Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 30 de dezembro de 2017

Bazaar e Century: Golem Edition !

Bazaar - Versão Caseira !

Nossas Versões Caseiras são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda. 

Imagens de nossas Versões Caseiras dos Jogos Century: Golem Edition e Bazaar !

Não gostamos de comparar Jogos, pois cada um tem sua história, autor e importância na coleção de cada um e cada Jogador tem também seus gostos pessoais. Comparar significaria juntar tudo em um mesmo balaio e não faremos isso aqui.

Recentemente, foi lançado o excelente Century: Golem Edition, que é uma reedição do Century: Spice Road, porém com uma arte mais fantasiosa.


Fizemos nossa Versão Caseira do Jogo e realmante muito nos agradou, por ser fácil, relativamente rápido e que foi colocado na reedição um Tema muito legal, mais fantasioso e utilizando Cristais como "Recursos" utilizados.


Bazaar - Versão Caseira !

Century: Golem Edition é um Jogo de "Trocas", onde você precisa ir adquirindo Cristais nas Cores Amarela, Verde, Azul e Rosa e com ele, trocá-los por Cartas de Pontuação que exigem determinado número de Cristais, bem como exigindo que estes Cristais possuam determinadas cores.

Abrindo aqui um "parenteses", vamos falar um pouquinho de outro Jogo também de "Trocas" e muito interessante, porém, bem mais desconhecido da maioria dos Jogadores, por se tratar de um Jogo bem mais velho. Trata-se de "Bazaar", lançado em 1967.

https://boardgamegeek.com/boardgame/287/bazaar


Bazaar - Versão Caseira !

Tanto Century: Golem Edition, como Bazaar, possuem em sua estrutura central o sistema de "Trocas", onde você precisa trocar "Recursos" nas cores que as cartas de Pontuação (Century: Golem Edition) exigem e onde as Cartas (Bazaar) também exigem. Bazaar não trabalha com "Recursos", mas simplesmente trabalha com "Cores". Troca-se as Cores conforme o Jogo determina e uma vez conseguido as Cores, troca-se por Cartas que exigem determinadas Cores.

Percebe-se que a semelhança entre os 2 é gigantesca, pra não dizer que são Jogos praticamente iguais, porém o que diferencia Century: Golem Edition de Bazaar é como ocorre a Pontuação, pois em Century: Golem Edition, as Cartas de Pontuação já determinam quantos Pontos o Jogador terá, independente de quantos Cristais sobrar com o Jogador depois da troca deles por alguma Carta de Pontuação. Já em Bazaar, o autor tratou de outro aspecto muito interessante que é a "Eficiência" das Trocas que o Jogador fez durante a partida.


Bazaar - Versão Caseira !

Ser eficiente em Bazaar é fazer trocas mais "exatas", e quando o Jogador resolver trocar as "Cores" por alguma Carta, a Pontuação se dará pelo número de Cores que sobrou depois de pegar determinada Carta. Ou seja, não adianta apenas ir juntando Cores e depois trocá-los por determinada Carta. Você precisa ir trocando cores e na troca com a Carta, deixar sobrar o mínimo possível de Cores ou mesmo nenhuma Cor. Se nenhuma Cor sobrar, significa que você foi eficiente nas Trocas e por isso ganhará mais Pontos. Quanto mais cores sobrar, menos Pontos você ganha.

Bazaar foi lançado em 1967 e Century: Golem Edition em 2017 e mesmo nestes 50 anos separando ambos, Bazaar ainda consegue se colocar um pouco acima (Na nossa opinião!) do Century: Golem Edition, pois coloca justamente a "eficiência" das Trocas, como principal fator que dará Pontos ao Jogador.


Bazaar - Versão Caseira !

A aleatoriedade de como deverão ocorrer as Trocas, se dão de forma diferente em ambos os Jogos, porém, mesmo diferentes, seguem um mesmo "padrão".

Em Bazaar, as Trocas são determinadas por 2 Cartas de Trocas que são escolhidas aleatoriamente (Existem no Jogo 10 Cartas de Trocas) e cada uma delas possui 5 Trocas possíveis de serem feitas. Ou seja, existem 10 trocas disponíveis para todos os Jogadores durante toda a partida e os Jogadores são livres para fazerem quantas trocas quiserem à sua vez.


Century: Golem Edition - Versão Caseira !

Já em Century: Golem Edition, as Trocas são determinadas por Cartas que os Jogadores vão pegando ao longo da partida. Portanto, cada Jogador possuem Cartas diferentes e saber escolher bem quais Cartas comprar é essencial para se ter diversidade de opções. Além disso, diferentemente de Bazaar, o Jogador, à sua vez, só poderá realizar 1 Troca que é determinada pela carta que jogar.

A semelhança entre ambos os Jogos é notável, mas mesmo Century: Golem Edition sendo mais recente (2017) que Bazaar (1967), ainda encontramos em Bazaar, algo mais suscetível de análise, justamente por não "abrir o leque" de opções nas Trocas, feitas pelos Jogadores. É preciso trocar bem ! Senão, corre-se o risco de ficar com uma Pontuação bem menor que os outros Jogadores que realizaram trocas mais eficientes.


Century: Golem Edition - Versão Caseira !

Tanto Century: Golem Edition quanto Bazaar são excelentes Jogos e não estamos aqui desmerecendo nenhum deles. Aliás, recomendamos os 2, porém, analisando o comportamento de ambos à mesa, queremos aqui fazer um pequeno comparativo de ambos e colocar nossa posição como Blog de Jogos, pois tanto Century: Golem Edition, quanto Bazaar, já foi Tema de várias e várias postagens por aqui.

Por falar em mesa, sempre procuramos incentivar a utilização de Jogos em Salas de Aula ou mesmo com Crianças e temos tanto em Century: Golem Edition quanto em Bazaar, um pequeno problema a ser trabalhado, principalmente quando for jogado com Crianças e mesmo com pessoas que tem dificuldade em fazer escolhas, dentro de um "leque" de opções, seja ele pequeno, médio ou grande.


Century: Golem Edition - Versão Caseira !

Os Jogadores dificilmente conseguirão de forma "direta", obter seus "Cristais" ou Cores que desejam, pois precisarão Trocar as Cores que possuem por outras e outras e outras até conseguirem juntar a quantidade que precisam, porém, quando levamos em conta Conjunto de cores, como por exemplo (2 Amarelos, 1 Azul, 1 Rosa e 2 Verdes) e o Jogador possui (1 Amarelo, 2 Azuis, 0 Rosa e 1 Verde), torna-se uma tarefa mais complicada para algumas pessoas, pois é preciso "enxergar" bem o que o Jogador tem e o que ele precisa. Mais ainda: Como conseguirá, à partir do que tem, chegar ao que precisa. 

Com isso, temos aqui 2 excelentes Jogos para aprimorar esta questão, pois trabalham de forma idêntica a questão da "Troca" e exigem que os Jogadores a realizem de forma minimamente satisfatória.


Century: Golem Edition - Versão Caseira !

Para aqueles que gostam de Jogos bem elaborados, simples e com uma mecânica muito interessante a ser trabalhada com pessoas, recomendamos ambos ! Mesmo separados por 50 anos, conseguiram colocar o Sistema de "Troca" de forma muito interessante. Se tivermos que escolher apenas 1, optaríamos por "Bazaar", embora Century: Golem Edition esteja no mesmo nível de dificuldade e que também não deixa nada a desejar comparado ao seu co-irmão mais antigo.


Century: Golem Edition - Versão Caseira !

sábado, 23 de dezembro de 2017

Nosso primeiro Gamão !

Ontem fizemos uma postagem sobre o Jogo Gamão e hoje apresentamos o Jogo que conseguimos encontrar na Feira de Antiguidades, realizada no Centro de Convivência Cultural - Campinas SP.


Embora não seja "Oficial" este Tabuleiro apresenta muitos detalhes decorativos e serve tanto para ser jogado, quando para ser uma peça decorativa.

Como se trata de uma Feira de Antiguidades, não está em perfeito estado, mas apesar de algumas imperfeições e falhas, de uma forma geral apresenta-se em muito bom estado de conservação.

Quanto às Peças redondas e os Dados, não se trata das originais para este Tabuleiro, já que as que vieram junto, são feitas de Plástico e parecem ter sido retiradas de algum outro Jogo e os Dados são minúsculos também e lembram os Dados bem baratos vendidos por aí. Também parecem ter sido retirados de algum outro Jogo

Este Tabuleiro foi um presente recebido e muito enriquecerá nossa coleção de jogos. Mesmo com as imperfeições e com as Peças e Dados não sendo originais, o Tabuleiro e o Jogo em sí chama a atenção pela beleza da Arte.




















sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Gamão ! Uma preciosidade esquecida por muitos...



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Falar de Gamão em meio a tantos outros Jogos modernos, parece ser retroagir um pouco no tempo e na história, já que é muito velho de estrada e muito pouco jogado também.

Acreditamos que todos aqui já devem ter jogado outros Jogos clássicos bem mais conhecidos como Damas e Xadrez, por exemplo, mas que por algum motivo, deixou nosso velho Gamão de lado, por não ter Jogos ou Jogadores disponíveis à mesa. São raros os Jogadores que possuem Gamão em sua coleção e mais raros ainda os que Jogam com frequência. Um erro, sem dúvida, pois além de ser um clássico, esconde um Jogo realmente bom.

Nós que estamos acostumados a discutir Jogos modernos e suas estratégias e táticas, acabamos por rejeitar os precursores destes, que fizeram parte da história evolutiva na criação dos Jogos. Se chegamos a um nível considerável de eficiência quanto às Regras e Mecânicas, devemos muitos àqueles que um dia também estiveram presentes entre os Jogadores. Jogos como Senet, Tablut, Jogo Real de Ur entre outros tantos, acabaram por criar gerações de novos Jogadores e Criadores, mesmo de forma superficial e indireta. Ainda hoje, temos nos Jogos modernos, algumas características presentes, que foram trazidas destes Jogos e que muitos nos encantam e proporcionam momentos de alegria e diversão.




O problema é que o mercado despeja todos os anos, centenas de Jogos novos, com Componentes novos e com qualidade excepcional, que ficamos maravilhados ao ver à mesa. Um chamativo interessante, já que um Jogo visualmente bonito, acaba atraindo atenção daqueles que não estariam tão interessado em jogá-lo.

Gamão foge a tudo isso, com seu Tabuleiro bem diferente do comumente encontrado em Jogos para 2 Jogadores, 30 Peças redondas (15 para cada Jogador) e 5 Dados D6, sendo 2 Dados D6 para cada Jogador e 1 Dado de "Apostas". Saliento que este dado de "Apostas" não faz parte do Jogo original, já que foi instituido em Competições por volta de 1920. Ele serve apenas para que os Jogadores informem qual o valor da Aposta de vitória e não vamos explicar muito mais que isso, afinal, nosso objetivo como Jogador é diversão.




O Tabuleiro é constituido em 4 quadrantes, sendo que as 15 Peças redondas dos Jogadores são distribuidas no começo da partida nestes 4 Quadrantes e os Jogadores tem como objetivo, ser o primeiro a retirar todas as suas Peças do Tabuleiro. 

Devido à forma do Tabuleiro e distribuição das Casas, que são Triângulos (6 em cada Quadrante), um Jogador deverá mover suas peças no sentido Horário e outro Jogador deverá mover suas peças no sentido Anti-horário.

Analisar Gamão é realmente muito interessante, pois existe os 2 Dados D6 que os Jogadores deverão rolar à sua vez e mover suas Peças a quantidade de casas (Triângulos) indicadas nos 2 Dados. Reparem que você não soma os valores, mas utiliza cada Dado D6 individualmente.




Em resumo, Gamão é um "Jogo de Corrida", onde você precisa ser o primeiro a retirar todas as suas Peças do Tabuleiro, porém, existem algumas Regras que precisam ser respeitadas e são estas Regras que fazem o Jogo tornar-se complicado quanto às escolhas. Se procurarem por artigos publicados sobre o Jogo e suas estratégias, irão encontrar um vasto material para um Jogo relativamente simples. Matemáticos de plantão tem neste Jogo, dados para muitas análises, pois existem "n" variáveis envolvidas, desde a aleatoriedade dos Dados D6, quanto o posicionamento das Peças redondas nas casas (Triângulos) no Tabuleiro. 

Vocês podem me perguntar se a existência de Dados D6, tornam Gamão um Jogo de "Sorte", porém se colocarmos no mesmo balaio todas as possibilidades de combinações que podem ocorrem no lançamento de 2 Dados D6, mais todas as possibilidades de combinações de distribuição de Peças redondas nas 24 casas (Triângulos) do Tabuleiro, você chegará a um número absurdo de possibilidades  e se mesmo assim,  ainda o fator "Sorte" fizer parte do seu Jogo (E fará, com certeza!), ainda você terá que pensar bem onde posicional suas peças. Existe o Fator "sorte" mas que poderá ser "controlada" conforme seus movimendos das Peças redondas.




As poucas Regras existentes no Jogo são de extrema importância no desenvolvimento da partida, pois são elas que fazem o Jogo deixar de ser apenas um "Jogo de corrida", para se tornar algo Estratégico/Tático (Mais Tático que Estratégico!) devido às possibilidades de escolhas de Peças redondas que irão se movimentar. Com isso, você pode ter tanto um Jogo "Neutro" (Deixando as coisas acontecerem!), "Defensivo" (Evitando que o adversário "coma" suas Peças redondas) ou "Ofensivo" (Partindo para cima das Peças redondas livres do adversário). 

Tática é o que mais se encaixa neste jogo. Estratégia existe, mas dependerá muito do movimento das Peças redondas no Tabuleiro e como estão distribuidas nas Casas e Quadrantes. Você precisa ser flexível o suficiente para desistir de uma Jogada pensada antes e refazer esta jogada, pois algumas posições das Peças redondas no Tabuleiro complicam em muito a situação do Jogador. 

Gamão, embora desconhecido da maioria dos Jogadores, consegue ser simples o suficiente para que as Regras sejam explicadas em poucos minutos, porém, possui elevado grau de dificuldade quanto ao Planejamento do que fazer. O Jogo muda a cada instante e saber "ler" o Tabuleiro é essencial para levar você à vitória.




Não vamos falar de Regras por aqui, mas citaremos algumas para que possam perceber o quanto este Jogo é cheio de possibilidades. Uma Regra interessante é que você só poderá começar a retirar as Peças redondas do Tabuleiro, quando todas as suas Peças redondas estiverem no último Quadrante. Esta Regra faz com que o Jogo se "arraste" por um tempo maior que o razoável, pois toda vez que uma Peça redonda de algum Jogador for "comida", ela voltará para o Jogo no primeiro Quadrante . Portanto, terá que refazer todo o Trajeto até chegar ao último Quadrante. Porém, devido ao sentido em que as Peças redondas dos Jogadores irão percorrer no Tabuleiro (Horário e Anti-horário), haverá, do meio para o fim do Jogo, uma quantidade de Peças redondas muito grande no último Quadrante. E como o último Quadrante do Jogador é o primeiro Quadrante do outro Jogador, teremos problemas para colocar as Peças redondas "comidas", pois outra Regra complica esta movimentação. Em qualquer casa do Tabuleiro de Jogo que estiver com 2 ou mais Peças de um Jogador, o outro Jogador não poderá colocar Peças redondas suas alí, pois esta condição Protege a casa. Como do meio para o fim do Jogo, as peças se direcionam para o último Quadrante, a possibilidade destas casas estarem "travadas" (Mais que 2 Peças redondas sobre ela!) é muito grande. Como cada Quadrante possui 6 casas e utiliza-se um Dado D6 para movimentar as peças, daí o problema, pois o Jogador corre o risco de ficar com suas Peças redondas "comidas" sem possibilidade de movimento. Querem mais um complicador ? Peças redondas comidas, obrigatóriamente, deverão entrar no Jogo para, somente depois, o Jogador poder movimentar suas Peças redondas que já estão no Tabuleiro. Com isso, o Jogador corre o risco de ficar sem realizar movimentos na sua vez, devido ao fato de ter Peças redondas comidas ainda para entrarem no Tabuleiro.




Perceberam que bastou escrever um pouquinho sobre Regras e achamos complicadores para o Jogo. Estar atento a todas elas e entender como e onde suas Peças redondas devem ficar ao longo da partida, é a chave para a realização de uma boa partida, que demora cerca de 30 minutos ou até menos, dependendo dos Jogadores.

Gostamos de Gamão pela simplicidade de Regras e pelo tempo de Jogo, pois muitas vezes disputamos "melhor de 3". Olhares curiosos para a Mesa são vistos, pois dificilmente você encontrará Jogadores jogando Gamão em algum Bar ou mesmo em Grupos de Jogos. Dominós, Damas e Xadrez até aparecem bem, mas Gamão parece ter o seu público bem mais específico. 

Gamão, embora esteja no mercado a muito tempo, foi um dos melhores achados, pois sempre esteve ali, mas que nunca nos demos conta de jogá-lo. Porém, ao ser colocado à mesa, tornou-se um dos Jogos mais interessantes, pois ele se encontra na faixa intermediária entre 2 outros Jogos mais conhecidos: Damas e Xadrez ! Porém, Gamão deixa a simplicidade das Damas de lado, porém não atinge a complexidade do Xadrez, fazendo com que a aceitação dos jogadores seja imediata.




Quanto ao Tabuleiro do Jogo, temos que deixar aqui nosso ponto de vista sobre a Arte, pois trata-se de uma verdadeira "Peça decorativa", principalmente os mais luxuosos e profissionais, pois os detalhes do Tabuleiro e Peças redondas são realmente dignas para serem deixados como Objetos de decoração. Tabuleiros feitos em Marchetaria ou mesmo os Persas, possuem uma qualidade de Arte invejável. 

Por outro lado e não poderíamos deixar isso passar em branco, já que nosso Blog procura sempre incentivar a confecção de Versões Caseiras, Gamão é um Jogo facílimo de ser feito, pois basta Tampinhas de refrigerante, Dados e um Tabuleiro que pode ser feito, por exemplo, no verso de um Banner usado.





Embora desconhecido, Gamão merece estar na coleção de todos nós que gostamos de Jogos, pois consegue unir um Jogo muito interessamte, com tempo de jogo relativamente curto, Regras fáceis mas com possibilidades enormes de "estratégia".

Altamente recomendado !

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Leaping Lemmings !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek e acervo pessoal !

Leaping Lemmings foi lançado em 2010 pela GMT Games, e seus autores são John Poniske e Rick Young e pode ser jogado de 2 a 6 jogadores. 





Trata-se de um jogo relativamente simples, onde cada jogador tem um Clã de Lemmings (Lêmures para alguns!) e seu objetivo é fazer com que a maioria ou todos os 10 Lemmings atravessem um Tabuleiro e saltem em um desfiladeiro... Aqueles Lemmings que fizerem os melhores saltos, recebem os melhores Pontos... Saltos mal feitos, recebem menos pontos...

Parece, à princípio, meio ridículo ter um jogo que mais parece uma Corrida em busca dos melhores saltos, mas a coisa não é assim tão fácil de ser executada.




Acontece que no caminho de onde os Lemmings saem, até chegarem ao desfiladeiros, existem 2 Águias famintas que adoram comer Lemmings... Cada uma destas Águias ocupam uma parte do Tabuleiro, e podem se movimentar em sentido horário ou anti-horário... E existe uma região perigosa do Tabuleiro, que pode ser afetado pelas 2 Águias...
Percorrer o Tabuleiro e fazer com que seu Lemming não vire refeição das famintas Águias e terminar com um Salto triunfal é o grande charme do jogo...




A cada rodada, é rolado 1 Dado D6 para cada Águia, que determina quantos espaços elas vão se mover... Além disso, é revelada 1 Carta que informa aos jogadores, a quantidade de movimentos que os Lemmings poderão se mover naquela rodada, que pode ser de 2 a 5...

Acrescenta-se a essa mecânica, o fato de cada jogador poder se proteger nos arbustos espalhados pelo Tabuleiro, ou mesmo ficar posicionados sobre outros Lemmings, bloqueando os movimentos de todos os Lemmings que estiverem abaixo deles... O grande problema disso, é que quem está em cima, poderá ser comido pelas famintas Águias...




Além disso, existem algumas Fichas de Alimentos que são colocados no Tabuleiro, que darão Pontos de Vitória ou Favores aos Lemmings...

E por fim, acrescenta-se a este balaio, algumas cartas com Ações que são muito poderosas (E bem divertidas por sinal!), que os jogadores poderão utilizar durante a partida...




O mecanismo do Salto é bem específico e muito bem bolado... Por exemplo, se o seu Lemming está a 3 espaços do desfiladeiro e tem movimento 5 nesta Rodada, seu salto terá valor 2 (5-3=2)... Se este Lemming estivesse na beira do desfiladeiro e com movimento 5, seu salto terá valor 5 (5-0=5), portanto, saber se posicionar bem antes do salto é fundamental para garantir pontos preciosos...




Leaping Lemmings, embora muito simples como mecânica e regras e ser considerado um Jogo de Médio para Fácil quanto à dificuldade, tem um grau de estratégia muito bom... Você não pode ficar "enrolando" muito com seus Lemmings, pois as Águias são terríveis, e como elas são controladas pelos Dados D6 e pelo Jogador ativo, normalmente o estrago causado por elas são grandes... Também terá que controlar a entrada de Lemmings no Tabuleiro, já que cada jogador possui 10 Lemmings e você só poderá mover 1 deles em cada rodada... Ter muitos Lemmings é muito bom pela quantidade de opções, porém a chance de ter algum ou alguns deles comidos pelas Águias é grande, além de fazer a travessia no Tabuleiro se tornar mais lenta...




É um jogo de sorte baixa, mas ela está presente, e muitos não podem gostar disso, mas geralmente você tem um bom controle do que está fazendo durante a partida...

A pontuação final é sempre apertada e geralmente ninguém dispara, pois os jogadores tem meios de equilibrar as coisas...

Ter Lemmings comidos pelas Águias é uma constante, portanto, não se preocupe muito com isso e procurem fazer os melhores saltos possíveis com os Lemmings que conseguem atravessar o Tabuleiro e tem a chance de saltar...




O jogo termina quando a Carta "Game Over" aparece e os Pontos são computados !!!

Para aqueles que tem crianças em casa e para aqueles que gostam de um jogo relativamente rápído e não exige muito gasto de neurônios, Leaping Lemmings cumpre seu papel de divertir bem !!!

Não é e não será um Top ! Existem muitos outros jogos medianos que até são melhores que ele, mas tem um preço razoável e com um grau de diversão que considero muito bom !!!








quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A simplicidade de Dixit !



Imagens acervo pessoal e Site BoardGameGeek !

Falar sobre Dixit depois de tantos anos do lançamento e com um monte de expansões já disponibilizadas à todos, parece ser  "bater na mesma tecla":


Como a maioria das pessoas já sabem como o Jogo funciona, procurarei dar outro enfoque à Postagem, trazendo alguns aspectos muito interessantes sobre a utilização do Jogo, não apenas trabalhando o Lúdico, mas trabalhando também outros aspectos emocionais que envolvem as pessoas ao terem contato com os desenhos fantasiosos e maravilhosos que estão expressados nas Cartas do Jogo.

Dixit transcende o Lúdico !

Por sí só, Dixit possui uma qualidade tanto visual quanto de "Jogo" propriamente dito, que dificilmente as pessoas não saem da mesa com um ponto de vista bem mais positivo sobre um Jogo de Tabuleiro (No caso de Dixit, Jogo de Cartas). O imaginar está presente de forma latente e talvez aí esteja o segredo da criação do Jogo. Pensar, por sí só, é algo grandioso e já dizia René Descartes: "Penso, logo existo". "Descartes encontrou algo que não poderia duvidar: A dúvida ! De acordo com o pensamento do Filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou." (Fonte do texto em itálico: significados.com.br)




Filosofias à parte, Dixit conseguiu colocar o "pensar" como o mais importante ato no Script do Jogo. Imaginar é uma obrigação e quanto mais imaginação existir entre os Jogadores, mais divertido e interessante ele será. Em um grupo de 5 ou 6 jogadores, cada um terá uma interpretação diferente da mesma Carta. Dificilmente os Jogadores dirão a mesma coisa. O problema, e aqui acho que o Autor foi Genial ao fazer esta escolha, é que os Desenhos colocados nas Cartas, em muitas delas, ultrapassam em muito minha capacidade de imaginar. Quantas e quantas vezes peguei uma Carta na mão e fiquei por minutos pensando que informação daria para aquela Carta, onde olhava para o desenho, conseguia enxergar os detalhes, mas o toto se tornava algo inimaginavel, pois fugia dos padrões que conhecia até então.




Dixit conseguiu atingir o público na sua totalidade. E mesmo aqueles que não gostam de Jogos de Tabuleiro, sempre depois de jogá-lo fica com aquela sensação de "quero um pouco mais disso". 

Por um lado temos as Crianças, que se pesquisarem à respeito da criação do Jogo, vão encontrar nelas, a fonte de inspiração para esta obra maravilhosa, pois nosso criador precisava de algo para trabalhar alguns aspectos emocionais em seu filho (a) e encontrou na utilização de imagens fantasiosas, algo que poderia funcionar perfeitamente. Por outro lado, temos as pessoas mais velhas, que muitas vezes não tem paciência suficiente para sentar à mesa e ficar 1 ou 2 horas fazendo a mesma coisa. Engana-se quem acha que Dixit não funciona para este público. Imaginar é algo que nasce e morre com todos, independente da idade e os resultados em alguns Grupos tem sido realmente interessante, talvez devido ao fato dos desenhos lembrarem muitas partes da vida, das fantasias, das emoções, das durezas, tristezas e alegrias que todos nós estamos aprendendo e evoluindo no dia-a-dia como Ser humano. Dixit traz nas Cartas, um pouquinho destas informações, destas lembranças, onde alguns sentimentos estão presentes de forma bem clara e muitas vezes nos encontramos naquele desenho, pois nos leva a momentos, lugares e emoções que um dia tivemos com nossos amigos , familiares ou mesmo quando nos encontramos em situações de solidão, seja ela em que grau for.




Mas isso é um Jogo ! Diria você... Mas você pode jogá-lo como tal ! O lúdico está alí, com suas Regras e objetivos. Quantas e quantas vezes começamos a jogar pontuando e no meio do Jogo todos abriram mão da "disputa" para se entregar mais e se envolver mais com os desenhos e fazer daquela experiência algo que transcende o "jogar". Quantas interpretações foram dadas às Cartas, onde algumas pessoas conseguiram enxergar algo que sempre esteve ali e você nunca prestou atenção. 

Procuramos trabalhar o "coletivo e imaginário" neste Jogo, onde cada um, depois da Revelação da Carta que cada Jogador colocou à mesa, revelasse qual o motivo que levou ele colocar aquela Carta. E aqui já tivemos muitas risadas, interpelações, discussões, choros, pois cada um enxerga aquilo que é "seu". Algo te chamou a atenção no desenho. Talvez pela cor, pela simplicidade, pela ação envolvida, pela emoção envolvida, pelo todo, pelo tudo, pelo nada...

Acabamos descobrindo que Pensar é infinito ! Como vamos interpretar cada Carta e como vamos passar esta informação aos demais Jogadores, de forma que alguns entendam é algo muito interessante a ser estudado neste Jogo. Por isso gostamos que cada um coloque como interpretou o desenho e explique sua escolha, mesmo que não receba voto algum. Muitas vezes, Cartas que não receberam votos e que, à princípio, não tinham nada a ver com a Dica informada pelo Jogador ativo, estava mais dentro do contexto da Dica, do que a própria Carta que o Jogador colocou à mesa. Não pelo desenho em sí, mas pela interpretação, pela informação que o Jogador colocou à todos, do porque de sua escolha para aquela determinada Carta.




Fazer um Jogo, onde a "criatividade e imaginação" é o motor do mesmo, e conseguir bons resultados, realmente é de se tirar o chapéu. Nas primeiras críticas que lí sobre Dixit, a importância do "grupo" que se joga torna-se evidente. Se você acaba jogando com as mesmas pessoas, você acaba conhecendo um pouco delas, e por consequência, acaba também prevendo, mesmo de forma superficial, o que cada um pensa a respeito das coisas.

Digo isso, porque em Dixit, você terá que apresentar ao "Grupo" algumas dicas, sobre qual Carta você escolheu. E saberá quem mais poderá chegar perdo da resposta correta. Isso, pelo menos pra mim, é fantástico! O fato de você conhecer as pessoas, acabará por fazer você, como jogador ativo, procurar algo que seja inédito, diferente, surpreendente, para não ficar óbvio demais esta dica.

Impossível não se lembrar da famosa pergunta do aviador do nosso "Pequeno Príncipe", quando desenhou um Elefante dentro de uma Jibóia fechada, e quando perguntava para os adultos o que era aquilo, todos respondiam: É um chapéu!!!

A simbologia da Jibóia fechada está presente de forma surpreendente em Dixit. Experimentem jogar Dixit com Adultos e Crianças juntos, e perceberão que as Crianças "viajarão" no Jogo. Entrarão nas linhas dos desenhos, nos detalhes, nas cores, na imaginação. Os olhos irão brilhar muito mais nos pequeninos.

Dixit parece lembrar aqueles testes com manchas, onde o médico pergunta: O que você vê aqui ? E você começa a relembrar do tempo em que olhava pras nuvens e dizia que aquela parecia uma casa, aquela parecia uma flor, aquela parecia um cavalo... Bons tempos estes!!! Os desenhos fantasiosos, maravilhosos e absurdos das Cartas, são na verdade nuvens no céu, onde tentamos descobrir algo nelas para dizer ao Grupo o que você acaba de ver alí.




Talvez tenha me enamorado por este Jogo pela simplicidade dos desenhos, pelas cores, pelas fantasias contidas em cada uma das Cartas ou pelas nuvens... Quem sabe também pelo Elefante dentro da Jibóia. "Não se vê nada, não se escuta nada, no entanto, no silêncio, alguma coisa irradia", diria Exupery.

Gosto de jogar Dixit com crianças, tenho lá meus 51 anos, mas creio que a imaginação delas, faria com que abrisse um sorriso, ao ver que estas crianças conseguem enxergar casas, flores, pássaros, em nuvens, e que, apesar do tempo, continuo achando que o desenho do aviador, não é outra coisa senão um chapéu.

E pior ainda, continuo vendo somente nuvens! Apenas... Acho que envelheci !