Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 19 de outubro de 2008

Puerto Rico - Mudam-se as regras! - Continuam as derrotas!!!


Domingão... Chuva... Lenir e Wagner fizeram uma partida da versão caseira de Puerto Rico... Mudamos as regras... Cada um jogava com 2 tabuleiros e no final do jogo cada um pontuava com o tabuleiro de menor numero de pontos!!!

E vamos nós... construções pra cá, construções pra lá, e embarca mercadorias aqui e ali, e escolhe-se plantações de milho, tabaco, índigo, café, e no final adivinhem... Perdi de novo povo!!!!!

O que mais me surpreendeu é que se tivéssemos usado as regras antigas, de maior pontuação de cada tabuleiro de cada jogador, eu venceria... No fim meus 2 tabuleiros tiveram 30 e 45 pontos... e os 2 tabuleiros de Lenir tiveram 37 e 44 pontos... e pelas regras Lenir venceu por 37 a 30!!!

Assim, definitivamente não dá!!!!!!!!!!

Repare na foto do jogo que minha versão caseira se confundiu com o fundo da mesa, criando um mosaico surpreendente entre o jogo com seus tabuleiros, cartas, peças e a capa da mesa...

Esperamos definitivamente, melhores performances nos próximos jogos!!!

Abraços a todos!!!

sábado, 18 de outubro de 2008

Pillares de la Tierra 2 – A revanche !!!

Este sábado jogamos Wagner e eu (Fausto), a versão homemade do Pillares de La Tierra. Terceira derrota Povo !!!
Primeiro, o tabuleiro em lona ficou lindo demais...caraca...muito bom mesmo...parece uma pintura ! (Vejam no post anterior a foto).
As cartas são muito bonitas, o esquema de impressão a lazer, contact transparente e EVA no meio...ficam cartas grossas, mas fica muito bonito e legal de usar (se não tiver que embaralhar toda hora...)

Jogabilidade: Minha primeira impressão: bastante coisa pra fazer durante a rodada em termos de organização do jogo, porém as marcações no tabuleiro ajudam bastante e tudo se torna mais simples ao passar das rodadas.
Esses procedimentos são repetitivos e como disse, o tabuleiro ajuda, lendo as regras parece muita coisa pra fazer, mas realmente não é tudo isso não.
As opções de ação são grandes, ainda mais jogando em duas pessoas. Acredito que mais pessoas na mesa gerem uma interação maior entre os jogadores. Em dois jogadores a interação não e tanta e podemos pensar e jogar nossas estratégias mais livremente.
O equilíbrio entre trabalhadores e dinheiro é essencial, em uma das rodadas usei quase todos os trabalhdores e senti minhas finanças irem pro brejo !!!

O jogo:Bom desta vez....o Wagner perdeu novamente...ha,ha,ha (desculpa, não consegui segurar o riso...).
Foi 42 a 34, com direito a virada na última rodada.
As estratégias foram mais ou menos assim: Wagner me passando as regras..inclusive algumas obscuras, outras marrons, tons de cinza, etc...
Ele se baseou principalmente (me corrija se eu estiver errado Wagner !), em marcar pontos de vitória e produzir materiais.
Eu, por outro lado, me atentei a sempre que pude não pagar imposto e conseguir um metal, que fui acumulando.
Por fim com algumas cartas de metal e outros materiais converti tudo em pontos de vitória. Não dei muita importância ao dinheiro, no início apliquei em produtos e sempre deixei dinheiro para o item de imposto (a opção de não pagar é claro).
Com essa estratégia não gerei dinheiro com as cartas, apenas com os trabalhadores. As cartas eram usadas para produzir bens em troca de pontos.

Avaliação:Gostei do jogo, não é aquele “monstro” que parece no manual, não é simples de tudo, mas também não é complicado, um jogo ou dois e já se pode começar a pensar em estratégias e melhorar o seu próprio jogo.

domingo, 12 de outubro de 2008

Pillares de la Tierra!!!

Versão Caseira (Clique na imagem para ver em detalhes!)
Segunda derrota povo!!! 143 a 139... Mas estou chegando lá!!!

Neste domingo eu (Wagner) e Lenir jogamos Los Pillares de la Tierra... Sinceramente, esperava corrigir os erros do jogo passado e vencer Lenir, mas... bem... deixa pra lá... Vamos ao jogo:

Há muito que se pensar e fazer neste jogo... Consideramos muito bom e as possibilidades de vitória são muitas... Percebam na foto que minha versão caseira ficou um pouco grande, mas isso não atrapalhou em nada nossas estratégias... Apenas faltou um pouco de espaço... he he he... O jogo é dividido em 6 rodadas e cada rodada é dividida em 3 fases... Na primeira escolhe-se entre artesãos que te darão possibilidades de converter materiais em pontos de vitória ou dinheiro, ou escolher materiais, que serão usados junto com artesãos. Já na segunda fase são escolhidos os lugares no tabuleiro onde serão colocados os maestros construtores (3 para cada jogador)... Em cada local há um benefício que irá para o jogador que colocou o maestro construtor... Existem vários benefícios como ser o primeiro jogador na próxima rodada, isentar impostos, comprar e vender materiais, contratar mais trabalhadores (2) para a rodada seguinte entre outros benefícios... Já a terceira fase, basicamente é executar cada item no tabuleiro onde são colocados os maestros construtores, bem como a conversão dos pontos de vitória levando-se em conta os artesãos e os materiais que cada jogador tem em seu poder... Depois disso, repete-se tudo o que foi dito nas 6 rodadas... Alguns problemas surgem no jogo para cada jogador: Na primeira fase, escolher quais cartas de materiais te dará mais benefício ou escolher comprar outros artesãos... Na segunda fase, a coisa complica, pois você tem 3 maestros construtores para serem colocados nas diversas possibilidades do tabuleiro... Aqui praticamente é que o jogo se decide... Quanto melhor você colocar os maestros construtores, mas vantagens terá, e isto torna uma escolha difícil... Resta agora escrever sobre o dinheiro utilizado no jogo... Eles somem!!! Evaporam!!! Quando você menos percebe já está com seu marcador próximo do zero... he he he!!! Mas para aqueles que ainda não jogaram, trata-se de um grande jogo... Vale a pena pelo menos realizar uma partida!!!

Detalhe: Perdi as 2 partidas que joguei com Lenir, mesmo ela me ensinando como ganhar dinheiro vendendo o metal!!!

Play test Arkadia


Testamos Arkadia. Gostei! Perdi ontem e dei um baile hoje, é que melhorei um pouquinho do cansaço. Ganhei de 139 a 89 (um baile). Jogo: de certa forma consideramos um jogo excelente. O único porém refere-se aos pontos de vitória (ouro), sendo feitos com uma fichinha que consideramos pequena. Poderiam terem sido feitas no mesmo tamanho e forma, mas de cor diferente, dos selos das famílias. O restante do material são de boa qualidade. E o conjunto do tabuleiro e demais peças tornam o jogo muito bonito.

O jogo em si é simples, ou você constrói, ou coloca trabalhador, sendo que quando a construção é fechada (por outras construções ou trabalhadores) faz-se a pontuação de acordo com os selos de cada jogador e sua respectiva quantidade de selos do castelo. risos foto do Wagner se escondendo...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Jogo Axis and Allies (TripleA)



Através do site Ilha do Tabuleiro, e do nosso amigo Descolado, encontrei esse jogo de A&A para computador (FREEWARE), chamado TripleA.
Dentre os jogos que tenho visto ultimamente esse (na minha humilde opinião) é o melhor.
Explico: é um jogo local (fica no seu micro), pode ser salvo e recuperar jogos, design e imagens muito legais, simples de se usar, possui várias versões de A&A que podem ser carregadas para jogar como revisied, original, etc...
Os outros que conheço tinham gráficos muito pobres ou eram em sites que não se podia gravar o jogo.
Foi desenvolvido em Java, portanto precisa dele para jogar, embora a maioria dos micros já deva vir com uma versão do Java instalado.
De qualquer maneira o site possui links para o java e versões de instalação com ou sem o java, além dos fontes caso você queira se aventurar em modificar o programa.
Fiz apenas alguns testes rápidos de jogo e acho que ele segue as regras do A&A plenamente, se alguém perceber alguma diferença por favor avise.

Segue o link: http://triplea.sourceforge.net/mywiki/Installing


terça-feira, 7 de outubro de 2008

Temos um Clube irmão: Jogatina Campinas!



É com grande satisfação que comunico nosso Clube irmão aqui de Campinas city: Jogatina Campinas! Muitos membros de nosso Clube fazem parte deste Clube e a recíproca é verdadeira... Abraços a todos os mebros da Jogatina e a seu presidente Tiago!!! Estamos aguardando para a realização de uma tarde de jogos!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Informações do Wagner

Jogamos recentemente:
Pillars of the Earth = Perdi!!!!!
Fearsome Floors = Perdi!!!!!
Ticket to Ride = Perdi!!!!!
Mr. Jack = Perdi!!!!!
Considerações finais: Impressionante!!!!!