Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Manhã de Vivências na Ecobrinquedoteca ! 25.08.2016

Jogo Pique Nique - Versão "Dengue" !

Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Estivemos nesta manhã de 25 de agosto de 2016, na Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP, para mais uma manhã de Vivências.

Como não tivemos Grupos visitando a Ecobrinquedoteca, testamos 2 Jogos novos, embora um deles já tivéssemos jogado com outro "Tema"

Jogo Pique-Nique

Este Jogo, tínhamos uma Versão com Formas Geométricas e decidimos fazer um com o Tema "Dengue". Como não foi uma grande novidade, jogamos para ver as possibilidades do que poderá ser discutido ao jogá-lo, principalmente dando prioridade às informações de como os Focos do Mosquito Aedes aegypti podem ser eliminados.





Adivinhe as cores

Demos este nome a nossa Versão do Jogo Bee Alert ! 

Como foi nossa primeira experiência, fizemos ele muito muito simples, mas o Jogo funcionou perfeitamente.

Quanto ao Jogo, foi uma agradável surpresa, pois como tínhamos o Jogo "Formigas e Tamanduá", que é um Jogo de Memória muito bom, achávamos que "Adivinhe as cores" seria algo parecido, porém, a surpresa veio no "jogar", pois mostrou-se um Jogo excelente de Memória e muito dinâmico, além de ser rápido. 






Jogamos 2 partidas seguidas: A primeira utilizamos 3 Colmeias e 3 Ursos. Na segunda partida utilizamos 6 Colmeias e 6 Ursos, além das 30 Abelhas já existentes no Jogo.

"Adivinhe as cores", podemos dizer que se tornou obrigatório na coleção daqueles que tem crianças ou para aqueles que precisem exercitar a Memória, sem ser muito cansativo.

Uma das participantes também gostou do Jogo e fez um rapidinho com Materiais que tínhamos na Sucataria.








Faremos uma postagem brevemente sobre este Jogo, mas fica aqui, desde já, nossa recomendação !

Leaping Lemmings

Jogamos o Jogo original e como não estávamos com muito tempo, pelo menos deu pra todos conhecerem o Jogo. Verá mesa mais vezes... 



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Prototipando !



Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Estávamos lembrando de uma Campanha publicitária de uma Marca de Manteiga/Margarina, lançada provavelmente na Década de 80, onde precisávamos juntar Selos impressos nos Potes e trocar por Jogos impressos em papel.

Para jogar, era necessário ter a Tampa da Manteiga/Margarina, que durante a partida, tinha o movimento de Rotação.

Resolvemos então fazer um protótipo de um Jogo, utilizando Tampas de Manteiga e dar uma finalidade para este Material.




Ainda precisamos testá-lo, mas apresentamos aqui como ficou nosso protótipo.

O Jogo consiste em uma Batalha Espacial entre 1 Nave Alienigena e Naves de Defesa do Planeta onde se encontram os Jogadores. O Jogo, à princípio comporta até 4 Jogadores. Estas Naves são representadas por 2 Tabuleiros:

Tabuleiro Nave Alienigena:

Esta Nave indica quais as Ações que a Nave Alienigena irá realizar contra a Nave dos Jogadores. Ela indica a quantidade de  Movimento no sentido horário que o Disco deverá girar, indicando Ataque, Reposição de Combustível ou Alteração na Defesa da Nave. O Dado de movimento será um Dado D6 com numeração de 1 a 6. Para as Ações, serão utilizados 3 Dados D6 com 3 Faces em branco e com 1 símbolo de cada tipo de Ação nas demais faces.





Tabuleiro dos Jogadores:

Esta Nave indica quais as Ações que os Jogadores poderão realizar contra a Nave Alienigena e também segue as mesmas Ações desta Nave:  Ataque, Reposição de Combustível e Alteração na Defesa da Nave. Os jogadores terão apenas 3 Dados D6 com faces de 1 a 6 e deverá optar por girar o Disco central ou Discos laterais.





Reposição de Combustível pode ser feito do Estoque comum ou simplesmente "roubando" da Nave Alienigena. O gasto de Combustível ocorre de acordo com a Rotação do Disco. Aceleração (Rotacionar mais espaços) ou Desaceleração (Rotacionar menos espaços) também tem gasto de Combustível extra.

Alteração na Defesa da Nave também poderá ser feito. É importante o enfraquecimento pois somente desta forma poderá Atacar a Nave e também "roubar" Combustível dela.

Ataques deverão ocorrer, pois somente desta forma poderá alterar o estado atual da Nave adversária.

O que devemos equilibrar no Jogo ?

O grande problema de criar um protótipo e chegar a um resultado final satisfatório é equilibrar o Jogo. Ou seja, fazer com que todos tenham condições de Vitória.

Neste Jogo, a sorte na rolagem de Dados está presente, porém existe opção dos Jogadores escolherem onde utilizá-los.




É possível que façamos um Tabuleiro Individual para cada Jogador, indicando a situação da Nave de cada um, indicando quantidade de Armamento existente (Utilizado nos Ataques), Situação do Grau de Defesa da Nave (À princípio, pretendemos começar com Grau 5) e Quantidade de Combustível existente (À princípio, pretendemos começar com 15)

Ainda será possível os Jogadores se ajudarem, oferecendo ou recebendo os 3 Recursos citados.

Quanto à Nave Alienigena, embora tenha suas Ações somente no final da Rodada, o Dado afetará todas as Naves dos Jogadores e aqui precisamos trabalhar bem no equilíbrio, pois não haverá nenhum Jogador controlando ela. Suas Ações também ocorrerão por rolagem de Dados e faremos alguns testes se realmente funcionará como estamos pensando.




Em resumo...

Gostamos de criar este protótipo, já que conseguimos utilizar as Tampas de Manteiga e também fazer um Jogo bem estratégico quanto à mecânica, sem ser complexo.

Aguardem mais noticias...

 

Tarde de Vivências ! 17.08.2016

Dominó colorido feito de Origami !

Todas as Versões Caseiras postadas aqui no Blog, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

No dia 17.08.2016, estivemos na Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP, para mais uma Tarde de Vivências.

Estiveram presentes o pessoal da Arbovirose - Combate à Dengue - Campinas, para conhecimento do espaço e para ver possibilidades da utilização de Jogos no Combate à Dengue.


Jogo Ursinhos Malandros !

Foi apresentado alguns Jogos que podem muito bem serem adaptados ao Tema, destacando-se o já conhecido Formigas e Tamanduá, Ursinhos Malandros, Chiken Cha Cha Cha, Dominó colorido feito de Origami, Pega o Rato, Pique Nique e também jogamos o Não Pare (Can't Stop) e alguns testaram o Jogo de Coordenação que temos por lá.

Também testamos como ficou o Tabuleiro do Jogo "Vamos pegar o Leão" (Let's Catch de Lion). Este Tabuleiro de pano foi feito pela Vera.

Adaptar Jogos para Temas específicos é uma boa maneira de passar a informação de forma lúdica e saindo dos padrões normais de como são passadas estas informações.


Jogo "Não Pare!" (Can't Stop!)

Ficamos de criar e fazer alguns jogos sempre que fizermos algum Jogo, iremos postar à todos que acompanham o nosso Blog, pois este material é extremamente útil, pois podem ser utilizados em qualquer faixa etária e com praticamente todos os públicos.


Jogo Pega o Rato

Jogo de Coordenação

Equipe reunida !

Sala de Jogos !

Vamos pegar o Leão !

Vamos pegar o Leão

Vamos pegar o Leão

terça-feira, 16 de agosto de 2016

EcoJogos em Sala de Aula !



Todas as Versões Caseiras postadas aqui no Blog, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Sempre postamos aqui no Blog, ideias de Jogos que podem ser feitos com Materiais reutilizáveis e que podem muito bem substituir os já tradicionais Jogos encontrados em Lojas.

A confecção de um Jogo à partir de um modelo, utilizando Materiais alternativos, mostra que com um pouquinho de paciência, criatividade e capricho é possível fazer bons Jogos e disponibilizá-los para um público que dificilmente teria este material disponível.




Esta postagem, mostra imagens da utilização destes "EcoJogos" em Salas de Aula (Evitamos postar imagens de rostos de crianças!) realizada pela nossa amiga Claudia Yoshida, de Jundiaí.

Claudia vem buscando incorporar e criar estes Jogos, de forma a passar uma informação que seria feita apenas em teoria.




O Jogo, de certa forma, não substitui a educação e informação como um todo, mas é um meio muito interessante de buscar o interesse por parte daqueles que estão aprendendo.

Com isso, o Jogo passa a ser uma ferramenta de importância significativa no processo de aprendizagem, já que alcança o interesse daqueles que jogam e serve como base para que outras informações mais relevantes sejam passadas aos alunos.




O "jogar" acaba por vivenciar uma situação antes aplicada somente em teoria, que faz o interesse dos alunos aumentar significamente, dando oportunidade à discussão e com isso à imersão dentro do Tema proposto.

Para aqueles que tem interesse em utilizar os Jogos como ferramenta educacional, taí uma boa maneira de fechar o ciclo Lúdico/Educativo !




Alguns jogos feitos pela Claudia, já foram colocados aqui no Blog:

Se ficar o bicho pega !


Zértz:  Tema Rochas !




quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Manhã de Vivências: 11.08.2016



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje, 11.08.2016, estivemos na Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP, para mais uma manhã de Vivências.

Desta vez, resolvemos testar nossa Versão Caseira do Jogo "King of Tokyo" e funcionou bem, mesmo com algumas dúvidas dos Jogadores no início da partida.




Já fizemos 2 postagens à respeito de nossa Versão Caseira deste Jogo:



Não jogamos com as alterações nas Regras que fizemos por aqui. Praticamente jogamos com as Regras do Jogo original, porém, evitamos que algum Jogador fosse eliminado da mesa.

Fizemos 2 partidas e agora precisamos testá-lo mais vezes, mas mostrou-se de boa aceitação !








Também tivemos confecção de uma Versão Caseira do Jogo "Chiken Cha Cha Cha", que sempre tem boa aceitação também por parte daqueles que jogam. Excelente Jogo de memória !





terça-feira, 9 de agosto de 2016

Divulgação: Anjos e Dragões !



Sempre que algum Autor ou Editor lança um Jogo e tem interesse de divulgação do Produto, aqui no Blog do Clube do Tabuleiro de Campinas fazemos a divulgação.

Mesmo não participando em parte alguma do processo de criação, divulgar estes Jogos é um meio de incentivar mais lançamentos e com isso aumentar as possibilidades de escolhas.

Hoje estamos divulgando o Jogo Anjos e Dragões, feito pelo pessoal da Fiero Jogos.




Anjos e Dragões é um jogo de cartas expansível. Semelhante aos jogos de cartas colecionáveis (Como Magic The Gathering, Pokémon Trading Card Game e Yu-Gi-Oh!), mas sem compra aleatória. É uma única caixa contendo 4 baralhos diferentes, cada um representando uma facção do jogo. Luz, Sombra, Fogo e Terra.




O que é um Jogo de Cartas expansível ?

É um jogo de cartas onde cada baralho já vem completo para jogar, contendo todas as cópias de cada carta inclusa. Após comprar a caixa básica o jogador não precisa comprar outras cópias da mesma caixa. O jogo é expansível pois a intenção é que no futuro mais caixas sejam lançadas, expandindo as possibilidades estratégicas do jogo. A vantagem sobre os jogos de cartas colecionáveis é o fato do jogador saber exatamente o que está comprando, sem precisar comprar várias vezes o mesmo produto na esperança de conseguir uma carta rara, enquanto acumula várias cartas comuns inúteis.




As partidas são rápidas, demorando em média 20 a 40 minutos para se concluir. Cada jogador utiliza sua coleção de cartas para montar seu próprio baralho. A criação de baralhos é parte importante da atividade, pois é quando se escolhe as cartas baseado na estratégia que pretende utilizar. Ele pode escolher muitas cartas ofensivas e focar sua estratégia em ataques constantes, ou misturar cartas que possuem uma sinergia maior entre si, possibilitando jogadas mais efetivas. O baralho deve ser ajustado a sua estratégia. O sistema competitivo permite que diversos jogadores se reúnam, geralmente em espaços públicos (lojas de jogos, shoppings, etc) para desafi ar outros jogadores. Basta o jogador encontrar qualquer outra pessoa que possua um baralho, mesmo um desconhecido, e desafi ar para um duelo. É comum a interação dos jogadores, organizando torneios e trocando informações sobre baralhos e estratégias. Também é comum que esse ponto de encontro seja o próprio local onde os baralhos são vendidos.




O jogo foi divulgado em 2015 recebendo muitos elogios por sua jogabilidade, mas críticas quanto a seu visual Anime e Mangá, conforme anunciado na página do jogo:

"Durante o período de divulgação e avaliação realizado nos últimos meses foi unânime a opinião, tanto dos jogadores como da mídia especializada, de que o jogo seria melhor se as ilustrações tivessem uma qualidade gráfica superior. Especificamente, se todas as cartas com visual Anime/Mangá fossem semelhantes as cartas de Evolução, com um traço mais maduro e realista.

Baseado nesse desejo de melhorias tomamos a dura decisão de adiar o lançamento do jogo indefinidamente até que seja possível arcarmos com a produção de todas as ilustrações nesse nível de qualidade."

Assim, o visual foi totalmente aprimorado e aqui colocamos algumas Cartas de como ficou a nova Arte. 

O visual realista das evoluções foi implementado em todos os personagens, que também receberam um novo layout exclusivo para cada facção mantendo o visual "Full Art" onde a ilustração aparece por toda a carta.

Maiores informações, entre em contato com o pessoal da Fiero Jogos !

fierojogos@hotmail.com