquivo por arquivo ou na
folha única). Aí não tem jeito, é botar a mão na massa, ou o cursor no pixel.
Nessa etapa você pode copiar pequenas áreas e ir colando, usando Rectangular
Marquee Tool ou o Magic Wand Tool. Para detalhes e áreas sem correspondência em
outros lugares, terá que usar a Clone Stamp Tool (famoso carimbo). Faça isso
sempre usando zoom para você mexer em áreas pequenas, depois volte para o
tamanho normal e veja o resultado, volte para o zoom e faça mais...
Dica (se é que posso dar alguma). Aprenda e utilize sempre o conceito
de camadas. Parece estranho, até bobo no início, mas ajuda muuuito, permite
fazer ajustes e se arrepender voltando ao estado anterior, ver antes e depois
de algum ajuste, enfim, é a linha divisória entre o totalmente amador e o
usuário básico. Sem isso você não tem muitas chances de evolução no software. É
o conceito de edição não destrutiva.
Criando as folhas para
impressão
Se você trabalhou todas as cartas numa imagem única, agora você tem
que colocar alguns riscos indicando onde fazer o corte, facilitando a vida do
usuário.
Lembre-se que você deve criar uma imagem do tamanho final, geralmente
A4.
Se você trabalhou com as cartas separadamente, é hora de junta tudo
numa página para impressão.
Primeiro faça as marcações usando as linhas de apoio (aquelas linhas
verdes que surgem quando você puxa o cursor a partir de uma das réguas). Essas
linhas devem considerar os limites da carta e dentro delas o espaço da borda.
Fica como um quadro com moldura, a imagem do "miolo" da carta você
vai copiar e colar aí, ajustando a posição da imagem. Aproveite o recurso em
que a imagem "magneticamente" se aproxima dessas linhas para manter
um posicionamento constante.
Depois faça riscos não muito grossos nas intersecções das linhas
ortogonais (entre as cartas) e nas extremidades. Serão as guias de corte.
Você depois pode salvar esse arquivo e retirar os miolos das cartas,
ficando com um template para jogos com cartas do mesmo tamanho.
Maravilha, agora é salvar seu trabalho em PSD normalmente e depois
salvar como JPG. A qualidade você avalia pelo resultado e tamanho do arquivo.
Feitas as imagens, é só juntar tudo num pdf com o Acrobat.
Existe a opção de gerar o pdf direto pelo Photoshop, mas pessoalmente
não gosto do resultado e do trabalho que dá juntar as páginas depois.
Salvar como jpg página por página garante que estarão no tamanho
correto. A idéia é no final imprimir o pdf ou jpg sem ajuste nenhum de
impressão, como ajustar ao papel. Lembre-se de pedir para não fazerem nenhum
ajuste na impressão, caso contrário as cartas podem ser impressas maior ou
menor que o desejado.
Nem vou comentar que estou
contando com seu bom senso em imprimir em casa mesmo, P&B como
rascunho e verificar se ficaram no tamanho certo.
MANUAIS
Extraindo imagens e páginas:
Essa é dica de brother mesmo. Já testei inúmeros softwares que extraem
imagens dos pdfs, alguns bons, outros ruins e alguns cujo nome da mãe do
programador devia constar nos créditos para futuras referências e poemas...
Enfim, eu uso o Adobe Bridge CS4. Como ? Escolhendo o arquivo pdf e
pedindo para abrir no CS4. Neste ponto você tem opções: extrair a página e as
imagens. Faça os 2.
Você efetivamente vai trabalhar nas páginas, retirando o texto
basicamente.
Porém em alguns momentos e dependendo do fundo do manual, você pode
utilizar as imagens extraídas (que não contém o texto, salvo textos gráficos
feitos diretamente nas imagens), para criar a página limpa que precisa.
É isso, espero que tenha sido útil e ajude a aumentar a quantidade de
cartas e manuais em português.
Se você tem outra dica ou outro "modelo" comente,
compartilhe, se postei alguma bobagem me corrija, aceitamos críticas
construtivas e elogios.
abs.
Um comentário:
Muito bom !!!
Meu reino por um Photoshop !!!
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