Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Amen !



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek e da página do autor do Jogo !

Hoje vou falar de um jogo totalmente desconhecido da maioria dos jogadores. Trata-se de Amen, lançado em 2011, cujo autor é Shuji Tsumura:

https://boardgamegeek.com/boardgame/179648/amen

http://ameblo.jp/shu-poyon/

Amen é um jogo abstrato para até 4 jogadores com tempo próximo de 15 minutos.




Quem nos acompanha através dos tópicos colocados aqui no Blog, já sabe que temos uma queda por jogos Abstratos. Amen é um jogo abstrato, embora tenha um Tema colocado no jogo, mas a mecânica mostra que pode ser jogado com Feijões, Milhos e algumas Pedras, sem perder sua essência.

O objetivo dos jogadores, é conseguir pegar a maior quantidade de "Cubos" (Mantenho aqui as regras originais!) possível. Uma característica interessante é que depende da sorte dos Dados, misturado com um tempo de rodada próprio, simbolizado por uma ampulheta de 3 minutos. O jogo é dividido em rodadas que equivalem ao número de jogadores. (Exemplo: 4 jogadores = 4 rodadas de 3 minutos cada).




Reparem que o temporizador aqui, foi colocado de forma a deixar o jogo com características muito próprias, pois não existe fim da rodada, mas fim de tempo. Desta forma, é possível que algum jogador fique sem efetuar o mesmo número de ações que outros jogadores.

Amen mostra-se um jogo bem sólido e o autor fez um trabalho excepcional quanto a Arte, pois chama a atenção pois é lindíssimo.




Para pegar Cubos (Objetivo principal do jogo!), o jogador rola 1 Dado D6 e coloca Cubos de sua cor no Tabuleiro. Existe uma lógica de colocação, que é formar uma "fileira" com os Cubos que serão colocados. Uma vez que encontra Cubo ou Cubos dos adversários, você considera estes Cubos como parte da "fileira" e continua colocando seus Cubos nos espaços livres logo depois. Assim, você cerca Cubos dos adversários, que são retirados do Tabuleiro e colocado na sua Placa de Pontos.

Repare que pela descrição acima, mesmo que você tire valor 1 no Dado, ainda é possível, dependendo do posicionamento de outros Cubos de sua cor espalhados pelo Tabuleiro (Colocados em outra ação anterior!) conseguir pegar muitos Cubos dos adversários.




A sorte neste jogo é minimizada pelo pocionamento de seus Cubos que você deixa espalhados ao longo da partida.

Amen, embora desconhecido de muitos, mostra uma miscelânea de características, pois existe posicionamento dos Cubos (Estratégia), rolagem de Dado (Sorte) e ainda um temporizador que define o final do turno.




Vence a partida, quem no final de todos os turnos, tiver mais Cubos, embora exista uma variação de regras.

Para aqueles que gostam de jogos bem elaborados, taí mais uma dica !

Vídeo explicativo do jogo:







Nenhum comentário: