Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Estreamos Ticket to Ride Europa!




Dia 1º de janeiro... Enquanto todos comemoravam a chegada de 2009, Lenir e Wagner resolveram estrear Ticket to Ride Europa... Conhecíamos o jogo porque tínhamos jogado uma versão caseira do Ticket to Ride Suiça e não foi tão difícil se adaptar às regras novas: As estações!


Sobre o jogo:


Para quem gosta de jogo familiar, onde você não quer "torrar o cérebro", este jogo mostra-se como um dos mais bem encaixados neste contexto... O jogo é relativamente simples: Você tem 3 opções na sua vez... A primeira delas é escolher 2 cartas de vagões coloridas, seja do monte 'fechado" ou uma ou duas cartas das 5 abertas na mesa... A segunda opção é adquirir uma rota, bastando para isso descartar quantas cartas forem necessárias com as cores respectivas à rota... A terceira é você pegar 3 cartas de objetivos e escolher se vai ficar com 1, 2, ou as 3 cartas... Se conseguir completar o objetivo, o valor impresso na carta é adicionado aos demais pontos que conseguiu no jogo... Se não conseguir, o valor é descontado!... Existem algumas regras de túneis, rotas com obrigação de usar cartas de locomotiva (s) e uso de estações (Cada jogador possui 3!) onde você pode utilizar uma rota de outro jogador...


Diferentemente do jogo original, as cartas de objetivo mais longas são separadas das demais, fazendo com que cada jogador obrigatóriamente tenha uma rota longa, além das outras que são distribuidas e escolhidas como no jogo original... Esta mudança é interessante porque não corre-se o risco de um jogador pegar somente rotas longas e outro jogador pegar rotas curtas... Aliás, as rotas longas simplesmente atravessam o tabuleiro... Como jogamos em 2, o cumprimento de determinada rota longa até que não se torna tão difícil, mas percebemos que se for jogado em 3 ou 4 jogadores, aí "a coisa pega" pois muitas rotas serão adquiridas pelo caminho pelos demais jogadores...


Jogamos 2 vezes... Uma dia 1º e outra dia 2 e venci as 2... Isso mesmo!!! Acreditem!!! Embora seja por pouquérrimos pontos... O jogo mostrou a que veio... sendo um jogo rápido, gostoso e que vale à pena tê-lo em qualquer coleção... Voltará à mesa sempre!


Abraços!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Estreamos Tigris & Euphrates!!!




Estreamos nossa versão caseira de Tigris & Euphrates, embora os líderes das fotos ainda não sejam os definitivos... Já tínhamos informações que o jogo não era assim tão fácil... facilidade esta que não se refere as regras, que mostraram boa assimilação, mas o caminho para a vitória tem que ser muito bem elaborado, senão sua estratégia acaba se desmoronando de uma hora para a outra... As ações são simples... Coloca-se peças de civilização (Quadradas nas cores preta, verde, vermelha e azul), coloca-se, retira-se ou movimenta-se os líderes, troca-se as peçcas de cilização que estão na sua mão... E não basta mais que isso... Para quem não conhece o jogo, estas ações parecem fazer do jogo um ato de colocação de tiles e movimentação de líderes somente, mas agora vem os problemas... Durante a partida você vai criando vários reinos com líder (Ou líderes de cor diferente!) em cada um... porém quando 2 líderes de uma mesma cor ficam no mesmo reino, então acontece o Conflito Interno... Como consequência o líder perdedor sai do tabuleiro (Mas não do jogo... ele volta!)... Outra situação refere-se ao Conflito Externo, quando, da colocação de uma peça de civilização existe a união de 2 reinos antes separados... Caso na formação deste novo reino existam 2 líderes da mesma cor ocorre o conflito que, ao líder perdedor sai do tabuleiro (Mas não do jogo... ele volta!) e todas as peças de civilização da cor correspondente... Em sí o jogo é isso... Existe um sistema de pontuação do início ao fim, bem como construções de monumentos e aquisição de tesouros (Usados como coringas na pontuação final!) que são explicados detalhadamente nas regras... Como conclusão de nossa primeira partida, podemos dizer que o jogo pareceu-nos caótico, principalmente por ser a primeira vez, com ações sendo feitas o tempo inteiro... Aliás, é um jogo bem dinâmico, tendo que se pensar no que fazer a cada jogada... Lenir comparou-o ao xadrez, não pela forma de jogá-lo, mas de como raciocinar para tirar proveito futuro... Já o Wagner teve problemas para equilibrar sua dinastia... Ora estava com pontuação alta numa determinada esfera (Cor!) e tinha que dar preferência para as demais e vice-versa... Como resultado tivemos a vitória da Lenir!!! (Mais uma derrota seu Wagner!!!)... Como análise final, trata-se de um jogo excelente, porém com ressalvas para ser jogado como Jogo e não como Diversão, pois é necessário raciocinar muito... Jogamos em 2, e acreditamos que com 3 ou 4 jogadores, o jogo se torne mais caótico e mais complicado ainda... Com certeza voltará a mesa em breve e para aqueles que gostam de jogos bem elaborados, este deve fazer parte da coleção... mas, repito... Não é um jogo para se divertir... é bem mais profundo e estratégico!

Excelente 2009 a todos!!!