Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 4 de julho de 2015

Tak.Tak !

Imagens retiradas do Bgg !



Hoje vou falar de um jogo desconhecido de todos: Tak.Tak !

https://boardgamegeek.com/boardgame/180210/taktak

Tak.Tak foi lançado este ano e seu autor é Rich Zeglovitch publicado pela Twizmo! Games.

Quem acompanha o nosso Blog, sabe que gostamos de jogos simples e bem elaborados. Tak.Tak preenche nosso gosto, pois trata-se de um jogo abstrato para 2 jogadores, cujo objetivo é obter o maior número de Pontos possíveis.




Cada jogador possui um conjunto de 12 peças (Brancas e pretas). Em cada conjunto, existem marcações de números e cores da seguinte forma:

- 4 pedras azuis nos valores 10, 20, 30 e 40
- 4 pedras verdes nos valores 10, 20, 30 e 40
- 4 pedras amarelas nos valores 10, 20, 30 e 40

Já o Tabuleiro é formato 6 x 7, sendo as 12 casas mais próximas de cada jogador (2x6)  os espaços onde deverão ser colocadas as peças de forma aleatória. No centro do Tabuleiro existem 18 casas (3x6) que é o "Campo de jogo" propriamente dito.

Tak.Tak lembra um pouco Dama e Xadrez. Dama pelo Tabuleiro em sí e movimentos bem fáceis de realizar: Vertical, Horizontal e Ortogonal. Já o Xadrez está presente de forma simbólica nos valores e cores, embora as peças não tenham movimento nada parecido. O "poder" dado a cada peça é representado pelos valores e cores, já que são eles que determinam onde podem serem colocadas as peças.

À sua vez, cada jogador poderá realizar 1 movimento em qualquer peça, que pode ser Vertical, Horizontal ou Diagonal.

Esta peça poderá ficar em algum espaço vazio ou ser colocada em cima de qualquer outra peça em jogo (Dentro do Campo de jogo) respeitando 2 regras:

- Você pode colocar sua peça em cima de outra peça com mesmo número
- Você pode colocar sua peça em cima de outra peça com mesma cor.

Uma vez que você coloca uma peça sobre a outra, formando assim um conjunto, é este conjunto que deverá ser movido e não somente a peça sobre ela (Como o movimento da "Dama")

No final do jogo, depois que todas as peças forem movimentadas, e todas elas estiverem no Campo adversário, soma-se os valores das peças de cada jogador que se encontra em cima dos conjuntos que foram formados. Aquele que tiver a maior soma é o vencedor.

Para quem quiser conhecer o jogo, aqui existe um vídeo sobre ele:

https://www.youtube.com/watch?t=67&v=vFTrkEROPGQ

Nossa opinião sobre o jogo:

Tak.Tak é muito fácil, com regras que em menos de 1 minuto você explica aos jogadores, porém existe um grau de estratégia bem elevado para o que é e pelos componentes que possui.

Saber escolher bem quando avançar suas peças, para onde avançar, quando colocar sobre outras peças, sejam elas suas ou de seu adversário, quando sair do "Campo de jogo" são decisões difíceis.

Tak.Tak é um jogo mais Tático que Estratégico, já que sua resposta a ação de seu adversário, dependerá muito do que ele fez na sua vez.

Jogo extremamente simples, mas que mostra um grau de "Jogo", propriamente dito, bem alto.

Uma das boas surpresas que conhecemos neste nosso mundinho de jogos !

Quanto ao jogo que utilizamos, fizemos uma Versão caseira para testes somente !


Nenhum comentário: