Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Estreamos Ticket to Ride Europa!




Dia 1º de janeiro... Enquanto todos comemoravam a chegada de 2009, Lenir e Wagner resolveram estrear Ticket to Ride Europa... Conhecíamos o jogo porque tínhamos jogado uma versão caseira do Ticket to Ride Suiça e não foi tão difícil se adaptar às regras novas: As estações!


Sobre o jogo:


Para quem gosta de jogo familiar, onde você não quer "torrar o cérebro", este jogo mostra-se como um dos mais bem encaixados neste contexto... O jogo é relativamente simples: Você tem 3 opções na sua vez... A primeira delas é escolher 2 cartas de vagões coloridas, seja do monte 'fechado" ou uma ou duas cartas das 5 abertas na mesa... A segunda opção é adquirir uma rota, bastando para isso descartar quantas cartas forem necessárias com as cores respectivas à rota... A terceira é você pegar 3 cartas de objetivos e escolher se vai ficar com 1, 2, ou as 3 cartas... Se conseguir completar o objetivo, o valor impresso na carta é adicionado aos demais pontos que conseguiu no jogo... Se não conseguir, o valor é descontado!... Existem algumas regras de túneis, rotas com obrigação de usar cartas de locomotiva (s) e uso de estações (Cada jogador possui 3!) onde você pode utilizar uma rota de outro jogador...


Diferentemente do jogo original, as cartas de objetivo mais longas são separadas das demais, fazendo com que cada jogador obrigatóriamente tenha uma rota longa, além das outras que são distribuidas e escolhidas como no jogo original... Esta mudança é interessante porque não corre-se o risco de um jogador pegar somente rotas longas e outro jogador pegar rotas curtas... Aliás, as rotas longas simplesmente atravessam o tabuleiro... Como jogamos em 2, o cumprimento de determinada rota longa até que não se torna tão difícil, mas percebemos que se for jogado em 3 ou 4 jogadores, aí "a coisa pega" pois muitas rotas serão adquiridas pelo caminho pelos demais jogadores...


Jogamos 2 vezes... Uma dia 1º e outra dia 2 e venci as 2... Isso mesmo!!! Acreditem!!! Embora seja por pouquérrimos pontos... O jogo mostrou a que veio... sendo um jogo rápido, gostoso e que vale à pena tê-lo em qualquer coleção... Voltará à mesa sempre!


Abraços!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Estreamos Tigris & Euphrates!!!




Estreamos nossa versão caseira de Tigris & Euphrates, embora os líderes das fotos ainda não sejam os definitivos... Já tínhamos informações que o jogo não era assim tão fácil... facilidade esta que não se refere as regras, que mostraram boa assimilação, mas o caminho para a vitória tem que ser muito bem elaborado, senão sua estratégia acaba se desmoronando de uma hora para a outra... As ações são simples... Coloca-se peças de civilização (Quadradas nas cores preta, verde, vermelha e azul), coloca-se, retira-se ou movimenta-se os líderes, troca-se as peçcas de cilização que estão na sua mão... E não basta mais que isso... Para quem não conhece o jogo, estas ações parecem fazer do jogo um ato de colocação de tiles e movimentação de líderes somente, mas agora vem os problemas... Durante a partida você vai criando vários reinos com líder (Ou líderes de cor diferente!) em cada um... porém quando 2 líderes de uma mesma cor ficam no mesmo reino, então acontece o Conflito Interno... Como consequência o líder perdedor sai do tabuleiro (Mas não do jogo... ele volta!)... Outra situação refere-se ao Conflito Externo, quando, da colocação de uma peça de civilização existe a união de 2 reinos antes separados... Caso na formação deste novo reino existam 2 líderes da mesma cor ocorre o conflito que, ao líder perdedor sai do tabuleiro (Mas não do jogo... ele volta!) e todas as peças de civilização da cor correspondente... Em sí o jogo é isso... Existe um sistema de pontuação do início ao fim, bem como construções de monumentos e aquisição de tesouros (Usados como coringas na pontuação final!) que são explicados detalhadamente nas regras... Como conclusão de nossa primeira partida, podemos dizer que o jogo pareceu-nos caótico, principalmente por ser a primeira vez, com ações sendo feitas o tempo inteiro... Aliás, é um jogo bem dinâmico, tendo que se pensar no que fazer a cada jogada... Lenir comparou-o ao xadrez, não pela forma de jogá-lo, mas de como raciocinar para tirar proveito futuro... Já o Wagner teve problemas para equilibrar sua dinastia... Ora estava com pontuação alta numa determinada esfera (Cor!) e tinha que dar preferência para as demais e vice-versa... Como resultado tivemos a vitória da Lenir!!! (Mais uma derrota seu Wagner!!!)... Como análise final, trata-se de um jogo excelente, porém com ressalvas para ser jogado como Jogo e não como Diversão, pois é necessário raciocinar muito... Jogamos em 2, e acreditamos que com 3 ou 4 jogadores, o jogo se torne mais caótico e mais complicado ainda... Com certeza voltará a mesa em breve e para aqueles que gostam de jogos bem elaborados, este deve fazer parte da coleção... mas, repito... Não é um jogo para se divertir... é bem mais profundo e estratégico!

Excelente 2009 a todos!!!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Tigris & Euphrates - Em construção!




Acima, segue 3 fotos de nossa versão caseira de Tigris & Euphrates... Reparem que como ainda está em construção, não existem os Líderes... Já os monumentos foram substituidos por vasos que serão completados com sementes de 2 cores conforme as cores dos monumentos do jogo...
Assim que estiver pronto, postaremos mais fotos... Segue abaixo um pequeno vídeo que mostra como está ficando nosso jogo...

sábado, 20 de dezembro de 2008

Programação jogos 1º Semestre:


Aos interessados por jogos de tabuleiro:
Primeiramente devo informar que a correria do final do ano fez com que não nos reuníssemos para jogos... Estou informando logo abaixo uma programação com 1 encontro por mês para o 1º Semestre de 2009... Esta programação, à principio ficará fixa, porém nada impedirá de nos reunimos em outras datas, ok?... As datas não serão nos feriados, para que cada um possa fazer sua programação de viagem, lazer e descanso... As datas são:
JANEIRO DIA 17
FEVEREIRO DIA 14
MARÇO DIA 14
ABRIL DIA 25
MAIO DIA 16
JUNHO DIA 20
Os jogos serão realizados na Praça de alimentação do Shopping Jaraguá Conceição - Centro sempre aos sábados das 13:30 às 17:00 horas...
Durante os encontros poderemos marcar novas datas para jogos, inclusive nos feriados, conforme o interesse de todos, bem como outros lugares para nos reunirmos...
Os jogos que irão à mesa serão informados sempre no início do mês e também na página do Clube na Ilha do Tabuleiro... Lembramos que nosso lema é "No Stress!!!", portanto, se não puderem comparecer em algum encontro, não há problema algum... ok? Nas datas fixas estaremos esperando os interessados... Aguardem informações no final de dezembro que colocaremos quais jogos poderemos jogar no próximo encontro dia 17 de janeiro... Sugestões serão muito bem vindas!
No demais, a todos um excelente 2009, e que acima de tudo sejamos ponderados para lidar com as adversidades que porventura aparecer... A todos um Feliz Natal!!!
Felicidades a todos!!!
Clube do Tabuleiro de Campinas

domingo, 30 de novembro de 2008

Enchentes em Santa Catarina!


Nos últimos dias as noticias da tragédia das chuvas ocorridas em Santa Catarina tomaram as manchetes dos meios de comunicação... Para aqueles que puderem ajudar, muitas campanhas estão sendo feitas... Mesmo que seja um mínimo, dê sua contribuição pois o esforço de todos não resolverão todos problemas, mas amenizarão o momento por que passam as populações de várias cidades inundadas.

Infelizmente, nestas horas, muitos aproveitadores aproveitam para desviar verbas que deveriam ir para a Defesa Civil, portanto, antes de efetuarem algum depósito, confiram se realmente a agência e conta são de Organizações que realmente trabalharão para que o valor seja realmente destinado à população que realmente precisa... E se descobrir alguma conta de aproveitadores, DENUNCIE!!!!!!!!!!!!!

Segue dados para aqueles que puderem colaborar com qualquer quantia:

Fundo Estadual de Defesa Civil-Doações.

O CNPJ da Defesa Civil é 04.426.883/0001-57.

Duas opções de contas:

Banco do Brasil (BB)

agência 3582-3

conta corrente 80.000-7

Banco do Estado de Santa Catarina (Besc)

agência 068-0

conta corrente 80.000-0

O Clube do Tabuleiro de Campinas deseja aos afetados pelas enchentes todo conforto e orações e a todos os colaboradores nosso Muito Obrigado!


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Jogos como função educacionall!!!


Desde o início de meus estudos, e lá se vão longos anos, nunca me foi dada a chance de sentar numa mesa e jogar seja lá qual for o jogo, com os demais colegas... O tempo passou e hoje, com vários jogos nas "costas", me vem a dúvida do porque da não utilização dos jogos na educação de nossas crianças... Será o jogo encarado como "brincadeira de criança" somente??? Ou os profissionais da educação possuem também este vazio e não acredita que poucas horas por semana ou mês, sentados numa mesa, discutindo estratégias, não contribuirá em nada na educação???... Existem no mercado hoje, centenas, milhares de jogos que poderiam ser utilizados na educação, como matéria extra-curricular... E vou um pouco mais longe ainda, do porque não "criar" o jogo, de acordo com os gostos dos envolvidos... Hoje, câmera digital, celular, computador, impressora são elementos que não tínhamos na infância... É muito fácil fazer um "Super trunfo" com assuntos relacionados aos bairros de nossas cidades, parques, pássaros, animais, e mesmo algo mais concreto na administração pública como linhas de ônibus, hospitais, postos de saúde, escolas, universidades... Basta fotografar, criar as regras, imprimir e jogar... Mas me parece que esta "chave" não está nas mãos de nenhum educador... Somos amantes dos jogos de tabuleiro porque gostamos de discutir regras, estratégias, se este ou aquele tema foi bem abordado, se temos que planejar as jogadas a curto, médio ou longo prazo, enfim, um leque de opções que poderiam ser usados desde a infância até mesmo ao ensino superior... O uso de estratégias usadas durante a partida faz com que nos aprofundemos no conhecimento do jogo e nos assuntos relacionados à eles... Basta ver a discussão do jogo Axis & Allies (Jogo de guerra) na Ilha do Tabuleiro, que acabou virando uma verdadeira discussão literária sobre este ou aquele livro sobre a 2ª Guerra Mundial... Os jogos estão num plano que transcendem o fato do que denominamos "jogo"... Tudo que esta relacionado a eles acabam por dar ao educador subsídios para uma discussão, desde a discussão sobre a forma escrita das regras e se estas estão corretamente redigidas... um professor de português poderia utilizá-las como forma de incentivar a discussão; outras vezes a própria discussão como no exemplo dado sobre a 2ª querra mundial e sua utilização no jogo Axis & Allies será de muita valia numa aula de História; A utilização de diversas usinas de energia e suas consequências para o meio ambiente poderiam ser discutidos no Power Grid; A arte de saber administrar ações, produtos e decisões, poderiam muito bem serem utilizados num curso de administração... Enfim, são tantos os exemplos de jogos que tem função educacional que poderíamos ficar aqui mencionando vários e vários jogos, de todos os níveis, de todas as matérias... O aprender não se faz apenas através de livros e métodos utilizados; a utilização de jogos de tabuleiro seria uma saída "divertida" para que assuntos fossem aos poucos inseridos na vida dos estudantes... Se não existe um jogo para determinado assunto, então criemos ele!!! Acima de tudo, nós amantes de jogos, conseguimos enxergar uma luz onde muitos educadores não enxergam... É preciso se reciclar e abrir as portas para novos métodos... Assim, certamente, teremos maiores esperanças de um futuro melhor para todos os estudantes!!!
Imagem: Jogo Tigris & Euphrates
Fonte: Bgg

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mega Mapa Axis

Enfim eis o mapa impresso !!!

Após um longo e tenebroso inverso, vários e vários pedidos, especulações, queda das bolsas, Obama me ligando e dizendo: "Hei man, i win !!! Show this mega map !!!"

Fizemos a impressão em lona com uma ótima qualidade e um acabamento que gera um pouco de brilho. A qualidade do arquivo e da gráfica que o imprimiu ajudam bastante no resultado final.
Essa qualidade pode ser vista nos vários tabuleiros que imprimimos. Qualidade dos tabuleiros e não das fotos que tirei ok ?

Esse mapa tem 91 x 150cm, portanto achar um lugar pra ele ficar pode complicar um pouco.
Para terem uma idéia, a foto do mapa no chão teve que ser tirada por mim encima de um banquinho, portanto a uns 2 metros do chão.

Nos próximos posts vamos mostrar os exércitos extras que compramos na escala do axis original, algumas peças a mais em eva (para navios, submarinos, tanques, etc...) e uma customização nos porta-aviões e jatos magnéticos.

Agradeço o Edu Alpendre que gentilmente nos disponibilizou o arquivo do mapa.
Valeu Edu !!