Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Concept !



Concept é um jogo que foi lançado em 2013, e seus autores são Gaëtan Beaujannot e Alain Rivollet, e foi publicado por Hobby Japan, Repos Production e Lifestyle Ltda...
Embora seja um jogo recente e praticamente desconhecido de todos nós, Concept vem se encaixar naquele grupo de Jogos familiares e divertidos.
O jogo é composto de um Tabuleiro com muitos ícones, que simbolizam coisas, como: Estreito, líquido, amarelo, pesado, alto, quadrado, leve... e por aí vai, com uma infinidade de símbolos...





Formam-se duplas de jogadores e objetivo do jogo é muito simples: Cada dupla de jogadores, à sua vez, escolhe 1 Carta com 3 sugestões (Por exemplo: Mangueira de jardim, Biblioteca, Filme Titanic), e é preciso ir dando dicas aos jogadores, através deste monte de símbolos:
Exemplo de dicas para Mangueira de jardim: Água, comprido, materiais domésticos, utilização em plantas...) Reparem que as dicas deverão ser colocadas à todos os jogadores, e quando algum jogador acertar, ele recebe uma bonificação... Vence o jogo, a dupla que ganhar mais bonificações...
Embora pareça trivial demais, Concept acaba por sair um pouco do padrão de jogos lançados, já que busca mais a diversão do que a pontuação do jogo propriamente dita...
Para  aqueles que gostaram de Dixit, por exemplo, Concept com certeza terá seu espaço e seus momentos de descontração no mesmo nível !!!
Recomendo uma pesquisa sobre o jogo:
http://boardgamegeek.com/boardgame/147151/concept

quinta-feira, 27 de março de 2014

DVOON Versão Caseira !

Caixa do jogo original

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 


Hoje, estivemos na Ecobrinquedoteca localizada no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas SP e jogamos nossa Versão Caseira do Jogo HIVE...
Aproveitamos também, e fizemos uma Versão Caseira do Jogo DVOON... DVOON é um dos jogos do Projeto Gipf... Jogo abstrato, onde o objetivo dos jogadores é fazer com que no final da partida, você tenha a maior "torre" (Torre com mais peças!)...
Jogo de fácil aprendizado... 1 ou 2 partidas, já são mais que suficientes para se ter conhecimento das regras e a importância da colocação das peças no início do jogo sobre o tabuleiro, bem como qual movimentação fazer... Para aqueles que gostam de jogos rápidos, e com estratégia média, taí uma boa dica...
Nossa Versão Caseira, foi feita com embalagens de café utilizadas em Máquina Expresso e uma Lona... Bastou fazer o Tabuleiro com círculos e começar a jogar!!!
Jogo bem recomendado !!!
Com isso, já fizemos Versões Caseiras do YINSH e DVOON... O próximo, será ZERTZ, mas este fica para um próximo tópico !!!

Clique na 1ª imagem e poderá vê-la com maiores detalhes !

Caminho até a Ecobrinquedoteca !

Horta cuidada pelo pessoal da Ecobrinquedoteca !

Alguns trabalhos da Ecobrinquedoteca !

Interior da Ecobrinquedoteca !

Versão Caseira Jogo Hive !

Versão Caseira Jogo DVOON !

Versão Caseira Jogo DVOON !

Versão Caseira Jogo DVOON !



Projeto "Nave Mãe" na Ecobrinquedoteca !

Na tarde desta Quarta-feira, a Ecobrinquedoteca existente no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, localizado em Campinas SP, recebeu Professores e Monitores do "Projeto Nave Mãe".
Conheceram os Jogos e Brinquedos existentes na Ecobrinquedoteca, trocaram idéias e fizeram algumas oficinas rápidas como confecção de "Peões" feito com rolinhos de jornal.
Também foram apresentados vários jogos feitos com material reciclado, como Jogo da Onça, Feche a Caixa, Damas, Pega o Rato, Chicken Cha Cha Cha, Formigas e Tamanduá, entre outros.
Segue imagens deste encontro !!!

Professores e Monitores "Projeto Nave Mãe" !

Jogo de "Damas" !

Jogo "Cabo de Guerra" !

Jogo "Chicken Cha Cha Cha" !

Jogo "Fecha a Caixa" !

Oficina de Peões feitos com rolinhos de jornal !

Jogo "Formigas e Tamanduá" !

"Jogo da Onça" !

Despedida do pessoal !


sábado, 22 de março de 2014

Six Versão Caseira !

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 


Esta Versão Caseira será doada para a Ecobrinquedoteca, localizada no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, localizado em Campinas SP.


Six é um jogo abstrato, onde os jogadores revezam-se colocando hexágonos junto às peças já existentes no jogo... O objetivo é fazer com que sua cor consiga formar uma das 3 figuras, como mostra a imagem abaixo:


Formas que os jogadores deverão fazer (Qualquer uma delas!) para chegar à vitória !

Outra possibilidade do jogador, é, ao invés de colocar hexágonos, mover um já existente no jogo...


Six é um jogo bem simples, sendo até possível fazer com tampinhas de refrigerantes, sendo que desta forma, deverá ser respeitada o posicionamento legal que as peças devem ficar...


Fácil de ser feito, rápido e muito bom para aqueles momentos em que você quer jogar algo rápido e leve !!!


Segue imagens de nossa versão caseira !!!


Corte dos Hexágonos !

Colagem dos hexágonos em Placa de EVA 2mm !

Corte dos hexágonos !

Jogo em andamento !

Jogo em andamento !





sexta-feira, 21 de março de 2014

Hive Versão Caseira !

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !



Sem dúvida nenhuma, Hive é um dos Jogos mais bem elaborados para 2 jogadores, e embora seja simples, consegue abrir um leque de possibilidades gigantesco, devido ao movimento característico de cada inseto.



O jogo é constituído de 22 peças hexagonais com alguns insetos desenhados sobre eles, sendo 11 para um jogador e 11 para outro jogador... Cada inseto possui um movimento característico, e o objetivo do jogador é "cercar" a Abelha Rainha do adversário... Vale lembrar que o "cerco" poderá ser feito tanto com suas peças, quanto com as peças do adversário.



Cada jogador possui um conjunto de 11 peças: 1 Abelha Rainha, 3 Formigas, 2 Aranhas, 3 Gafanhotos e 2 Besouros... Existem várias expansões disponíveis e na Versão Caseira que fizemos, acrescentamos também no conjunto de cada jogador: 1 Mosquito e 1 Joaninha...

Para aqueles que gostam de um bom jogo estratégico, recomendamos fortemente !!!

Segue imagens de nossa Versão Caseira... Clique na 1ª imagem e poderá ver detalhes em tamanho maior:

Desenhando os Insetos nos hexágonos !

Colando os hexágonos na placa de EVA 2mm

Recorte dos hexágonos !

Jogo Hive (Versão Caseira) finalizado !



quinta-feira, 13 de março de 2014

Promoção: Ganhe 1 Dice Tower de Papelão !!!

O Clube do Tabuleiro de Campinas está fazendo uma promoção no Site da Redomanet, referente ao sorteio de 2 Dice Towers feitas de papelão:
http://www.redomanet.com.br/forum/viewtopic.php?f=31&t=3529
Participem !!!


segunda-feira, 10 de março de 2014

Dice Tower de papelão !

Ficamos animados com o resultado de nossa Dice Tower, e resolvemos fazer outra... Seguiu mais ou menos o tamanho da anterior, e esta será presenteada à Ecobrinquedoteca existente no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim - Campinas SP !

Para aqueles que quiserem dar uma olhada na outra Dice Tower de Papelão que fizemos, o Link é este aqui:

http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com.br/2014/03/dice-tower-feito-com-papelao.html





quinta-feira, 6 de março de 2014

Sorteio de nossa Dice Tower de papelão !!!



O Clube do Tabuleiro de Campinas, realizou um sorteio de nossa Dice Tower, feita com papelão.. Todos os seguidores do Blog e todos que curtiram nossa página no Facebook, estavam concorrendo !!! Foi um meio de prestigiar aqueles que nos acompanham !!!
O ganhador foi AIUAN HOMANUSK
Estamos apenas aguardando os dados do Aiuan para envio da Dice Tower !!!
Ao longo do ano, faremos outros sorteios, geralmente de algum trabalho artesanal, e informaremos os vencedores... Nossa idéia não é divulgar quando e o quê será sorteado, como fizemos desta vez !!!
Para participar dos próximos sorteios, siga nosso Blog ou curta nossa página no Facebook:
http://www.clubedotabuleirocampinas.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/clubedotabuleirocampinas

terça-feira, 4 de março de 2014

Jogo "Senet" feito com material alternativo !

SENET

Origem: Antigo Egito.

Jogo: Senet é um dos mais antigos jogos de tabuleiro conhecidos. Senet, cujo nome significa “Jogo de Passagem" era um jogo de tabuleiro egípcio (Dos períodos Pré-dinástico e Antigo) extremamente popular em todas as camadas da sociedade. Muitos historiadores crêem que este seja um antepassado do Gamão. O mais antigo hieróglifo representando um jogo de Senet é datado entre 3100 e 3500 AC, o que faz dele o jogo de tabuleiro mais antigo registado pelo homem. Curiosamente, nunca foram encontradas regras para o Senet, seja em papiros ou pintadas em paredes de túmulos. Acredita-se que pelo jogo ter sido tão popular, foi ensinado exclusivamente de um jogador para outro, porque de qualquer maneira quase todo mundo sabia como jogá-lo. Ainda assim, com base em pinturas do jogo em túmulos, nas referências feitas a ele na escrita egípcia e olhando para os seus descendentes modernos (como o gamão), historiadores criaram o que se acredita ser a mais próxima reconstrução das regras de Senet.

Objetivo: Retirar as suas peças do tabuleiro antes que o adversário, avançando as suas próprias peças e capturando e bloqueando as peças do adversário. 

Classificação: Jogo matemático. 

Material: Tabuleiro em forma de retângulo, 5 peças de uma cor, 5 peças de outra cors e 4 estiletes. Os "estiletes" nada mais são, que "Dados" do jogo, onde sua combinação determina a quantidade de casas que o jogador poderá andar com uma de suas peças.

Reparem que para confeccionar o jogo, utilizamos uma Toalha de algodão para desenhar o Tabuleiro, canetas para pintura em tecido, tampinhas coloridas (5 de cada cor) e 4 retângulos de papelão, onde num lado existe uma simbologia, apenas feita para diferenciar qual é "claro" e qual é "escuro"

Aqui temos um Vídeo de como jogar Senet: (Este jogo do vídeo é o da Mitra)



Esperamos que gostem !!!








"Dice Tower" feito com papelão !!!

Pessoal

Nada como reaproveitar materiais, não é ? Então, porque não fazermos uma "Dice Tower" com aquelas Caixas de Papelão, que geralmente jogamos fora ? Aqui está nosso modelo...
Esperamos que gostem !!!

Para aqueles que não sabem o aque é uma "Dice Tower", ela é utilizada para girar os Dados, ao invés de "chacoalharmos" com a mão e jogarmos à mesa... Basta jogá-los dentro da "Dice Tower", e esta se encarregará de girar os Dados !!!

Reparem que fizemos também uma Caixa, onde os Dados caem, e que serve para acondicionar a "Dice Tower"...