Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

CARTOGRAPHERS - Quando a Arte se une ao Jogo...



Imagens retiradas da Página do jogo no Site BoardGameGeek !

Esta Postagem vai tratar do "Lúdico" aplicado em sua forma Plena. E deixaremos as análises sobre o Jogo para outra ocasião. 




Existem Jogos bem interessantes, não só pela Mecânica aplicada, mas como ele se desenvolve à mesa, fazendo com que os Jogadores ultrapassem o limite do apenas "jogar". 




Usar a imaginação, seja para montar Modelos sólidos, como também utilizar o pensamento como algo mais abstrato e transformar isso em formas, desenhos, textos ou histórias, faz o jogo transcender àquilo a que realmente se destina.




Um destes Jogos é o Cartographers, cujo jogo em si, se assemelha a outros já lançados, cujo objetivo é preencher uma Grade com espaços representando Rios, Aldeias, Florestas... Buscando conseguir alguns Objetivos propostos para Pontuação. 

https://boardgamegeek.com/boardgame/263918/cartographers




Não vamos aqui falar do Jogo em si, que consideramos muito bom (Em breve faremos uma Postagem somente sobre isso), mas o cuidado com que alguns Jogadores tem ao fazer as Marcações na Grade (Folha de Marcação) e não apenas simbolizar algo, mas ultrapassar este limite e fazer algo caprichoso, colorido e com um Conjunto final de rara beleza encontrada em outros Jogos.




É claro, que para a Arte final, é preciso jogá-lo e, somente depois, passar os resultados obtidos em Folhas coloridas e com suas Artes muitas vezes simples, mas bem elaboradas. Artes muitas vezes infantis, fazendo do Jogo uma Obra de Arte à parte. 




Dando uma olhada nas imagens na Página do Jogo no Site BoardGameGeek, podemos encontrar inúmeras Folhas com belíssimos resultados. Alguns bem simples, outros bem simbólicos e outras muito mais elaborados.




O Jogo aqui é apenas parte daquilo que chamamos de "Lúdico", onde não existe apenas o jogar em si, mas outros aspectos como o cuidado em fazer a representação. Em Cartographers, temos algo acima do "sentar-se à mesa" e jogar, mas o criar, o fazer algo que seja bonito, que seja guardado, que seja contemplado. São poucos os Jogos que dão esta oportunidade aos Jogadores.




Entrem na Página do Jogo no Site BoardGameGeek e dêem uma olhada nas dezenas de imagens de partidas completas e perceberão que Cartographers não é só um Jogo bem interessante quanto à mecânica, mas que dá a oportunidade aos Jogadores, de usarem sua imaginação, sua criatividade.




Talvez não seja um Jogo indicado para Crianças, mas estas, podem participar desta Criação, uma vez que, obtido o resultado final, deixe elas trabalharem na criação. 




Os resultados serão surpreendentes ! 




quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

MOON - Um Quebra-cabeça dos mais interessantes...



Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Jogos de Dedução ou mesmo voltados para serem próximos de Quebra-cabeças, são sempre interessantes. E neste nosso mundinho de Jogos de Tabuleiro, encontramos vários deles no Mercado, sendo alguns mais simples e outros bem mais elaborados.




Hoje vamos falar um pouquinho de um desses Jogos e que passou longe de nossas Editoras (Por enquanto), mas que chamou nossa atenção por ter o "desafio" como estrutura central, oferecendo vários níveis de dificuldade e com Componentes bem simples pelo que é: MOON !

https://boardgamegeek.com/boardgame/276161/moon

Acredito que todos aqui já ouviram falar do "Sistema binário", utilizado na Computação. Os famosos "Zero (0) e Um (1)", ou mais simplificando "Aceso e apagado" ou mais ainda "Ligado ou Não". Tudo que possa fazer o Jogador entender que existem Sequências que resultam em um significado/resultado.




Em MOON teremos que resolver problemas em um Computador, deixando toda uma Sequência de acordo com o que ele pede e para isso, basta virar "Tiles" "Apagados e Acesos", que façam corresponder aos requisitos exigidos pela Máquina.

Vídeo explicativo de uma Partida completa do Jogo (Em Espanhol):

https://boardgamegeek.com/video/446515/moon/moon-partida-en-solitario

Não ! Não precisa ser especialista em nada para entender o Jogo ! O entendimento de "Apagado e Aceso" é suficiente para jogá-lo. Mas... Não é tão simples quanto colocar "Tiles" um ao lado do outro somente, já que todos começam "Apagado" e existem 4 Linhas disponíveis com 4 "Tiles" cada (A-B-C-D) e 4 Colunas com Valores 1-2-4-8.




Aqui começamos a ter uma Noção de como tudo funciona já que é possível ter várias possibilidades numéricas, apenas utilizando estes 4 Tiles: O próprio Valor de cada um deles ou a Soma de 2 ou +. Além disso, é possível ter uma variabilidade bem interessante no Jogo, pois podemos juntar a Variação de cada Linha com a Variação das próprias 4 Linhas, juntando-se assim também as Colunas. 

Parece complicado ? Não é !

Em resumo, a cada Rodada um Tile é revelado e informará uma Sequência de Tiles que o Jogador deverá fazer na Linha "A" (Sempre Linha "A"), como por exemplo: Apagado, Apagado, Aceso, Apagado.




No início da Partida, todos os Tiles estão apagados e o que vai fazer este ou aquele Tile ser virado para o lado Aceso, são outros Tiles e para isso existe o gasto de Energia. O Jogador começa com 3 de Energia para ser usado a cada Rodada e, dependendo da Ação do Tile escolhido, poderá gastar 1, ou 1/2 Energia e cada Tile permite ao Jogador, manipular os Tiles em qualquer Linha disponível como:

- Virar um Tile (Apagado para Aceso ou Aceso para Apagado)

- Movimentar um Tile, deslocando todos os demais, seja para Esquerda ou Direita

- Copiar uma Linha feita

...

MOON exige dos Jogadores uma Manipulação boa para conseguir os Objetivos e geralmente não temos dificuldade em conseguir isso. O problema é que não temos apenas Tiles que permitem Manipular os Tiles, mas outros que são bem problemáticos  e estes são embaralhados junto com os Tiles de Objetivo. Uma vez que saem, o Jogador precisa resolvê-lo e estes servem apenas para atrapalhar os Jogadores. Daí, algo bem interessante, pois podemos jogar MOON desde o nível mais fácil até o mais complexo, Competitivamente, Cooperativamente ou mesmo Solo.




Saber utilizar os Tiles que te darão a Ação que precisa e principalmente saber como escolhê-los na ordem correta, é um passo que te levará à vitória, mas, embora a análise seja até que simples, o Jogo mostra uma dificuldade até que bem considerável, principalmente quando analisamos os Componentes e Regras. 

É um daqueles Jogos que possuem um gradiente de dificuldade bem variável. Algumas Partidas o Jogo será fácil demais... Em outras, pode ter certeza que terá que Manipular muito bem os Tiles de Ação, senão a derrota será certa. E quanto mais Tiles que dificultam o Jogador, entrarem na Partida, mais problemas os Jogadores terão.




Não vamos analisar aqui se MOON é melhor ou não que outros Jogos de Dedução/Lógica, mas pelos Componentes e Regras até que bem simples, o Jogo apresenta algo dos mais interessantes.

Será um Jogo pra todos ? Não !

Para nós aqui na Ecobrinquedoteca, que gostamos de Jogos desconhecidos, mas que podem ser trabalhados, principalmente com Alunos/Idosos, MOON se encaixou perfeitamente naquilo que queremos como um Jogo de Dedução/Lógica, por ser simples, poucos Componentes e que dá ao Jogador uma opção de escolha de dificuldade bem considerável.




Para aqueles que gostam de Jogos desta Categoria, cabe muito bem na coleção, seja para uma Partida Solo ou mesmo Competitiva/Cooperativa.

Gostamos de MOON ! E vale uma pesquisa à respeito !